Abri as portas do meu Wii U
O texto é sobre pirataria, sei que é um tópico sensível para muitos de ambos os lados, mas minha intenção não é a discussão sobre o assunto. Eu particularmente não defendo, nem condeno, apenas que cada um sabe da própria vida e do próprio dinheiro.
Quando saíram notícias do desbloqueio do Wii U ano passado eu nem pensei em fazer no meu por já ter a maioria dos jogos que queria jogar no console. Cheguei até a fazer o modo mais simples que usava só o navegador e testei alguns que não tinha tido a oportunidade de jogar. Aí veio a att 5.5.2 e para quem não tinha feito a modificação antes, teria que esperar até que uma outra saísse. Só que semana passada visitei meu amigo e ele estava jogando Breath of the Wild. Nunca joguei um Zelda, não tenho uma conexão nostálgica com ele ou coisa parecida, mas acabei envolvido nas quests e puzzles que ele ia enfrentando. Assistindo ele jogando e se preocupando com armadura, armas, ingredientes e coisas de um típico RPG, me bateu aquela saudade de entrar em um mundinho destes como eu fiz em Skyrim tempos atrás. Procurei o precinho de um Zelda usado e...
Cheguei em casa já com planos do desbloqueio e fiz minhas pesquisas. Achei um tutorial atualizado no wiiu.guide e segui o passo a passo. Nunca foi tão fácil fazer isto em um console. Em minha vida eu fiz isto três vezes, no Wii, no 3DS e agora no Wii U, este último com o menor grau de dificuldade. E o que mais me impressionou é como o povo está avançado nesta questão. Existe uma ferramenta chamada Wii U USB Helper que baixa os jogos diretamente do servidor da Nintendo, updates e DLCs, com esquema de já emular tudo para jogar no PC mesmo. Esta ferramenta também permite que você use no console também, fica a seu critério.
A única coisa que lamento é que devido ao bloqueio de atualização automática você acaba perdendo o acesso a tela em que via atualizações e mensagens da comunidade no menu inicial da TV. Agora fica com os ícones normais como se não tivesse conectado a internet. :/
Reinstalei Super Mario Maker, e já dá para notar o erro que foi a Nintendo ter acabado com o MiiVerse e a diferença de se participar do zeitgeist. Agora não existem mais as mensagens de usuários deixadas nas fases depois de morrerem ou passarem por elas. Essas interações sociais que alguns jogos possuem é que fazem muitos títulos de agora serem únicos somente quando lançados. Nunca mais será possível rejogá-los da maneira que foram projetados inicialmente. Mas tirando isto, tudo está funcionando naturalmente, e com muitas opções ao meu dispor.
"Essas interações sociais que alguns jogos possuem é que fazem muitos títulos de agora serem únicos somente quando lançados. Nunca mais será possível rejogá-los da maneira que foram projetados inicialmente."
Isso é uma coisa tensa, mas é o destino de todos os jogos com o tempo, principalmente os com interações online. Mas até em jogos offline é assim, não é a mesma coisa jogar um jogo em arcade na década de 80 cheio de amigos e gente comentando e jogar o mesmo jogo num emulador sozinho. Ou em outras mídias, ver um filme sozinho é diferente de ver no cinema em meio ao hype na época que foi lançado.
Pra mim o essencial é manter pelo menos a integridade básica do jogo pra que possa ser jogado pelas gerações futuras, mesmo que a experiência social não seja mais disponível.
fico pensando o que vai ser do destiny quando cortaram os servers, agora sobre o desbloqueio, o do PS2 e do PS3 ( dependendo da firmware) é desbloqueado bem rapidinho e fácil também