Check-in longo
Comprei estes dias por 20 reais em uma promoção, pra jogar eventualmente. Fotos serão da internet, porque não tirei nenhuma durante o jogo :)
Mount and Blade: Warband é um jogo curioso, interessante, diferente.
Comecei com uma mulher, que de acordo com a lore do jogo, baseada na era medieval, eram tratadas como lixo (ou pior), e o jogo te passa isso: NPCs não te dão informação direito, tem a impressão que os itens são levemente mais caros, etc.
Você começa o jogo respondendo a um questionário, que é seu background e define seus atributos, perícias e proficiências. Meia dúzia de perguntas te colocam na tela de criação de personagens, permitem você definir um nome (eu escolhi Valaria) e alocar alguns poucos pontos.
Coloquei praticamente tudo em agilidade e arqueiria, e saí com um pouco de skill em montaria, comércio e persuasão.
Eu comecei numa cidade ganhando uma missão de procurar uns banditos, e pra isso tinha que recrutar mais 5 pessoas pro bando. Ganhei 300 denários. Com meu pensamento padrão de RPG, eu pensei: foda-se! Vou é comprar um arco melhorzinho.
Assim eu fiz, mas fiquei sem dinheiro pra recrutar pessoas, que queriam um rio de dinheiro na taverna. Resolvi sair pro mapa pra arruma dinheiro e tentar achar pessoas.
O mapa é bem grande, e dividido em áreas de cores diferentes representando os donos dos reinos. Enquanto cavalga pelo mapa, passam camponeses em caravanas levando produtos pra outras cidades, bandidos, regentes passando com seus exércitos pra atacar outros reinos, invasores saqueando cidades, etc. Nos cavalinhos que passam é possível ver a quantidade de inimigos em cada grupo de guerra, bem como quais tropas ele possui de cada tipo, entre cavalaria, infantaria, arqueiros, lanceiros, etc. Topei com um grupo de bandidos com 12 membros, e pensei: 12x1 deve ser razoável. Quando o confronto começa, o cenário muda prum combate de exércitos: você pode definir grupo, formações, comandar este grupo ou aquele. Como eu estava sozinho com meu arco, no meu cavalo, comecei a luta. Matei um bandido (e quem jogou sabe o quanto é difícil acertar uma flechada num inimigo montado num cavalo em movimento enquanto você também está num cavalo em movimento) e feri bastante o cavalo de outro, e acabei capturado.
Sem dinheiro, sem flechas, e em outro ponto do mapa, pensei: fudeu! Vou procurar uma missão de entrega simples. Entrei no castelo mais próximo, e um dos nobres pediu pra eu entregar uma carta a um rei. O legal é que, na melhor linha Morrowind, você tem tempo pra entregar a quest... e mais: o rei fica atacando outros reinos, então toda vez que eu chegava em uma que eu tinha descoberto que ele estaria, ele já estava em outra. Numa dessas, acabei capturado de novo, permite o resto da migalha de dinheiro que ainda tinha.
Sem conseguir achar o FDP do rei, sem dinheiro pra recrutar mais gente, no level 1, a esta altura equipado com uma espada vagabunda e um escudo fudido, e sem um puto denário no bolso, vagando de cidade pra outras atrás de algo que eu conseguisse fazer, acabei numa cidade com uma arena.
Fui trocar uma ideia com o responsável pela arena e soube das regras: Tu vai entrar numa arena, com uma arma vagabunda aleatória (2H sword, espada e escudo, bastão ou arco e flecha). Pra cada inimigo que tu derrotar, ganha 5 denários. Se for o último a ficar de pé na arena, leva o grande prêmio de 250 denários.
Pensei: bem, a maioria dos meus pontos estava em arco. Provavelmente ia me ferrar, mas bem, se eu matasse 2 ou 3 tava bom. Se eu desse sorte de sair com o arco, melhor.
Resumo: lutas umas 20 vezes, e consegui ficar entre os últimos 4 de pé, e me saí melhor com espada e escudo. À medida que os inimigos iam sendo derrotados, eu trocava meu escudo que ficava ruim por outro. Peguei o arco uma vez, mas disparar com ele é horrível. E acabei pegando muita proficiência com as armas da arena e nível 4, e comecei a investir um pouco em força, afinal agilidade ajudava pouco.
Com o dinheiro que fiz, comprei uns equipamentos chumbregas: um arco meia bomba (tinha perdido meu arco bom), uma espada meio cega e um escudo que aguentava 3 ataques. Acabei achando um maluco que queria que eu matasse um bandido. Achei o cara e fui confrontá-lo, procurando uma solução pacífica, como levá-lo até o cara da quest pra eles se resolverem. Mas o cara disse que só ia morto. Valaria respondeu: Tudo bem, só preciso da sua cabeça mesmo. Consegui vencer o bandido, ganhei uma espada de prata dele, que nem era lá estas coisas e entreguei a quest. 300 denários pro pai (pra mãe, no caso).
Vagando pelas cidades menores, recrutei uns voluntários numas bibocas, ao custo de 10 denários cada um. Juntei uns 10 malucos e lembrei do cara da quest lá do começo. Voltei lá.
Essa é quase Valaria. É o mesmo rosto, só que negro e com um rabo de cavalo.
Fui atrás dos bandidos procurar informação sobre o irmão do dono da taverna, que tinha sido capturado. O líder deles me disse: trouxe prata? Eu respondi: trouxe aço!
Aqui a luta foi tranquila. Apeei do cavalo, e enquanto os camponeses iam atraindo os inimigos eu treinava meu arco e flecha. Achei o maluco e terminei a missão... mas opa! Depois do confronto é hora de loot!!! Ganhei umas armas e armaduras! Fui entregar a quest, ganhei um troco. O cara me ofereceu outra missão: de atacar um nobre. Fiquei meio cabreiro... Falei com uma mulher na taverna e ela disse que entendia de literatura, cozinhar e cantava e tocava. Pensei: ótimo!!! Só habilidade importante. Recrutei ela de graça e equipei uma faca melhor. Perguntei a ela se ela conhecia alguém influente, e ela disse que tinha uma irmã que trabalhava prum nobre. Mandei ela ir lá ver se ele tinha algum trabalho, e ela saiu do grupo por 5 dias.
Parei aí!
De interessante: o mundo vivo. Tu passa numa cidade, compra, conversa com as pessoas. Depois tu volta e da cidade só restam cinzas. Rola umas intrigas entre os nobres que não entendo bem. ´De vez em quando tu acha algum filho bastardo do rei querendo reivindicar o trono. tentei me oferecer pra ajudar um, mas ele disse: no que uma mulher poderia me ajudar?
De ruim: o esquema de parry e de trocar armas. Apesar de tudo, o combate funciona bem, e se mais do que 1 te atacar tu vai sofrer. Mas parry é um inferno. Defender com o escudo é tranquilo: só posicioná-lo entre você e o ataque, mas defender com arma é difícil. Pra parry com alguma arma, você tem que apertar o L2 e colocar o R3 na direção que o ataque vai vir. Muito difícil. Tu pode usar estocadas, corte de cima pra baixo e cortes laterais, mas é a mesma coisa: aperta R2 e colocar o R3 na direção que você quer. Muito complicado. Acertar os inimigos no cavalo também é um horror.
Mount & Blade: Warband
Platform:
Playstation 4
7
Players
2
Check-ins
Nossa, checkin mt bom. Warband deve ser mt foda