2022-07-01 17:01:16 -0300 2022-07-01 17:01:16 -0300
historia_dos_games Ranie • ラニエ Featured

Versões e acessórios do Playstation 1

Single 3922227 featured image

 O Play Station surgiu de uma parceria entre Sony e Nintendo para criar um periférico para o Super Nintendo. O projeto logo evoluiu para um videogame completo separado e o modelo inicial japonês feito pela Sony passou por uma série de revisões de hardware ao longo de lançamentos internacionais. As mudanças geralmente eram nos componentes internos, saídas de vídeo e remoção ou adição de portas especiais. Em 1997, a Sony lançou o Net Yaroze, um PlayStation preto e mais caro, voltado para desenvolvedores. Em 2000, a Sony lançou o PS One, um modelo mais compacto e mais barato, com componentes simplificados e tinha até uma versão especial que vinha com uma pequena tela de LCD embutida. Esse modelo foi um enorme sucesso de vendas, mesmo contra a nova geração.

 Sendo o console mais popular de sua geração, o PS1 teve dezenas de acessórios. De periféricos oficiais da Sony, tivemos o Mouse, usado para jogos de estratégia, aventura, FPS e até como substituto da pistola de luz. O cabo Link permite conectar 2 PlayStation para jogar multiplayer em telas separadas ou usar o clássico Multitap com entrada para mais 4 controles. O PS1 também teve vários controles de Arcade, volante e manche. O Analog Joystick vinha com um par de manche e botões estilo Arcade e isso serviu como base para a criação do Dual Analog Controller, que adicionava um par de analógicos clicáveis no controle padrão, e que depois evoluiu para o modelo DualShock com motores de vibração.

 De periféricos feitos por terceiros, tivemos as pistolas de luz Justifier da Konami e a GunCon da Namco. O NeGcon, também da Namco, é um controle que gira pela metade e fornece funções de controle 3D, enquanto o JoGcon tem um dial giratório no centro para simular um volante em jogos de corrida. O DexDrive permitia acessar o Memory Card através de um PC. Na febre de Dance Dance Revolution, várias companhias lançaram tapetes de dança, mas o Hand Pad da Konami trazia os botões do tapete para um controle convencional. Fora esses, tiveram outras dezenas de acessórios para uma variedade de funções especiais, além de controles com formatos bizarros e opções de turbo.

 O PocketStation é um caso especial e foi lançado apenas no Japão. Em 1999, a Sony queria ter uma resposta ao VMU e lançou seu Memory Card com tela e controle. Foi a primeira entrada da Sony no mercado de portáteis e o aparelhinho se saiu muito bem, vendendo quase 5 milhões de unidades durante sua vida útil, 2002. Assim como o VMU, o PocketStation funcionava como um portátil, com jogos próprios ou habilitava conteúdo extras em alguns games. Embora não pudesse ser usado como uma segunda tela auxiliar, ele era capaz de se comunicar com outro PocketStation por infravermelho e jogar partidas em multiplayer sem fio. Dokodemo Issho foi o jogo mais popular do portátil, vendendo mais de 1 milhão de cópias.

@andre_andricopoulos, @ziul92, @mardones, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @avmnetto, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @thiagobrugnolo, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_, @cosunsc [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

44
  • Micro picture
    artigos · 10 days ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    hyuga · about 1 month ago · 2 pontos

    nunca tive nenhum desses, até pensei em comprar a telinha dele, mas vi necessidade

    1 reply
  • Micro picture
    fe_aisaka · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu não tinha nenhum desses acessorios, porem tinha aquele acessorio do Gameshark que ser colocava na parte de atras do Playstation

    3 replies
  • Micro picture
    raniejogos · about 1 month ago · 2 pontos

    Só consigo pensar em jogo de futebol que dava pra jogar 4 pessoas ao msm tempo, quais seriam os outros?

    3 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Nunca fui de comprar muitos acessórios.
    Lembro no MASTER o ÓCULOS 3D + PISTOLA
    MEGA controle ARCADE
    3DO pistola.

    Não me lembro de outros mais...

    2 replies
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · about 1 month ago · 2 pontos

    A antiga revista "Dicas & Truques" para PlayStation oferecia vários acessórios malucos como prêmio pra quem mandava artes e frases temáticas na época. Mas só vi pessoalmente o tapete de dança, que um conhecido tinha e era sucesso em festinhas de aniversário da molecada.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...