2022-11-13 22:14:30 -0200 2022-11-13 22:14:30 -0200

É OBRIGATÓRIO TODO JOGO SER INOVADOR?

Single 3942263 featured image

Desde o começo do ano vi discussões sobre inovações em jogos. Existem pessoas como BRKSEDU que exigem que todo jogo tenha inovação, mas será que isso é algo obrigatório? Será que não ter inovação transforma o jogo em uma dlc ou em algo ruim? Peguem o exemplo de Elden Ring: Um ótimo jogo, um dos melhores do ano, mas não é inovador e não tem problema nenhum nisso (Desculpem fanboys da From Software, mas Elden Ring não é algo revolucionário). Apesar do jogo reciclar algumas coisas de jogos anteriores do estúdio, a From faz isso de uma maneira tão boa, que o jogo acaba não sendo "mais do mesmo" e não transforma Elden Ring em uma "dlc" de Dark Souls, mas em uma ótima experiência.

Horizon Forbidden West e God of War Ragnarok passaram pela mesma coisa: "Ah, é uma dlc" "É ruim porque não inova" e outras besteiras... Realmente, não são inovadores, mas não deixam de ser obras de boa qualidade. No caso de Horizon, ele pega erros do Zero Dawn e corrigem isso no Forbidden West, como combate corpo a corpo, exploração e missões secundárias, que eram pontos fracos do primeiro jogo e que melhoraram muito no segundo. É algo inovador? Não. Existem mecânicas novas dentro do game, mas isso não faz dele um jogo revolucionário e não tem problema nenhum nisso. O mesmo vale pro God of War Ragnarok, que lançou a pouco tempo atrás.

O jogo de 2018 trouxe uma inovação dentro da própria saga, deixando de ser um hack and slash de câmera fixa para ser um jogo de ação com câmera nos ombros do personagem, novas mecânicas de gameplay, uma nova mitologia e uma evolução na personalidade do Kratos, além disso, uma câmera sem cortes, que acompanha o personagem praticamente o tempo todo, algo que não lembro de ter visto em nenhum jogo. Quando saiu o Ragnarok poucos dias atrás, deu pra ver que eles mantiveram a base do seu antecessor, até porque não faria sentido mudar tudo de novo, já que o game de 2018 já tinha feito isso, então eles mantiveram a base do jogo anterior e adicionaram mecãnicas novas de gameplay e novos cenários, assim como Horizon e Elden Ring fizeram.

Muitas  pessoas exigem inovações como se fosse algo fácil, sendo que não é. Boa parte dos jogos que inovaram no mercado de games são da década de 80/90, como Super Mario, Metroid, Metal Gear, Donkey Kong, Silent Hill, Gran Turismo,entre outros... conforme os anos foram passando, continuaram a aparecer jogos inovadores, mas com uma frequência menor, como é o caso de Resident Evil 4 ou até mesmo Demon's Souls, só que a maioria usam a base de mecânicas já existentes, sem a preocupação de tentar inovar no mercado. Hoje em dia, se você quiser ver um jogo diferente, normalmente às pessoas vão atrás dos games indie de baixo orçamento, pois costumam usar a criatividade para compensar a falta de recursos, mas nem todos esses jogos podem ser considerados inovadores, apenas diferentes dos AAA que costumam usar uma única fórmula como base. Para mim, um jogo tem que ser bem feito, mesmo sem inovar, pois como eu disse, não é algo fácil nos dias de hoje. 

As desenvolvedoras devem aprender com seus próprios erros e tentar fazer melhor no futuro, coisa que a Santa Monica, Guerrilla e a Sucker Punch fizeram, pois na minha opinião, é melhor reconhecer seus erros e aprender com eles ao invés de fechar os olhos e repetir os mesmos problemas, como é o caso da Ubisoft ou até mesmo a própria From Software, que apesar dessa última fazer ótimos jogos, eles costumam vir com problemas na parte técnica, mesmo com o crescimento do estúdio nesses últimos anos.Enfim, é só minha opinião sobre o assunto, algo que vi muita gente brigando nesse ano, com muitas opiniões extremistas sobre os jogos que citei aqui, mas que para mim, o mais importante para um jogo deveria ser sua qualidade como um todo e não desmerecer por falta de inovação.

Elden Ring

Platform: Playstation 4
67 Players
156 Check-ins

33
  • Micro picture
    igor_park · 23 days ago · 2 pontos

    Eu ia escrever sobre isso kkkk. Realmente é foda. Se os desenvolvedores mudam dizem que a essência foi perdida, se atualizações pontuais ocorrem dizem que não inovou.
    Aliás inovação em análises de jogos é algo que as vezes cria situações bizarras em notas dentro de uma franquia.
    Eu lembro dos God of War do PSP a maioria prefere o Ghost of Sparta, porém as notas do Chains of Olympus são maiores pois o Ghost não inovou kkkk complicado

    1 reply
  • Micro picture
    seufi · 23 days ago · 3 pontos

    Não sou sempre a favor de inovações não. Às vezes melhor comer um arroz com feijão bem feito do que tentar um risoto e não gostar.

  • Micro picture
    rshadowss · 23 days ago · 2 pontos

    Nossa, eu tava pensando nisso hoje mesmo kkk agora preciso ler o artigo

  • Micro picture
    santz · 23 days ago · 7 pontos

    Errado é levar a opinião de BRKSEDU a sério.

    1 reply
  • Micro picture
    vinny1997xp · 1 day ago · 2 pontos

    Muito bom texto, as vezes através da simplicidade pode surgir coisas inovadoras que por sua vez nem percebemos.

Keep reading → Collapse ←
Loading...