2022-05-18 01:16:26 -0300 2022-05-18 01:16:26 -0300

A verdadeira inclusão nos games!

Na moral, muito se fala em inclusão em jogos de vídeo game, mas raramente é da forma como esse assunto deveria ser abordado, de que jeito? A inclusão de pessoas portadoras de deficiência, aliás já pararam para pensar que pouco é feito na indústria para incluir essas pessoas? Estou falando de pessoa com mobilidade reduzida por exemplo, com ausência de membros, visão reduzida/cegos, sem audição, entre outros. A última vez que vi alguma iniciativa para incluir essas pessoas foi em 2018, com a Microsoft que projetou um controle para pessoa com deficiência, nesse caso pessoas com deficiência motora.

Após isso nunca mais ouvi falar de algo parecido, seja por iniciativa de outras produtoras de periféricos ou mesmo jogos. Realmente não sei por que isso não é tão enfatizado na mídia. Particularmente eu acredito que o mercado de jogos no geral é inclusivo para pessoas de todos os gostos e tipos, tem jogos para todos os gostos e estilos, mas os portadores de deficiência não tem essa opção, claro dependendo da sua condição, e elas tem o direito de poder se divertir com essa mídia que tanto amamos. Enfim, essa é a minha visão sobre o assunto, que ainda é bem pouco abordado, afinal, acredito que a maioria aqui não tenha tais problemas, então é normal não ter empatia por algo que não é de sua realidade, mas para quem convive com isso faz toda diferença. Enfim, o que vocês acham disso?

10
  • Micro picture
    kipocalia · 9 months ago · 3 pontos

    Não manjo muito disso, mas é uma observação, muitos dungeon crawlers podem ser jogados com uma mão só - eu não faço isso, mas tem quem faz. Mas é um gênero de certa forma em decadência, o ultimo realmente relevante foi Legend of Grimmrock (falo dos estilo Dungeon Master e não Wizardry).

    1 reply
  • Micro picture
    santz · 9 months ago · 1 ponto

    Isso também é um tipo de inclusão.

  • Micro picture
    tecnologgamer · 9 months ago · 1 ponto

    Rapaz eu sou indiferente com esse tipo de coisa pq os próprios deficientes já conseguem jogar mt bem sem esse tipo de equipamento. No Tekken tem um cego campeão, no Street Fighter tem um cara que joga com a boca e uma Chun-li americana de alto de nível e no CS ou LoL tem um cara que joga com as pernas.

    2 replies
  • Micro picture
    saulovyny · 9 months ago · 1 ponto

    Maravilhoso cara, esse controle mira os deficientes físico motora, entretanto o conceito de deficiência é bem amplo, e qualquer tipo de limitação física ou mental é considerado uma deficiência.
    O problema é criar mecanismos que atendam as necessidades de todo esse espectro de deficiências, teria que ser um nível de personalização quase ilimitado, mas já é um grande começo.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...