Tag - 5 jogos que me fizeram ser gamer
Um @desafio criado pelo @lukenakama, que me foi indicado pelo @manoelnsn e pela @ntampinha.
O desafio consiste em citar 5 jogos que de alguma maneira o influenciaram a ter apreço pelos jogos.
...
Demorei bastante pra fazer esse desafio e acredito que todos da rede que fariam, já o fizeram.
Passei o mês de Outubro de férias, mas foi um mês bem turbulento: vendi o carro e comprei outro com a minha parte do dinheiro, fechando de vez as pendências do divórcio; Peguei alguns trabalhos de ilustrações e até uma tela de natureza morta; Vi bastante filmes e séries, viajei, me apaixonei e me iludi.
Enfim, foi um mês bem turbulento e acabei não jogando nada, aliás até desanimei um pouco do Final Fantasy 8, talvez a frequência e detalhamento dos check-ins caia bastante.
Mas vamos ao que interessa, os 5 jogos que me marcaram de alguma maneira, não necessariamente meus preferidos, mas são importantes.
1 - Super Mario World
SMW foi o primeiro jogo de video game que eu vi na vida! Meio tardio né? Mas infância nos anos 90 era complicado, quando não se tinha video game, você acabava dependendo dos amigos e foi assim meu primeiro contato com jogos.
Um amigo meu, que morava há apenas algumas casa de distância, tinha recentemente adquirido um SNES, eu não fazia ideia do que era e ao chegar na sua casa, vi pela janela um senhor de meia idade, de bigode e barrigudo, correr em fases subterrâneas pulando em cima de tartarugas.
Naquele momento eu tinha sido fisgado.
2- Pac-man
Depois de ficar maravilhado com o SNES do meu amigo, eu definitivamente queria um video game, mas como pedir algo tão caro para meus pais? Mesmo sendo um aluno exemplar, até então, video game era algo caro.
Meu pai nunca gostou de jogos, mas sabia do nosso interesse, meu e do meu irmão, e um dia nos presenteou com uma caixa preta, cheia de poeira e acompanhando uma dúzia de cartuchos que não se sabia ao certo se funcionavam.
Era um Atari Dactar, fruto de alguma "catira" .
Me foi dado com os dizeres que não funcionava, mas que eu poderia tentar ligar.
Eu no auge dos meus 8 ou 9 anos, instalei o video game na TV e a cada cartucho testado, uma nova frustração, até que finalmente VIDA, um labirinto surge na tela, era Pac-man, meu primeiro contato com o clássico da década passada, por alguns meses fora o jogo que mais joguei naquele video game, até porque as opções eram poucas, dos 12 cartuchos que acompanhavam o console, apenas 3 funcionaram, Pac-man, Frogger e Frosbite.
3- 1942
Os anos passaram e a nova febre da garotada era o Playstation, com gráficos 3D, músicas em alta qualidade, cenas em Cg que enchiam os olhos e é claro, custava um rim.
Depois de muito implorar minha mãe pelo playstation, ela decidiu que eramos merecedores de sua graça e decidiu nos presentear com o mesmo, fora até a loja mais próxima, acompanhada de uma amiga, que no caminho questionava o valor do produto, alegando que comprara para o filho um video game revolucionário, que acompanhava 64 jogos e custava uma fração do valor do playstation.
Eis que minha mãe chega em casa e nos presentei com um Dynavision Extreme.
Eu chorei e fui dormir sem nem querer ligar o video game, meu Plasytation tinha virado um Dynavision? Sem saber minha mãe realizara uma tradição de mães enganando filhos que se consolidaria anos mais tarde com o "poderoso" Polystation, mas esse não é o ponto, no dia seguinte, instalei o video game e ao testar seu cartucho com incríveis 64 jogos de Nes, o primeiro da lista era 1942, clássico da Capcom, assim que joguei, uma ideia me veio a mente. A conexão dos controles do Dynavision e Atari eram idênticas, então porque não jogar um jogo de avião usando um manche?
Fiz as trocas e deu certo, por meses me sentia O aviador, controlando aquele pequeno avião de pixels que eventualmente explodiria, já que de aviador eu só tinha o título.
Outros jogos do Dynavision me marcaram, Castlevania, Mario, Duck Hunt; e de certo modo, hoje agradeço a escolha do destino, ter um Dynavision e não um Playstation, me fez valorizar mais os jogos retro e moldou meu gosto por franquias que joguei a vida toda.
4- Street Fighter 2
Em certo momento enjoei do Dynavision e meu irmão conseguiu não sei como, ludibriar alguém a trocar aquele console por um novinho SNES, talvez usando dos mesmos argumentos que a amiga da minha mãe usara.
O video game não apresentara jogos, controles ou sequer os cabos e foi preciso fazer um pequeno investimento, comprando um controle de segunda mão e os devidos cabos, além de pegar diversos cartuchos emprestados pelo bairro, vale dizer que 2 em cada 5 crianças do bairro possuíam um SNES, o console já tinha chegado nas massas, com preço acessível já que todos só queriam saber do Playstation.
Um dos jogos que meu irmão emprestara, era Street Fighter 2, eu já conhecia o jogo de fliperama, jogava também versões mais modernas como o Alpha no Playstation de um amigo mais abastardo, mas foi jogando com meu irmão que se tornou uma de minhas franquias de luta favorita, no início possuíamos apenas um controle e nos revesávamos na árdua tarefa de derrotar Bison.
Eu e meu irmão sempre jogamos juntos e lembro dessas épocas com saudade e carinho.
5- Super Smash Bros
Conheci o Nintendo 64 por acaso, estava na casa de outro amigo jogando Battletoads no Master System 2, quando o pai do garoto já chega mandando desligar o video game, ele carregava uma caixa e dela tirara um Nintendo 64 acompanhado de Pokemon Stadium 2.
Após instalar a turma que ali estava reunida já fora o primeiro grupo de beta jogadores.
Anos mais tarde, redescobri o Nintendo 64 num tal de Project 64 e dentre eles uma gama de jogos, Zelda, Mario Kart, Mario, mas um jogo "feio" e confuso chamou a atenção de um grupo de jovens desocupados, era Smash Bros.
Personagens da Nintendo caindo na porrada e ainda poder jogar com mais 3 amiguinhos? Por favor!
Passávamos tardes jogando e descobrindo cada personagem, éramos mestres e dominávamos os movimentos de nossos personagens favoritos.
Eu respirava Smash Bros, meus cadernos eram lotados de desenho dos confrontos.
E foi graças àquele primeiro Smash que comecei a procurar mais sobre os personagens que gostava, descobri Super Metroid e Ocarina, dois jogos de franquias que hoje são especiais pra mim.
Com o passar dos anos foram saindo novas versões do Smash e nós, aquele pequeno grupo de desocupados, já não mais tão desocupados, seguíamos jogando, Melee, Brown, Smash-u e finalmente o Ultimate.
Jogo com o mesmo grupo, e com socos, espadadas e bolas de fogo, forjamos uma grande amizade.
Eu poderia falar de muito mais coisas que ficaram de fora, mas acho que esses, foram de certo modo, os jogos que me fizeram sempre querer jogar mais e me apresentaram novos mundos.
Obrigado quem teve paciência de ler e se tiver feito esse desafio ou quiser contar algum caso, me manda nos comentários, vou gostar de ler.
Super Smash Bros.
Platform:
N64
5810
Players
33
Check-ins
É, pelo visto não fui só eu que conheci a maior parte dos jogos da Nintendo graças ao Super Smash Bros kkkk. Lista Top mano!
"viajei, me apaixonei e me iludi." Essa é a frase que exemplifica o homem moderno kkkk, vida gosta de dar nessa no cara por algum motivo :v
Lista bacana, engraçado de ver a retroatividade das gerações, sempre que avançava um pra frente vc voltava um pra trás kkk, tirando essa vez que o seu irmão de uma perigo e fez esse negócio da China, fico pensando oque o cara foi pensar depois que trocou kkk, engraçado de ver tbm que ele teve o mesmo destino futuramente trocando o PS1 pelo mega :v
Eu tenho que fazer essa lista tbm, que eu me lembre o @manoelnsn tinha me marcado antes de eu desaparecer de novo, mas aos poucos eu tento voltar pra rede e.e
Show!!! Adorei a lista :D
Caiu até um cisco aqui com a sua desilusão infantil do PlayStation. Quem nunca foi trolado pela mãe dessa forma que atire a primeira pedra 😂😂😂.