Fim, compras e começo
E eis que termino a platina do Yakuza 3. Umas 150 horas pelo menos, apesar de apenas constar as 135 nos stats do internos do jogo. mas dei tanto load nos minigames que é daí pra lá.
Aproveitei a promoção do início de fevereiro e comprei alguns indies que achei interessantes. Reverie Knights Tactics foi o primeiro. Tenho uma queda pelos táticos, além do interessante fato de ele ser ambientado no mundo de RPG de Tormenta.
Peguei também Monster Slayers e Dungeon top. O 1º de cartas e o segundo um Dungeon Crawler aparentemente simples.
E por fim o jogo que estou atualmente, Deep Sky Derelicts. Apesar da marcação, to jogando no PS4 (inclusive, quem puder confirmar, cadastrei a versão de PS4).
O jogo é uma mistura muito competente de RPG de turno, card game e Dungeon Crawler, com elementos de sobrevivência. A ambientação em ficção científica lembra muito aqueles filmes antigos de Alien, e se passa em várias estações, em que exploramos em busca de dados para chegar à nave mãe.
O personagem
No jogo, controlamos 3 personagens, e podemos escolher para cada um uma vantagem inicial, nome, figura, etc e uma classe. No nível 3, é possível escolher uma subclasse.
Ao todo, Há 5 atributos: Medical, Mental, Scavenger, Weaponry e Tech.
Medical buffa as cartas medicas e extende duração de buff; mental aumenta valores recebidos de quests, venda de itens, etc. Scavenger melhora as chances de você reciclar uma carta (pegar de volta ao fim do turno que você a usa)e as chances de loot no fim da luta; Weaponry: dano; e tech melhora e renova escudos.
O personagem pode equipar, conforme a direita da imagem anterior, uma arma, um escudo e uma ferramenta de sua classe. Algumas classes possuem uma arma secundária e outras podem equipar uma ferramenta adicional. Também têm ferramentas duplas, de dois atributos. Cada equipamento pode equipar dois mods, que melhora aquela ferramenta/arma/escudo, atributos e pode adicionar ou não cartas. A parte de equipar é uma das mais demoradas (e eu acho divertidas). Afinar o baralho de ações, deixar menor, mais variado, etc.
A cidade
Entre missões, você estará na cidade. No alto, à esquerda, pode-se comprar melhorias e craftar armas; Lair é o bar, onde se pode obter missões que rendem dimdim e contratar outros personagens. Como você só pode ter 3, se quiser contratar alguém tem que dispensar um dos seus. Pawn Shop é onde se poder vender seus itens (loot), recarregar sua energia e comprar armas e ferramentas, como geradores, células de energia e kits de desbloqueio de área, entre outros. Station Hall é onde você entrega a missão principal e avança na história. E o hospital é onde você pode curar e reviver seus personagens, resetar pontos de habilidades e equipar melhorias contínuas pros personagens.
O combate
Em resumo, você usa cartas, causa o dano listado no círculo vermelho (como o 9, na segunda carta). O dano varia: o inimigo pode ter resistência a dano, armadura (1 de dano a menos pra cada ponto) e ele pode ser crítico. O combate tem uma quantidade enorme de status: medo, drenar escudos (dano extra contra escudos), tontura (stun), praga, radiação, energizar, queimadura (dano por turno), ácido (tira um de armadura p/ ponto), sangramento, congelamento (tira um de iniciativa por ponto), roubar escudos, pacificar (não pode usar cartas de ataque), paralisia (stagger - não pode comprar cartas), desabilitar (impede uso de um tipo de carta na mão). Na lampadinha à esquerda das cartas tem uma opção de consumir 15 de energia e escolher uma entre 3 cartas de "cenários" com efeitos variados. No meio, você pode acionar um boost pra comprar 3 cartas ao custo de energia, que é aquele valor no meio, no quadrado azul. falando nela...
Os personagens perdem seu escudo antes dos pontos de vida. Escudos se regeneram todo fim de luta. Pontos de vida somente no hospital podem ser regenerados, mas o médico por dar, pontos de vida temporários em caso de desespero. Há ataques que "perfuram" o escudo e causam uma parte do dano direto nos pontos de vida.
Energia
Energia está em tudo no jogo.O quadrado azul com o número grande, durante as missões representa a energia restante. A energia é, de acordo com a história, o que mantém o suporte vital dos personagens, por isso cada turno, ao se mover, ou atacar, um pouco de energia é gasto. Se acabar, os personagens começam a sofrer dano no hp até morrer.
Esta é a tela de missão. Você pode gastar energia pra escanear a área, permitindo enxergar o que te espera. Aquele triângulo invertido representa um ponto de interesse. Se vermelho, é um inimigo. pode ser um npc, um vendedor, etc. O círculo com outro dentro representa a posição dos personagens, e seu hp e escudo ficam listados abaixo, à direita. Aquelas energias representam área energizada. Nelas, jogadores costuma fazer uma ação a mais por turno, pode-se usar um item pra sair da missão, aquele quadradinho com uma linha vertical embaixo, que é o ponto de desembarque. Fases maiores podem ter mais locais de desembarque, pra ajudar na locomoção.
Em resumo, o jogo é simples. Você vai pra missões, ganha experiência, recolhe saques, venda os itens que não servem, compra equipamentos e vai pra missões mais difíceis pra pegar equipamentos melhores, etc.
O jogo tem um modo hardcore, em que personagens perdidos não voltam e se todos morrerem seu save é deletado. E a platina dele tem um troféus de completar todas as missões que está bugado. Vou ver se consigo, porque gostei demais desse negócio.
Deep Sky Derelicts: Definitive Edition
Platform:
Playstation 4
1
Players
Maluco é brabo, bicho. Vi que essa aí é punk.