Com um grupo de 35 pessoas, Shadow of the Colossus começou a ser desenvolvido em 2002 com o nome do projeto inicial de "Nico", sendo uma sequencia de Ico. A tech demo do projeto foi mostrado na DICE Summit em 2003 com um grupo de garotos de chifres, montados em cavalos atacando de monstros gigantes.
No entanto, Fumito Ueda comentou que era simples reusar o design do protagonista de Ico, mas nunca mostrou interesse em fazer um jogo como sequencia de Ico.



Durante a produção, a equipe mudou a física do game focando em algo muito mais realístico, como por exemplo, permitir ao jogador caminhar sobre o colosso dependendo da inclinação de suas costas ou outras superfícies, que Wander se movesse e balançasse de acordo com o movimento da criatura, ou que a égua Agro tivesse movimentos próprios. “Uma égua de verdade… nem sempre te obedece” pronunciou Fumito Ueda.
Ueda também se preocupou com o ambiente, iluminação e saturação das cores do jogo para propor a sensação de “zona proibida” da região, combinado com as trilhas sonoras para propor a solidão do personagem.
Fumito Ueda tinha em mente 48 colossos diferentes, e para o projeto inicial (NICO) seria um total de 32, no projeto final foram criados 24 para Shadow of the Colossus, mas foram lançados apenas 16.
Muitos colossos foram removidos/substituidos durante o desenvolvimento mas, pelo menos, as imagens e informações deles foram reveladas no Artbook oficial.

Phoenix - Chamado também de Adar Flam, seu corpo se envolveria em chamas e para subir nele seria necessário afundá-lo em um lago. Foi excluído devido a alta dificuldade para o jogador e seria preciso uma arena maior comparado as outras por causa de seus ataques.

Devil - Conhecido também por Pholux, se assemelha a uma gárgula e seria um colosso pequeno, depois de enfurecê-lo teria que usar a grama para se esconder e então subir nele pelas costas

Griffin - Batizado pelos fãs de Kyos, o jogador poderia enfrentá-lo usando a Agro e sua fraqueza seria o medo do fogo. Apesar do nome, ele não poderia voar e o rumor de seu defeito foi que ficou muito repetitivo e frustrante por ser difícil de se manter em cima dele.

Monkey - ficaria pendurado no teto de uma caverna e Wander poderia atacá-lo quando ele caísse, o jogador usaria flechas para o colosso cair.

Roc - ou Avus, mais conhecido como “Black Bird”, é o colosso mais famoso entre os excluídos por aparecer em um dos trailers do jogo final (e outros jogadores falarem já terem visto esse colosso em algum lugar do jogo...). Derrubaria ele usando o arco e ajuda da Agro.
Foi removido por parecer muito com dois outros colossos, o Phalanx (a serpente da areia) e Avion (o quinto colosso que se parece com uma águia) e também porque o colosso tinha dificuldades na detecção de colisões, esse erro pode ser visto no vídeo acima.

Sirius - Seria um colosso relativamente pequeno e muito agressivo. Com a aparência de um javali, teria uma arena aberta sem muitos obstáculos, assim o jogador teria de prendê-lo em monumentos de pedra que estariam próximos.
Shadow of the Colossus
Platform:
Playstation 2
17309
Players
227
Check-ins
Meu sentimento com ele foi: achei enjoadinho no começo e com o tempo viciei. Mas sou suspeito, amo AC.
...