2023-01-05 23:42:45 -0200 2023-01-05 23:42:45 -0200

ESPORTE SUBESTIMADO NO BRASIL

Single 3949375 featured image

Recentemente comecei a assistir um anime chamado Major e acabei instalando novamente o MLB The Show. Não é a primeira obra que assisto, já vi Diamond no Ace (Ace of the Diamond) e ao um filme chamado 42 a história de uma lenda, que conta sobre a vida do primeiro jogador negro a fazer parte da MLB, a maior liga de baseball do mundo. Mas por que este esporte não é tão popular no Brasil? Por que um jogo da qualidade do The Show não faz sucesso por aqui? 

Eu acredito que um dos motivos é a falta de ídolos no esporte, seja eles brasileiros ou não. Futebol, volei, basquete e até mesmo esportes menos populares por aqui como tênis e futebol americano tem ou tiveram jogadores conhecidos e adorados pelos brasileiros, menos o baseball. A MLB é muito rigorosa com os jogadores, eles não podem ostentar suas vidas pessoais, não podem comemorar caso façam uma corrida ou acertem um Home Run, eles basicamente tem que ser discretos, fazendo que muitos países nem saíbam da existência deles.

 Outro motivo é em relação as regras e ao ritmo do jogo, pois é mais lento que outros esportes e tem mais paradas, tendo jogos de 3 ou até mesmo 5 horas. Como tem bastante regras, pode parecer confuso a primeira vista, fazendo muitos brasileiros não se importarem com o esporte, principalmente quando vão assistir pela primeira vez uma partida, que já fez muita gente pegar trauma desse esporte. Quando aprendi sobre baseball, mudou completamente minha visão, de um esporte que eu considerava chato, acabou se tornando divertido para mim, mesmo sabendo apenas o básico.

E o The Show? Vale a pena mesmo? Uma das coisas que mais me impressionaram foram os gráficos e a parte técnica de maneira geral superiores a de outros esportes. As expressões faciais dos jogadores são muito bem feitas, olhares vivos, momentos onde eles movimentam a boca ou a bochecha, limpam o suor com a mão e limpam na calça, limpam a bola quando está molhada,etc... Parece bobo, mas são pequenos detalhes que me chamam atenção, diferente de outros jogos de esporte como o Fifa, onde os personagens parecem bonecos de cera quando dão um sorriso, até mesmo o personagem que você cria consegue passar mais a sensação de "realidade" do que os criados no jogo da EA, mesmo tendo um olhar "menos vivo" que os dos jogadores reais, até que é bem feito.

Os torcedores são menos feios que de outros jogos e aparecem até comendo cachorro quente, apesar de ter um ou outro na torcida que assusta pela cara, mas ainda sim acho que de maneira geral até bem feito pra um jogo do gênero. Os jogadores tem movimentos bem naturais, tanto na gameplay quanto antes ou depois de fazer uma jogada, o que acaba sendo um prato cheio pra quem gosta de ficar observando os mínimos detalhes em um jogo. O modo "Diamond Dynasty" é recomendado a quem gosta de modos como "Ultimate Team" do Fifa, só que melhor e menos abusivo, apesar de ter suas microtransações também.

Quem chegou até aqui deve estar se perguntando: Mas pra que falar tudo isso?  Baseball é um esporte que ignorei durante anos, mas depois que dei uma chance, acabei de surpreendendo muito. Gostaria que tivesse mais apoio dos brasileiros, seja acompanhando os jogos ou até mesmo jogando o The Show, onde você encontra em todas as plataformas, até mesmo no gamepass ou nas promoções da PS Store onde até um tempo atrás tinha o The Show 22 por 50 reais e até mesmo a mídia física do 18 você encontra fácil por menos de 30. "Ah,mas o jogo é inglês", pra quem tem problemas com o idioma, tem o app do tradutor no celular, é só abrir o aplicativo, clicar na câmera e apontar pra tela onde tá a frase em inglês que vai traduzir automaticamente, sem você precisar digitar, ou seja, não tem mais desculpas para não tentar, mas antes de tudo, aprenda o básico das regras, assim você conseguirá aproveitar melhor.

Tive que escrever esse artigo pela segunda vez, já que o Alvanista deu um erro na minha página e eu não tinha salvo o rascunho, mas dessa vez consegui terminar. Uma dica que eu aprendi com os anos: Experimentem as coisas, só assim você vai saber se vai gostar, pode ser um estilo musical, um gênero de filme ou até mesmo um jogo de vídeo-game, muita gente não gosta de um jogo por não saber as mecânicas de gameplay, mas quando aprendem acabam adorando, e com The Show não é diferente, sabendo o básico das regras e os comandos de gameplay, vão se divertir. E por mais que seja muito difícil inovar em um jogo de esporte ou corrida, você sente uma certa dedicação no The Show, que deveria ter mais reconhecimento pelos brasileiros que reclamam da falta de qualidade de jogos de esporte como Fifa, mas que não dão uma chance para MLB.

MLB The Show 22

Platform: Playstation 4
1 Players
9 Check-ins

5
Keep reading → Collapse ←
Loading...