SONY X MICROSOFT - A GUERRA PELA ACTVISION
Ás últimas semanas foram bem movimentadas por conta da briga entre Sony e Microsoft na justiça, onde a mesma ganhou contra o FTC, mas parece que o que era pra acabar, ainda vai continuar por mais alguns capítulos. Minha intenção aqui é mostrar o que eu acho sobre isso e sobre como eu acho que vai afetar o mercado de games nos próximos anos. Sou contra grandes empresas comprando outras grandes empresas, ou seja, não sou a favor da Microsoft adquirindo a Activision, do mesmo jeito que eu seria contra se fosse a Sony ou Nintendo no lugar da Microsoft. Sei que muitos ficam torcendo pra ou lado ou outro nessa guerrinha besta de consoles, onde pessoas defendem até a morte essas empresas, achando que elas se importam com eles, sendo que na verdade são apenas extremistas alienados, que acreditam que um lado está certo e o outro está errado.
A Microsoft justifica essa compra como sendo algo bom para o consumidor, usando como argumento o streaming, onde os jogos poderão ser jogados não apenas nos consoles, mas nas TV's e celulares também, dando mais opções aos jogadores, só que tem um pequeno problema: Mesmo ela jurando que irá manter a franquia Call of Dutty em outros consoles, como o Playstation, a mesma bate muito da tecla nos "10 anos", ou seja, a franquia ficaria 10 anos nos consoles da Sony, e depois, se a Microsoft quisesse, poderia retirar a franquia da plataforma, e caso a Sony não tivesse comprado essa briga com a Microsoft, provavelmente o tempo que a franquia ficaria em sua plataforma seria bem menor, sem contar que a Nintendo também não iria receber nada, já que a mesma só foi colocada nessa história pela Microsoft para tentar fazer os orgãos reguladores aprovarem essa compra.
Para se defender das acusações de monopólio, a Microsoft disse que é mais difícil fazer contratos de exclusividades como a Sony faz, pois o valor é maior pra ela do que pra Sony, mas um dos motivos é o fato de todo jogo ser day one no gamepass, o que acaba prejudicando às vendas dos jogos, fazendo muitas empresas a cobrarem um valor maior por uma exclusividade de um jogo AAA para a plataforma Xbox do que no Playstation, e não estou falando que o serviço de assinatura é algo ruim, muito pelo contrário, quanto mais opções melhor, mas olhando do ponto de vista da empresa, não acho muito vantajoso lançarem seus jogos AAA day one em um serviço.
Do outro lado temos a Sony, uma empresa que domina o mercado de games e que de santa também não tem nada, usando argumentos tão ridículos como os da Microsoft para tentar se defender, querendo barrar a todo custo essa compra, pois sabe do prejuízo que terá se o COD sair um dia de sua plataforma, usando argumentos de monopólio, pois todos conhecem o histórico da Microsoft, mas ao mesmo tempo se fazendo de vítima, como se o tribunal fosse ter pena de uma empresa bilionária como a gigante japonesa.
Com a Microsoft comprando Bethesda e Activision, abre um espaço para outras fazerem a mesma coisa, ou seja, grandes empresas adquirindo grandes empresas, o que pode acabar prejudicando o consumidor. Ouvi algumas pessoas dizerem que essas compras vão fazer a Sony olhar para a Nintendo e tentar fazer igual, investindo em seus próprios jogos ao invés de comprar exclusividades, algo que não vai acontecer, pois o que é mais fácil: trazer um Killzone de volta e tentar competir com Call of Dutty (algo praticamente impossível) ou ir atrás de uma exclusividade de peso como um GTA? Essas compras só vão deixar a Sony ainda mais agressiva do que ela já é, e mesmo não tendo o mesmo poder financeiro da gigante americana, ainda sim tem poder o suficiente para ir atrás de uma grande publisher e tornar exclusivo várias franquias de peso, o que irá fazer o jogador se perguntar se essas compras realmente são boas para o consumidor.
O problema vai ser como os orgãos reguladores vão parar essa corrida pelos grandes estúdios, pois se deixaram passar Bethesda e Activision, vai ser difícil argumentar contra outras grandes que quiserem fazer a mesma coisa, e só lá na frente que o consumidor vai perceber que não é muito bom torcer para que compras desse nível sejam aprovadas, pois os mesmos vão sair no prejuízo no futuro, mas no momento não estão pensando nisso, pois o maior interesse deles é jogar os lançamentos day one no gamepass.
O único lado bom nessa história é que acabou essa falsa amizade entre as duas, fingindo que são amiguinhas e que quanto mais competição melhor, e blá blá blá... A máscara caiu e só mostrou o que eu já sabia há anos: Uma quer acabar com a outra. Elas não gostam de competição e quanto menor a concorrência, mais dinheiro elas ganham, a Nintendo é assim, a Sony e a Microsoft também, todas são, é ser muito inocente achar que existe uma grande empresa pró consumidor, mas ainda existem muitas pessoas que são enganadas pelo teatrinho delas.
Mais uma vez eu gostaria de deixar claro: Não estou de um lado e nem de outro, não gosto do Jim Ryan como responsável pela divisão de jogos da Sony, do mesmo jeito que não gosto do Phil Spencer como responsável pela divisão de jogos da Microsoft e não confio nem um pouco na palavra deles, mas infelizmente eles devem continuar por mais algum tempo comandando a divisão de jogos das duas empresas. Espero que essa briga pela Activision termine logo, mas infelizmente a guerra dos consoles irá continuar, ainda mais depois de tudo isso, e quem sairá perdendo somos nós, os jogadores.
Call of Duty: Modern Warfare II
Platform:
Playstation 5
20
Players
4
Check-ins
Além da questão do monopólio (também não vejo com bons olhos essas aquisições, independente da empresa), eu também fico pensando no possível impacto negativo que essas fusões geram para a própria diversidade de criação dos jogos, o que acaba gerando um bando de games com estéticas parecidas, ou um mesmo tipo de storytelling, o que acaba empobrecendo a experiência do jogador. Uma coisa é os estúdios fazerem acordos com as grandes marcas, ainda mantendo suas identidades, outra é a compra. Cada estúdio, quando começa e se desenvolve e adquire algum reconhecimento, tem suas características, suas equipes com determinadas visões de criação, uma especialidade, uma especificidade, que dá a característica dos seus jogos e tornam eles únicos. Quando vem essas empresas e compram os estúdios, não rola o investimento e a agregação de criatividade que as empresas dizem que querem proporcionar com a compra. Com o tempo eles vão absorvendo esses estúdios adquiridos, a coisa vai homogeneizando, aí fecham um escritório aqui, outro ali, transfere o pessoal e no final de alguns anos tudo vira a mesma coisa que antes, e a diversidade de criação não acontece, pois todos os jogos acabam ficando com a mesma cara. Por mais que comprem empresas e estúdios variados, as novas aquisições, no final das contas, vão ter que responder sempre a uma administração. É só ver, por exemplo, na indústria do cinema, o quanto as produções dos estúdios comprados pela Disney estão perdendo em criatividade. Ou seja, o monopólio, além de ser ruim economicamente, também é péssimo pra diversidade criativa, porque todo mundo tem que se voltar para uma visão de mundo, uma visão criativa, um tipo de jogo, um tipo de público. Eu tenho PS desde que me entendo por gente, gosto bastante, mas tenho que falar que a grande parte dos jogos da Sony, com o tempo, acabam ficando tudo com a mesma cara, mesmo estilo, mesma forma de contar história, etc. Principalmente com essa moda de reboots e remakes, algumas das novas versões, não todas, têm perdido um tanto das suas identidades por conta dessa padronização, não é só uma transposição do antigo para a nova geração.
Rapaz ótimo texto. Nossa visão converge na análise.
Eu schei bem justa aquisição ! Eu sei que pilar de lucros da sony anda sendo parte de musica e e playstation a anos
Mas pelo amor ne ficar impondo exclusividade ou skins ou coisas exlusivas em jogos so por ter mais de 50 % dos mercados de console achava bem escroto !
Alias talvez isto faca no mínimo a sony descer um pouco do salto , ( e falo isto como usuário de playstation)
Eu acho que a melhor epoca era de ps3 /360 onde disputa era mais ferrenha , sei que muito desta declinada para a playstation foi mais por erros do xbox do que propriamente mente meritos do playstation ( por ex mal gerencimento de franquias erros de time em projeções etc, que para serem nadados no mundo gamer vai anos e alguns decadas até) mas prezo sempre pela igualdade e meu bolso sempre agradesce !
[URL=https://translate.google.com/]анкор[/URL]
[link=https://translate.google.com/]анкор[/link]
<a href="https://translate.google.com/">анкор</a>
[url=https://translate.google.com/]анкор[/url]