2021-04-01 18:37:02 -0300 2021-04-01 18:37:02 -0300

Jogo finalizado #279 – Resident Evil 2 (PS1)

#6º em 2021

Dando continuidade para minha maratona gamer do ano, finalmente pus minhas mãos na versão original do segundo game de Resident Evil! Expande o original, melhora e traz ainda mais elementos de terror para a franquia. Segue à risca o esquema de jogabilidade do primeiro (eu sinto que a mobilidade está menos truncada que antes), adiciona maior variedade de arma, porém também traz uma quantidade consideravelmente maior de munição e itens de cura disponível. Interessante também que em diversos pontos das tramas inseriram momentos de jump scare que me fez pular pra cima por alguns segundos!

Joguei duas campanhas, Leon A / Claire B, mesmo sabendo que hoje em dia consideram a campanha Claire A / Leon B a canônica. Depois vi vídeos na internet mostrando as diferenças na trama. Gostei da forma com que trabalharam as campanhas duplas nesse jogo, realmente se esforçaram um pouco para diferenciar os acontecimentos dos dois protagonistas, apesar de que restam inconsistências se pensarmos nos puzzles que se repetem para ambos (por exemplo, se Claire já tinha juntado as duas jóias vermelhas e colocado na estátua na sala de artes, como que as mesmas jóias voltam ao local original para Leon fazer a mesmíssima coisa depois? – e isso se repete com TODOS os puzzles do game). Mas tudo bem, entendo que isso acontece para manter o jogo em si o mesmo no que tange aos desafios e level desing.

Falando nisso, o jogo repete a estrutura do primeiro, primeiramente com um grande cenário interconectado cheio de portas trancadas e puzzles a serem resolvidos (a delegacia de Raccoon City) e depois com outros cenários mais lineares (aqui temos o subsolo da delegacia, os esgotos, a fábrica abandonada e os laboratórios da Umbrella). E falar que eu gosto desse estilo de RE: mapas interconectados, leva e trás de itens, portas que se abrem com determinadas condições, puzzles, passagens secretas e afins.

Muitos inimigos do original retornam: Zumbis, Aranhas Gigantes, Cães Zumbis, corvos, etc. A maior adição são os Lickers, esses linguarudos esfolados (taca-lhe ácida neles!). Na primeira jornada enfrentamos alguns chefes como o jacaré gigante (esse tomou a vacina contra Covid) e diversos encontros contra o cientista louco Willian Birkin que cada vez vira um monstrengo por ter se infectado com o G-Vírus. Já na segunda jornada também temos que fugir do Tyrant da vez: Mr. X! Responsável por diversos jump scares, aqui a gente pode dar uns bons tiros para desorientá-lo ou simplesmente dar um olé nele e sair vazado. Beeeem mais suave do que no Remake kkkk Ao final, também lutamos contra sua real forma grotesca após cair num tanque de fundição. Aff na parte final também temos que derrotar uma pobre mariposa gigante (facin facin).

Gostei bastante dos personagens, antes eu achava a Claire Redfield meio bobinha pela aparência, mas no fim me surpreendi com sua força e ímpeto para achar seu irmão, Cris. Leon também é interessante de acompanhar, ô sortudo, escapou de morrer por ter farreado na noite anterior... Legal que ao fim do jogo ele está determinado a ir atrás da Umbrella e desmantelá-los. Gostei de ver a ambiguidade de Ada, e seu relacionamento com Leon. Interessante também ela sobrevivendo, de alguma forma, e escapando de helicóptero da delegacia com uma amostra do G-Vírus. Também gostei da inclusão da personagem protegida de Claire, a Cherry Birkin. Na minha jogatina ela não se infecta, mas to ligado que no canon o pai dela insere nela o G-Vírus e depois Claire consegue uma vacina para ela.

Jogo muito bem feito, qualidade altíssima. A história continua boa e ganha mais estofo aqui. Me coloco na posição de mais um gamer atestando que o segundo game de RE é, de fato, um clássico dos videogames! Terminei a primeira run com 6h30m e a segunda com 4h. Quem sabe no futuro jogo de novo, mas agora na forma que dizem ser canon?! Kkk

5/5 estrelas 

Resident Evil 2

Platform: Playstation
11598 Players
132 Check-ins

7
  • Micro picture
    santz · 4 months ago · 2 pontos

    Esse eu ainda tenho que jogar. Na época, eu só acompanhei meu irmão jogando até o final.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...