Chicken Chaser, Sparrow e o Principe
Hoje é o desaniversário de Fable, e para comemorar isso e o fato de eu ter recentmente jogado a trilogia resolvi fazer esse post sobre essa trilogia sensacional.
Vamos começar pelo OG que na opinião de muita gente é o melhor de todos o Fable (mais especificamente Anniversary que é um remaster do Lost Chapters.)
Fable
Como é o primeiro jogo da série não tem com quem comparar e isso é algo que ajuda muito os primeiros titulos de uma nova franquia, porém também não tem o sucesso ou relevancia dos anteriores então dever criar um nome para si e isso o primeiro Fable faz muito bem.
A grande difereça de Fable para outros jogos de RPG é seus elementos de simulação junto com suas ações mudarem a aparecia fisica do seu personagem.
Ou seja morrer e combate e ter que recomeçar um trecho não vai te render apenas ter que repetir a fase, mas vai deiar seu personagem com cicatrizes. Foi um bom menino e ajudou as pessoas, uma aurela pode aparecer na sua cabeça, malvadinho? chifes. até a cor do cabelo é sensivel a isso, personagens bons tem cabelos loiros e maus tem cabelo preto. Para quem gosta de ficar farmando level, saiba que para upar o persogem adicionamos uns anos a ele, então quanto mais "upado" mais velho seu personagem.
Outro ponto muito bem trabalhado desse primeiro jogo é sua história, ele é boa, mas antes de nos envolvermos em grandes coisas o jogo nos da espaço para construir nosso personagem para que ele se torne um "heroi" e só ai as coisas vão se desenrolando.
Balanço geral
O Bom:
+ Escolhas afetam aparencia do persongam e acontecimentos da história
+ Liberdade para moldar sua classe hibrida de mago/guerreiro/rogue
+ Boa trama (apesar de simples)
O Mau:
- Controles envelheceram mau
- Baixa dificuldade (uma build bem feita fica forte demais muito rápido)
- NPCs sem vida (Sem dialogos e poucas interações, estão lá mais para fazer numero)
Fable 2
O segundo jogo da série trouxe muitas melhorias de gameplay e uma trama que já se apresenta no começo do jogo, mas alguns elementos foram simplificados o que desagradou alguns fãs, no entanto Fable 2 é um dos mais amados da série.
Agora os NPCs tem um pouco mais de vida e nossas interações com eles foram muito expandidas.
O personagem ainda sofre alterações fisicas dependendo das escolhas e upgrades, mas agora temos mais controle sobre isso pois podemos reverter upgrades e colorir roupas e cabeço com corantes que vendem em lojas.
Os aspectos de simulação foram muito melhorados, agora viver de aluguel era possivel, mas para começar trabalhos foram adicionados como ferreiro e barman.
Outro ponto brilhante é que agora podiamos escolher entre um personagem masculino e feminino o que da ainda mais possibilidades. Um cachorro foi adicionado como o fiel companheiro do heroi, ele ajuda em combate e ajuda a encontrar tesouros.
Balanço geral
O Bom:
+ Combate mais rapido e fluido
+ Simulação amplamente melhorada
+ Maior liberdade de customização
+ Narrativa mais presente
O Mau:
- História rushada sem um real climax
- Muitas decisões importantes não afetam o jogo diretamente
- Curto e mais facil que o anterior.
Fable 3
O pior Fable de todos os tempos segundo a fanbase antes de conhecerem o journey, mas eai? ele realmente é tão profano assim? a resposta obviamente é um não, ele é sim muito diferente dos seus antecessores, mas todo carisma da série e suas ideias báscias estão aqui. Em resumo Fable 3 é um refinamento de algumas mecanicas do 2 e mais uma vez um simplificação de mecanicas de RPG e uma ampliação das de simulação.
Por exemplo agora nossas ações e upgrades ainda causam alterações fisicas nos personagens, mas é mais sutil e consultar isso se tornou mais dificil. O menu de status e quests agora se tornou um hub, ou um mapa.
NPCs finalmente tem mais vida, nomes, rotinas, preferencias e tudo mais. Ainda são bem rasos, mas a simulação ficou bem melhor assim. No entanto a roda de opções de interação social desapareceu e achar a opção que você deseja se tonou mais dificil. Ainda falando em interações, agora ao inves de todo NPC em uma area reagir a um movimento, apenas o que você esta falando reage, um sistema meio semelhante a The Sims 2 de PS2/GC .
Agora é possivel ter bebes, até mesmo com outros jogadores e da para se jogar a campanha inteiramente em coop, o que é muito legal porque não existe nada tão bom que não possa ficar melhor com amigos.
Balanço geral
O Bom:
+ Combate ainda mais rapido e fluido
+ Simulação amplamente melhorada novamente
+ Personagens secundários mais memoraveis
+ Narrativa simples e direta com varias reviravoltas
+ Amplas opções de customização ainda mais que os antecessores
+ Compra e venda de imoveis e decoração levado a outro patamar
O Mau:
- Ainda mais facil que os anteriores
- Mudanças no sistema de interações sociais deixou o jogo lento nesse sentido.
- Poucas opções de magia em relação aos anteriores
Considerações finais sobre a Trilogia.
Os três jogos da série Fable são experiencias muito divertidas e interessantes, algo diferente e incomum. Cada um desses jogos tem seus acertos e tropeços e cada um resolveu focar em algo diferente, apesar de serem uma série Fable parece ter sido um franquia de experimentação, o que é ótimo para industria como um todo que por várias vezes parece ser mais do mesmo todo ano. Porém isso foi justamente o que levou a franquia a ruina a anos atrás. Recomendo muito a trilogia toda para fãs de WRPG e para quem gosta de jogos de simulação ou ação e aventura. No gamepass eles são bem acessiveis, e até é possivel jogar o 3 em coop com um amigo.
Fable Anniversary
Platform:
PC
135
Players
12
Check-ins
Ótimo texto!
O primeiro Fable achei sensacional, talvez por ser um dos primeiros wrpgs que tive contato. Achei o jogo bem fácil, mas geralmente apelo com uma boa build. Finalizei 2x e em dois momentos diferentes.
Joguei o terceiro tbm e achei bastante diferente, mas gostei da experiência, não lembrava dele ser ainda mais fácil que os anteriores, mas não tenho interesse em rejogar.
Me falta o 2 devido sua exclusividade com console. Não sabia que boa parte da fanbase curti esse segundo, até me deu mais vontade de jogá-lo.
Nunca nem cheguei perto de Fable, sempre achei que esse jogo não era pra mim, mas depois de ler o seu texto, fiquei curioso pelo menos com o primeiro XD