2021-05-14 07:51:51 -0300 2021-05-14 07:51:51 -0300
luchta Marcio Garcia Seufitele Pinto

O que eu achei da 4º temporada de Castlevania da Netflix!

Acabei de ver a quarta e última temporada da animação da Netflix baseada em Castlevania, e vou falar minha opinião, primeiramente sem spoilers, depois coloco uma TAG de spoilers para falar do resto!

Antes de tudo, uma coisa que queria falar a tempos, e vou aproveitar essa oportunidade para falar, é sobre adaptações. Os americanos adaptando um produto japonês, é complicado, eles tem um jeito de criar histórias e design de personagens bem diferente dos orientais, e quase nunca eles entendem como certos personagens foram concebidos.

O nosso querido Trevor apesar de um personagem interessante é um belo clichês do anti herói de histórias americanas. Mas principalmente o Isaac é um personagem totalmente diferente do Curse of Darkness, tendo apenas nome e função parecida com o original. Já que dificilmente um ocidental replicaria perfeitamente a personalidade excêntrica do Isaac original, e se tentassem iria parecer um gay extremamente estereotipado.

Mas enfim, é uma produção ocidental, que adapta e do jeito deles a franquia, e não tenta seguir o enredo original dos jogos, eu já me conformei com isso. E se por um lado trás personagens novos, por outro aprofunda os consagrados, e na moral se tem algo legal aqui é eles trazerem novos vampiros, e se uma coisa que os jogos pecam é trazer vampiros diferentes para a trama, poucos são mostrados nos jogos e menos ainda tem alguma importância (e o jogo tem foco nos vampiros).

Mas o que eu achei especificamente dessa quarta temporada da animação? Ela foi ótima, a melhor entre elas sem dúvidas! Muita ação sem enrolação, animação excelente, assim como direção de arte (cenários lindos como sempre foi), muito fan service, e claro, sem piadas ou cenas de sexo, muita enrolação ou Warren Ellis dando uma de moleque ateu de treze anos, usando sua obra para dar hate no cristianismo.

[SPOILERS] Agora vou dar detalhes do enredo, só leia se já viu a animação!

Primeiramente falarei do fan service, como deu para ver no trailer e imagens promocionais o Alucard agora usa seu escudo do SotN, e ele usa muito. Também tivemos vários inimigos clássicos (não consegui identificar todos, mas creio que teve monstros originais também), como nosso "monstro fimose" do Dawn of Sorrow, o Gergoth, bem fiel aos jogos. Assim como os Fleamans (que parecem goblins) e muitos outros. E como da para ver o Abel, Innocent Devil do Isaac, também da as caras com design e luta fodas.

Não posso deixar de comentar a referencia a Berserk Armor, do Berserk, que na real era outra armadura, mas com design bem parecido, já que pelo que fiquei sabendo os produtores dessa animação querem animar Berserk, então fizeram esse ester egg, colocando a personagem Striga para lutar com ela. A posição da imagem acima é idêntica a do mangá!

Outra coisa que eu curto demais nessa animação são os inimigos, tem alguns que você sabe que vão aparecer para morrer alguns minutos depois, mas mesmo assim eles tem golpes únicos, nada de poderzinho ou magia genérica, muitos deles tem referências a outros personagens que vimos em animes, bem legal. Como a inimiga que ai em cima que usa fios para matar os oponentes, ou um velho vampiro bárbaro que atira machados que voltam para ele e se teleporta, parece um pouco o Kratos do novo GOW. Isso aliado a ótima animação dos combates, deixa tudo mais legal.

Os novos personagens apresentados também são interessantes, os principais são a Greta (imagem acima) do vilarejo de Danesti, e crush do Alucard, e sim, ela faz referencia ao ainda ausente Grant DanastyZamfir que é uma doida ai, que morre, e nimguém explicou (ou eu não prestei atenção) pra que serviu o adereço que um demônio colocou nela. Varney que parecia mais um Godbrand 2.0, mas não era, e seu parceiro Ratko. Os personagens antigos tem todos um desfecho aqui, a maioria satisfatório.

E para resumir o plot, o foco aqui é um povo do mal tentando ressuscitar o Drácula. Hector, Isaac e Carmilla tem seu núcleo ainda separado, e nunca se encontram com os protagonistas (no enredo dos jogos eles só se encontram nos eventos de CoD, mas como aqui as coisas são diferentes não sei por que fazer isso). É Isaac que mata Carmilla em uma luta épica, não pensei que seria assim. E o Alucard que pensei que seguiria os passos do pai, de acordo com o final da temporada anterior, ele resolve ajudar de boas o pessoal da Greta/Saint Germain. Mal sabiam que o S. Germain estava ajudando o Varney e outros a ressuscitar o DráculaVarney que parecia um vampiro genérico, mas que se revela sendo a própria Morte, o que me espantou muito, mas ele dava pequenos sinais que eram quase impossíveis de prever.

No final Trevor quase morre, mas vence a Morte (lol). Sypha fica grávida, e Alucard junto com eles e Greta formam uma vila. Mas o inesperado é que tanto o Drácula quanto a Lisa revivem no fim, e nem eles mesmos sabem como (inclusive fazem piadas com teorias, referenciando os fãs que vão fazer). Pelo que vi eles pretendem continuar esse universo com outros personagens, vamos ver como vai ser. No geral eu curti a temporada, foi um fechamento legal, e apesar de tosqueiras (como a Sypa ser overpower, usar a magia de gelo como o Lanterna Verde usa o anel, moldando tudo, e usando o fogo para gerar propulsão parecendo o Homem de Ferro, fora o Hector que é um bosta, diferente dos jogos) ele cumpriu bem o papel de adaptação e apagou o gosto amargo que a terceira deixou. No geral é uma animação legal, apesar das ENORMES ressalvas vindas de um fã que encheriam um post inteiro. Quem partir das animações para os jogos, vai ficar todo perdido...

Castlevania III: Dracula's Curse

Platform: NES
959 Players
63 Check-ins

12
  • Micro picture
    seufi · 3 months ago · 2 pontos

    Pelo que entendi, o prego que o demônio colocou na mulher era só pra detectar a entrad mesmo...

    1 reply
  • Micro picture
    ersatzgott · 3 months ago · 2 pontos

    Faz sentido eu tentar ver o resto, sendo que detestei a primeira temporada?

    7 replies
  • Micro picture
    santz · 3 months ago · 2 pontos

    Eu já perdi as esperanças nessa série.

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...