2023-04-24 16:07:59 -0300 2023-04-24 16:07:59 -0300

RPGs antigos ainda tem relevância atualmente?

Single 3962821 featured image

Vamos comparar com outras midias, Livros antigos ainda tem relevancia nos dias de hoje?

Você já leu sherlock holmes? Sir Arthur Conan Doyle escreveu essas histórias lá em 1887.

E que tal filmes, filme antigos tem relevância?  Já assistiu The Charge at Feather River de 1953? Esse é famoso pelo uso de um efeito sonoro que foi amplamente utilizado na indústria de filmes e jogos até hoje, o "Wilhelm Scream"

Sendo assim jogos não seriam diferente disso né......né?

Sim e não. Jogos demandam algo diferente de outras mídias, eles demandam interação, o jogador tem que interagir com o que está acontecendo na tela. 

Só que essas interações sofreram muitas alterações com o tempo então jogos mais antigos acabam se tornando "injogáveis" para os padrões modernos, mas existem tantos jogos bons antigos que seria um crime abandonar todos por não serem tão agradáveis como os mais recentes.

Vamos usar como exemplo The Elder Scrolls 3: Morrowind lançado em 2002 pela Bethesda, nele a desenvolvedora se superou em tudo que já havia feito antes na franquia criando o que muitos dizem ser o melhor Elder Scrolls de todos os tempo, mas eai já tentou jogar Morrowind hoje em dia? isso é sem ter jogado antigamente, descobrindo o jogo pela primeira vez? Seria tão simples quanto ler um livro antigo ou então ver um filme antigo?

Não, mas não é impossível de se aproveitar sem ser nenhum especialista em CRPG.

Se esse é o seu caso, assim como foi o meu, de tentar jogar Morrowind nos dias de hoje sem saber nada, tenho certeza que a experiência foi suave como coice de mula. 

Jogos antigos por muitas vezes pré supõe que temos o manual em mãos e tempo de sobra para adivinhar suas várias nuances e peculiaridades, mas hoje em dia quem tem esse tempo todo só para aprender a jogar algo? Será que não existe um caminho menos tortuoso?

Felizmente a resposta é sim. Vou usar como exemplo o RPG da Bethesda, mas é válido para qualquer RPG casca grossa de 90s - 2010, agora vamos lá anota aí a receita que não tem erro é só seguir esses 4 passos:

1 - Teste

Sim parece tosco e óbvio, mas o primeiro passo é ter um gostinho do que se trata aquele jogo e qual desafio parece desequilibrado, seria ele o combate? a quest principal não te da direção alguma? ou os sistemas do jogo são confusos demais. Esse passo vai dar uma noção de quais informações você precisa para aproveitar melhor o jogo.

2- Pesquisa

Aqui entra o ponto em que tem que se ter cuidado, às pessoas online dão Spoiler sem dó sobre jogos antigos, afinal eles já saíram há muito tempo, mas às vezes essas revelações fora de hora e de contexto podem reduzir o impacto que elas deveriam ter e assim diminuindo a satisfação do jogador com o jogo. No caso de Morrowind seu maior desafio está por conta da Build. É difícil para um jogador iniciante entender o que ele está fazendo. Por isso, no caso dele recomendo pesquisar as builds, tem muitos jogadores veteranos que podem dar excelentes recomendações de builds em vários lugares, até mesmo nas comunidades da Steam. Uma vez que tenha pesquisado sobre o que te confundiu você estará muito mais preparado para os desafios do jogo e vai poder desfrutar de tudo que ele tem de bom.

3- Mantenha o guia em mãos.

Apesar de você sempre poder se virar e ir na raça, muitas vezes esses jogos não explicam direito o que é pra se fazer e com o tempo esse desafio pode se tornar irritante, nesse caso não existe em dar uma olhada em um guia para se situar. Morrowind no geral é direto, mas algumas coisas podem passar despercebidas, como localizações de lugares que são dadas de forma imprecisa pelos NPCs.

4 - Ajuste a dificuldade de acordo com o desafio.

Muitos desses jogos eram curtos então para manter o jogador mais tempo na frente da tela eles recorriam a criar dificuldades artificiais para barrar seu progresso e torná-lo lento. Sendo assim, até se pegar o jeito do jogo compensa reduzir um pouco a dificuldade, afinal quem começa a andar de bicicleta por um monociclo? É possível? sim claro que é, mas torna a experiência muito mais penosa do que precisa ser e pode te frustrar antes que o jogo te cative. No caso de Morrowind o combate é muito diferente de Skyrim então para quem está vindo dele recomendo cair a dificuldade até entender o balanço do jogo. Isso sem contar os diversos spikes de dificuldade que o jogo apresenta.

Imagem do checkin do @raulgage

Bom então é isso, seguindo esses passos dá para deixar aquele RPG das antigas muito mais palatável para os dias de hoje, claro que será desafiador, afinal eles são produtos de outros tempos para um outro público, mas se podemos porque não experimentar essas joias do passado não é mesmo? Muitos elementos que vemos hoje em jogos já estavam presentes a muito tempo, então sim, RPGs antigos ainda tem relevância, pois com eles a indústria aprendeu e evoluiu em vários fatores.

Então o que está esperando, existe uma infinidade de jogos incríveis já lançados só esperando você os descobrir e depois a melhor parte de tudo, entender os memes da comunidade como essa obra prima abaixo:

 

E vocês? tem uma formula para tankar aqueles jogos que envelheceram mal?

The Elder Scrolls III: Morrowind - Game of the Year Edition

Platform: PC
118 Players
29 Check-ins

33
Keep reading → Collapse ←
Loading...