2022-10-10 19:40:46 -0300 2022-10-10 19:40:46 -0300

A SONY TRATA BEM SUAS DESENVOLVEDORAS JAPONESAS?

Single 3937292 featured image

Fico incomodado com algumas atitudes por parte da Sony nesses últimos anos, especialmente na forma como ela trata as suas desenvolvedoras japonesas em comparação com seus estúdios Ocidentais. É claro que eu sei que os jogos voltados ao público do Ocidente costumam fazer mais dinheiro, pelo menos a grande maioria dos jogos, mas a diferença de como a Sony trata estúdios como Naughty Dog, Santa Monica e Insomniac em comparação com Polyphony e a falecida Japan Studios é algo enorme, até mesmo a Bend que teve seus 5 minutos de fama com Syphon Filter no PS1 teve um tratamento melhor por parte da Sony e ainda ganharam uma segunda chance, depois do lançamento desastroso de Days Gone, enquanto a Japan Studios era tratada como lixo, tirando o The Last Guardian, seus outros jogos praticamente não tinham marketing, era um trabalho porco por parte da Sony, tanto que tinha jogos que muitas pessoas só ficaram sabendo da existência anos depois de seu lançamento.

Bastante gente esquece, mas a franquia mais vendida da Sony é Gran Turismo, que teve uma queda de qualidade com o passar dos anos, e mesmo ainda sendo uma franquia que faz bastante barulho e que continua tendo uma comunidade bem ativa, a insatisfação dos jogadores crescem cada vez mais em relação a Polyphony, inclusive com alguns torcendo para que a franquia saía das mãos de Kazunori Yamauchi. Mas será que a culpa toda pelo que aconteceu com a franquia é 100% dele? A resposta é simples: Não. Nesses últimos anos eu notei uma certa frieza da Sony com seus estúdios japoneses, algo que não acontece com estúdios de fora, pois a mesma tem uma relação muito boa com Square Enix, From Software, Capcom, Konami,etc... A Polyphony Digital até uns anos atrás tinha menos de 180 funcionários, um número bem pequeno trabalhando em uma franquia do tamanho de GT e a situação acabou piorando na 7ª geração de consoles, com o próprio Yamauchi falando que era um verdadeiro inferno desenvolver para o PS3 e foi a partir daí que começou a queda da franquia.

Os jogos da série Gran Turismo costumam demorar vários anos para serem lançados e ainda sim eles acabam tendo problemas na parte técnica, como partes de cenários mal feitos e os polêmicos carros "premium" que tinham um visual mais caprichado e os "standard" que era basicamente uma reciclagem de jogos anteriores, algo bastante criticado em GT5, enquanto isso eles eram ultrapassados por seu maior adversário: Forza Motorsport, mas não na questão de vendas e sim na qualidade, principalmente em seu visual e no som dos veículos, mas por que isso aconteceu? Simples, Tanto o estúdio de Forza Motorsport quanto o de Forza Horizon tem uma equipe grande por trás dessas franquias, o que acaba sendo mais fácil na hora do desenvolvimento, entregando um produto de qualidade e lançando com mais velocidade em comparação com a franquia do mestre Yamauchi. Tudo bem, eu sei que a Polyphony teve um aumento de funcionários nesses últimos anos e que GT7 teve apoio de fora, mas ainda sim é pouco, falta uma expansão como a Naughty Dog e a Insomniac tiveram, além de dar o mesmo apoio que seus estúdios Ocidentais tem, mas principalmente, parar de querer enfiar microtransações na bunda do jogador, obrigando o estúdio a diminuir o valor das recompensas pra forçar a pessoa que gastou mais de 250 reais no jogo a gastar ainda mais, e pra piorar a situação, ao invés do Jim Ryan assumir a responsabilidade, decidiu colocar tudo isso em cima do Yamauchi, que teve que inventar desculpas esfarrapadas pra defender as atitudes de seus superiores. Apesar de minhas críticas, não sou como as pessoas mais radicais que falam que GT5,6,SPORT e 7 são um lixo, consigo ver qualidade nesses jogos apesar de seus erros, mas o que eu realmente espero é que os estúdios japoneses da Sony sejam tratados pela mesma de forma igual aos seus estúdios Ocidentais, o que acho bem difícil de acontecer.

Gran Turismo 7

Platform: Playstation 4
10 Players
33 Check-ins

11
  • Micro picture
    artigos · about 2 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

Keep reading → Collapse ←
Loading...