Ghost In The Shell: First Assault
Platform:
PC
24
Players
18
Check-ins
Eu quero compartilhar uma experiência que tive e engatar uma crítica que eu tenho sobre o que os jogos competitivos populares tem se tornado.
Ontem eu tava jogando isso aqui. Eu joguei uma partida chamada "Demolition" acredito, que basicamente é Counter Strike, só que os jogadores tem habilidades especiais e a cada 2 ou 3 rounds a posição dos times invertem no meio do jogo (time de demolição vira time de defesa e vice versa. Imagina o Counter-Terrorist virando Terrorist no meio da partida de CS, é basicamente isso). Durante a partida, todo mundo no meu time foi eliminado e sobrou apenas um cara do time inimigo, e ele tinha acabado de plantar a bomba. Eu tava lá no outro ponto de explosão e tive que correr feito um puto, matar o cara e desarmar a bomba pouco antes dela explodir. Nesse momento, eu não recebi um pingo de pressão do meu time nem xingos. No máximo eu fiquei tenso porque o round tava nas minhas mãos, mas isso é natural. E embora nosso time não tenha vencido aquela partida, eles ficaram felizes com meu último esforço naquele round e todo mundo aproveitou o máximo da partida e desse jogo em específico.
Eu não sinto isso desde quando jogava o CS na lan com antigos colegas. E faz um tempão que não me divirto tanto com um jogo competitivo desses. Sabe por que? Porque tá tudo uma bosta hoje em dia. Como o próprio @tecnologgamer apontou uma vez, CS:GO virou basicamente um MOBA graças a comunidade, o próprio CS clássicão, que tem servers até hoje, é um saco jogar também porque metade do tempo eu levo ban instantâneo por motivo nenhum e na outra metade só recebo xingo de muleke e ainda tenho que aturar discussão de membros do time sobre coisa que não tem nada a ver sobre o jogo. Tipo, já peguei discussão de casal no meio de uma partida. E o TF2, que nunca mais joguei, parece estar indo pra esse caminho também, ao menos é o que eu entendi do testemunho do @lcirilo em outro check in que fiz do First Assault.
E não só esses, tem vários outros jogos em que a mesma história se repete. Em Fistful of Frags todo mundo te odeia se você chuta alguém, embora o chute seja uma mecânica do jogo e o propósito dele seja causar dano quando próximo demais de um oponente.
Em NEOTOKYO, quando tem alguém naqueles servers mortos, é infestado de gente que se considera PRO MLG e gosta de chamar todo mundo de Noob no chat (até ela levar um tiro na cara e dizer que é hacks). E por aí vai. E eu nem vou mencionar minha experiência com mobas porque, embora eu aprecie os jogos em si, a comunidade me fez abandonar todos que experimentei, raramente encontro alguém lá que tá lá pra se divertir competindo e não vencer porque tem que mostrar pra todo mundo que devia estar no Faze Clan.
Isso me deixa triste e preocupado com o futuro não só deste jogo mas de qualquer outro competitivo que surgir porque, no estado em que o jogo está agora ele tá ótimo e tá só melhorando, adicionaram um mapa novo essa semana, tem armas chegando aí e acredito que irão investir em mais modos para o jogo, e quando esse jogo sair prontinho e ainda companhado do filme, provavelmente a comunidade vai crescer muito. Ainda que eu ame esse jogo e queira ver ele se tornar cada vez mais popular, eu sinto medo que a mesma coisa aconteça com ele, e se isso acontecer com ele eu vou jogar o que? Eu não pretendo voltar pra Warframe tão cedo. E eu não tenho nem nunca joguei Overwatch, que mesmo sem ter jogado eu acredito que ele seja muito divertido e eu adoro os personagens e as personalidades, e ao menos até agora eu nunca vi ninguém reclamando de nada sobre a comunidade. Espero que continue assim, pois odiaria que acontecesse com Overwatch ou qualquer outro novo hit o mesmo que tá acontecendo com TF2 e CS.
E o novo Quake Arena que vai sair? Pode acabar sofrendo com isso também.
Sigh... Enfim, só queria compartilhar esse pensamento e minhas frustrações recentes, quando se tratam de jogos competitivos. Eu não to dizendo que o mundo dos jogos já eram e que nunca mais vamos ter nada legal na vida, porque temos e continuaremos tendo. Eu só tenho pavor de um dia acordar num mundo em que você só pode jogar alguma coisa se for pra vencer e mostrar pra todo mundo e não pra se divertir, o que na minha opinião é o propósito principal de qualquer jogo. Não o que ele significa ou quão profundo é artisticamente, simplesmente pegar ele e experienciar algo especial que talvez melhore seu dia e te faça sorrir e conhecer pessoas legais, para depois compartilhar isso com outras pessoas e por aí vai.
Obrigado, desculpa o textão.
Vou jogar que ganho mais
antigamente sincronizava os rankings da PSN. não sei se das outras. agora não funciona mais nada.