2021-03-18 14:43:54 -0300 2021-03-18 14:43:54 -0300
raccoon Ronaldo D'Arcadia checked-in to:
Post by raccoon: <p><strong><em>Finalizado</em></strong>. Recentemen
Tell Me Why

Platform: PC
46 Players
9 Check-ins

Finalizado. Recentemente terminei Twin Mirror, jogo do estúdio Dontnod que achei bem irregular no geral, o que foi estranho, levando em consideração que o estúdio é responsável pelo primeiro Life is Strange, o que significa basicamente o desenvolvimento de sua incrível engine. Bem, para minha grata surpresa, Tell Me Why, também do Dontnod, é mil anos luz superior ao Twin Mirror, o que demonstra que quando eles se focam de verdade em algo o resultado é memorável. 

Eu gostei muito de Tell Me Why. Primeiramente ele é tecnicamente excelente, belíssimo em termos visuais, ótimo level design, trilha sonora altamente melancólica e tocante, enfim, basicamente impecável do início ao fim dos três episódios. O gameplay também se destaca e apesar de aparentemente simples ele contém excelentes ideias para jogos deste gênero "adventure narrativo de escolhas".

Mas definitivamente o melhor de Tell My Why é sua história e personagens. Não vou entrar em detalhes sobre a trama, digo apenas que ela gira em torno dos irmãos gêmeos Alyson e Tyler, que passaram na infância por uma situação extremamente traumática e, depois de adultos, lutam para tentar entender o que realmente aconteceu, como e porque. O jogo fala sobre como funciona nossa memória quando falamos de traumas, e elabora uma discussão muito interessante e dramática sobre isso, inserindo elementos lúdicos e fantásticos na mistura, como o fato dos irmãos possuírem alguns poderes telepáticos. Algo próximo de Life is Strange.

Um elemento de destaque do roteiro é o fato dele se aprofundar de maneira auspiciosa e realista  no tema de pessoas transgénero e não binárias, que é o caso do personagem Tyler. Acredito que esse seja o primeiro jogo em que vejo o assunto sendo abordado de forma tão natural e humana, e isso sem dúvida é uma vitória para a comunidade LGBTQ+ e também uma vitória para a comunidade gamer, mesmo que ela continue em sua maioria, infelizmente, impregnada por preconceitos de todos os tipos. 

Enfim, Tell Me Why é um jogo feito com atenção aos detalhes, com responsabilidades pontuais, que fala de traumas infantis, identidade, existencialismo... é algo definitivamente autêntico. E o resultado, na minha opinião, é excelente!  

Os cenários deste jogo são tão bonitos e realistas que me deram nostalgia da vida real. Já estou isolado há tanto tempo que os jogos acabam por me lembrar a sensação de visitar lugares diferentes.

23
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...