Com o anúncio do PlayStation 2 e a possibilidade de rodar CD-ROMs e DVDs, a Microsoft enxergou que a Sony estava ameaçando o mercado dos computadores domésticos e decidiu que queria entrar no ramo de consoles de videogame. Sua principal estratégia era criar uma plataforma poderosa baseada na API DirectX, que fornecia uma interface de hardware facilitada no Windows e permitia jogos de maior desempenho. A Microsoft também comprou alguns estúdios desenvolvedores, como a Bungie, e fechou parcerias de exclusivos com outras companhias, como a Tecmo e Bethesda. O Xbox foi apresentado na E3 de 2000 e lançado oficialmente em novembro de 2001, custando US$ 300,00.

O console da Microsoft chegou ao mercado como o produto mais poderoso da sexta geração. O Xbox foi o primeiro console doméstico a vir com um disco rígido de fábrica. Desta forma, arquivos de save, músicas, vídeo, o sistema operacional e vários outros arquivos podiam ser lidos, gravados e alterados direto no console. O Xbox também vinha com uma entrada Ethernet e tinha um foco muito maior no online quando comparado com a concorrência. Internamente, o console vinha com uma poderosa CPU da Intel Pentium III de 32-bits operando a 733 MHz, 64 MB de RAM e uma GPU personalizada da Nvidia, a NV2A de 233 MHz com capacidade de 7,3 GFLOPS. O Xbox também foi o primeiro videogame capaz de usar a tecnologia Dolby Digital 5.1 em tempo real.

O controle do Xbox foi apelidado de Duke e a ideia era juntar as melhores ideias dos controles lançados anteriormente. Ele tinha dois analógicos clicláveis, como o Dualshock 2, mas dispostos de maneira invertida, como o controle do GameCube, 6 botões de ação como no Mega Drive, um par de gatilhos analógicos, como do Dreamcast, e duas entradas para periféricos, usados principalmente para espetar um Memory Card de 8MB e facilitar o uso de troca de arquivos. O controle não foi bem recebido e era enorme quando comparado com a concorrência. Os jogos vinham em formato de DVD, mas ele só podia ler filmes se fosse conectado o acessório de controle remoto sem fio vendido separadamente.

O Xbox tinha um hardware semelhante a um PC comum, mas focado em jogos. Ele vinha com uma versão modificada do Windows 2000 e oferecia um painel de configurações completo para os usuários. Sendo o hardware mais poderoso do mercado, muitos jogos que já existiam receberam uma versão melhorada para o console da Microsoft, como foram os casos com Tony Hawk’s Pro Skater 2X, Silent Hill 2 e Star Wars: Special Edition. O console foi pensado para o público americano, então foram lançados vários jogos de esportes ainda no lançamento das franquias mais populares, como Madden NFL 2002, NFL Fever 2002, NASCAR Heat 2002 e NBA Live 2002.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_ [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
estou com saudades do meu psp tambem, estava vendo o preço sem chance D:
queria um psp go
Pior que a bateria do meu tá bichada a ponto do PSP só funcionar ligado direto na tomada com cuidado pra não esbarrar no cabo, mas pelo menos o vitinha roda os jogos de PSP de boa.