Tá aí a lista @hard_frolics.
10. The King of Fighters 97

Sou fã de jogos de luta, adoro assistir os campeonatos e tudo mais, mas nunca fui muito bom neles, sou aquele jogador casual (pra tudo), mas mesmo assim adoro jogá-los e o KOF 97 foi o que mais joguei, tanto só, quanto com amigos. Jogava no PS1 mesmo, se fui em algum fliperama jogar um KOF foram poucas as vezes, prefiro usar o famigerado controle da Sony mesmo, e aprendi a fazer "meia-lua" sem o pano da camisa, pois me disseram uma vez que os fiapos entravam no controle e poderia "esculhambá-los" no processo. Lembrando que temos aqui Orochi, o melhor chefão da série na minha opinião, e também, o jogo possui os melhores personagens secretos do gênero, que hoje em dia não existe mais isso, são tudo DLC. Saudades fazer códigos no controle pra liberar a galera.
9. Mass Effect 2

Nem sei o que dizer sobre esse jogo, só sentir.
8. The Elder Scrolls V: Skyrim

Aqui me vi jogando um RPG de mesa, tipo GURPS, D&D ou até o Tormenta da vida (aliás jogo até hoje essas paradas aí). Aquele cenário e situações me fez recordar e sentir como se estivesse dentro de algumas das aventuras que joguei com meus amigos magos, arqueiros e guerreiros, enfrentando dragões, Necromantes, bandidos, caçar tesouros e templos perdidos, rolando os dados para ver se passou ou não nos testes. Acho que Skyrim foi um dos jogos que mais rejoguei na vida. Amém!
7. Metal Gear Solid 3: Snake Eater

O jogo mais completinho da saga, ele é perfeito em tudo que se propõe, possuindo ótimos fanservices, uma game play excelente com mecânicas inovadoras ("foi amor a primeira ascendida de charuto", quando uma coisa simples como tirar uma sanguessuga do corpo foi feita) e uma história incrível com ótimos personagens ( BOSSSSSSS :'( ). Kojimão no seu auge.
6. Counter-Strike 1.6

Jogo dos corujões em LAN Houses, de juntar a galera e jogar um deathmatchzão da massa, torneios de times de bairros e até LAN House x LAN House colocando seus melhores clientes pra "chibata". Era muito legal, foi uma época boa!
Daqui pra baixo só Super Nintendo, tentei, mas nada supera a nostalgia (me segurei pra não colocar mais, se não seria todo top 10 desse console maravilhoso).
5. Donkey Kong Country

Jogo com uma das músicas mais belas e relaxantes que já ouvi (Aquatic Ambience), as fases são bem divertidas com cenários bonitos e diversificados, passando por biomas e estruturas diferentes da ilha. No quesito game play, DKC é bem legal e dinâmico, no inicio achei que teria dificuldade em ter que controlar dois personagens, mas depois dos primeiros segundos da primeira fase percebi o quão estava enganado, e era nada do que imaginei, quer dizer, mais ou menos, ainda bem! Fiquei com um pé pra colocar o 2 ao invés desse, mas acho que o primeiro me marcou mais.
4. Mega Man X

Fiquei em dúvida entre esse e o X-2 que é uma evolução do X em quase tudo (e tem uma habilidade secreta mais legal também, o Shoryuken, pra dá aquela "FAROFADA" nos momentos difíceis), mas o coração escolheu o primeirão. Lembro que eu ia para locadora e uns coleguinhas me pediam pra eu passar de certos lugares ou chefões pra eles, me sentia o "bixão". Acho que os jogos da saga X são os melhores do gênero ação/plataforma que existem, sinto uma adrenalina jogando, é frenético, fluído, as mecânicas de dash e a escalada na parede foi uma das melhores coisas que inventaram pra esse tipo de jogo. Ah! Curto todas as músicas daqui, sem exceção, ouço até hoje, quando pego uma BR de carro eu quase sempre meto essa trilha maravilhosa nas alturas e não me pergunte a velocidade que ando ouvindo isso aqui.
3. The Legend of Zelda: A Link to the Past/A Link Between Worlds

Sim vou roubar aqui, são jogos bem parecidos, apesar de terem algumas mecânicas diferentes entre eles, e sim, sei que o jogo na metade muda bastante, mas até lá é quaaaaaase a mesma coisa, gosto de dizer que um é praticamente um remake do outro. A link to the Past foi o meu primeiro Zelda, e já me encantei com o visual do jogo e com o que poderia vir pela frente, conhecer todo aquele vasto mundo e tudo que o jogo poderia me proporcionar, e para minha surpresa vieram muito mais coisas além do que eu esperava.
2. Super Mario World

Super Nintendo foi o meu primeiro videogame e com ele veio essa maravilha de jogo que fez juntar a família/amigos pra jogarem. Quem morria passava o controle, quem passava de fase passava o controle, aí um ficava atrapalhando o outro pra morrer e passar logo o controle pro outro jogar, era try hard... Super Mario World é um dos melhores jogos do Mario pra mim, depois dele vem o 3 e o Galaxy. Ótimas lembranças disso aqui, acho que foi um dos primeiros jogos que joguei na vida, se não o primeiro.
1. Chrono Trigger/Final Fantasy VI

Vou roubar de novo porque sou desses, nunca consegui me decidir qual dos dois é o melhor pra mim, então, tão ali empatados na primeira posição. O dois possuem um elenco de personagens incríveis repletos de carisma, acho que não desgosto de nenhum deles, os arcos de cada um também são sensacionais, principalmente o do Frog e o do Cyan em seus respectivos jogos. Kefka, que vilão! Sobre o Magus, todos merecem uma segunda chance (... Ou somente alguns). Enfim, só joguem esses dois clássicos, um dos, se não os dois melhores JRPGS de todos os tempos.
Não lembro dessa música, é de alguma taverna ?
Dá pra ver que esse jogo foi feito com todo carinho *-*
@sannin @noblenexus Skyrim tem seus defeitos e tudo mais, mas sua trilha sonora é Incrível, e depois que você joga por várias horas e dias e você esquece os problemas dele e começa a curtir bem mais!!