2022-05-13 18:30:20 -0300 2022-05-13 18:30:20 -0300

JOGOS DE TERROR EM 3ª PESSOA MORRERAM?

Single 3913657 featured image

Pensei em fazer esse artigo por conta de uma possível volta de Silent Hill (E sim, parece que desta vez é verdade) em colaboração da Konami, Bloober Team e Sony, mas que tem grandes chances de ser em 1ª pessoa ao invés de 3ª como outros jogos da serie.  A questão é: Por que tantos jogos de terror em 1ª pessoa nos últimos anos? Por que está cada vez mais raro ver um jogo de terror em 3ª pessoa? 

                                                     SIREN BLOOD CURSE


Antes de dar a resposta, vamos voltar pra década de 90. Foi lá que os jogos de terror se popularizaram, primeiro com Alone in the Dark em 1992, com sua câmera fixa e movimentação "tanque" ele fez muito sucesso na época, mas foi em 1996 que o gênero se popularizou de vez com a chegada de Resident Evil, inspirado por Alone in the Dark em sua câmera e jogabilidade e que acabou gerando diversos "clones", pois quando um jogo faz sucesso, é normal aparecer vários jogos parecidos, e graças a Resident Evil surgiram vários games como Parasite Eve, Dino Crisis, Silent Hill e vários outros...

                                                 ALONE IN THE DARK

                                                  RESIDENT EVIL


Durante a 5ª e 6ª geração de consoles tivemos inúmeros jogos de terror em 3ª pessoa, mas por algum motivo, nem todos tinham o mesmo sucesso comercial de Resident Evil, nem mesmo os bons jogos, fazendo os estúdios perderem o interesse neste tipo de jogo com a chegada da 7ª geração de consoles.  Por volta de 2010, muitos estúdios indie começaram a fazer sucesso com jogos de terror em 1ª pessoa, como por exemplo Amnesia e posteriormente jogos como Outlast, Slender e Pesadelo, chamando atenção do mercado, inclusive dos grandes estúdios. Claro que nessa época ainda existiam jogos de terror em 3ª pessoa, como Alan Wake e The Evil Within, mas algumas coisas começaram a mudar, franquias como Resident Evil passaram a ser jogos de ação, pois a Capcom viu que era isso que estava dando dinheiro, Silent Hill acabou se perdendo depois da saída do Team Silent da Konami, inclusive tendo mais elementos de ação nos seus últimos jogos (Homecoming e Downpour), mas ainda sim um número menor de jogos em 3ª pessoa em comparação com a 5ª e 6ª geração. 

                                                           ALAN WAKE

                                             THE EVIL WITHIN 1 E 2



Então qual a resposta pra pergunta do começo deste artigo?  Simples: Os desenvolvedores perceberam que o público não quer "sentir medo", mas sim "levar sustos", e a câmera em 1ª pessoa era perfeita pra isso, fora que não precisariam se preocupar em fazer o modelo do protagonista, já que só iria aparecer as mãos e isso facilitaria ainda mais o trabalho. Quando jogos como Amnesia começaram a fazer sucesso, outros estúdios começaram a querer fazer igual, a maioria sem ter a mesma qualidade, mas por serem jogos de baixo orçamento eles se pagavam fácil e davam lucro, independente da qualidade, pois a única coisa que o público queria era levar sustos, então a maioria nem se preocupava em fazer uma história decente ou desenvolver o protagonista, e o YouTube influenciou ainda mais, pois vários Youtubers famosos jogando esses jogos e tomando sustos, o que acabava sendo engraçado e influenciando ainda mais o público a comprar o jogo (que não era tão caro).


                                                 P.T (SILENT HILLS)

As grandes desenvolvedoras também se interessaram por esse "novo" modelo de jogos de terror, e o melhor ainda era que não precisava gastar muito. A Konami saiu na frente com um teaser jogável chamado P.T, que depois descobrimos que era um novo jogo da franquia Silent Hill feito por Hideo Kojima (Metal Gear), mas com o nome de Silent Hills. Esse teaser jogável era em 1ª pessoa, mas a versão final do game teria os 2 modelos de câmera como o Silent Hill 4 The Room, mas infelizmente acabou sendo cancelado. A Capcom viu a oportunidade de pegar os "orfãos" do P.T e resolveu mudar completamente a franquia Resident Evil, passando de um jogo de ação em 3ª pessoa para um jogo de terror em 1ª pessoa, e mesmo com a empresa negando ter sido influenciada por P.T, sabemos que teve uma influência muito grande em Resident Evil 7 e ao mesmo tempo seguiu a "receita de bolo" dos jogos de terror que faziam sucesso na época, se tornando um sucesso de críticas e vendas.

                              REMOTHERED TORMENTED FATHERS


Os jogos de terror AAA em 3ª pessoa ficaram cada vez mais raros, tendo jogos de orçamento menor como "Remothered" com um destaque razoável, já os de maior orçamento tivemos "The Evil Within 1 e 2", onde apesar das vendas boa do primeiro, tiveram que mudar completamente o jogo no 2º para torná-lo mais comercial (algo que aconteceu com Dino Crisis na década de 90, onde o 2 vai mais pro lado da ação tentando atrair mais pessoas), indo mais pra um lado de ação dando bastante liberdade ao jogador e várias side quests, coisas que pra mim não combinam com jogos de terror, mas fizeram pra atrair o grande público, e apesar de ter uma aceitação maior do público em comparação com seu antecessor, acabou tendo vendas menores que o 1º jogo. Já os jogos de terror em 1ª pessoa estão extremamente saturados, onde você conta nos dedos os jogos que prestam, mas como eu disse antes, o grande público não liga muito pra qualidade, sendo assim dando dinheiro pra esse tipo do jogo, sem se importar se é bom ou ruim, pois o que eles querem é tomar sustos. Mas onde quero chegar com isso? Os fãs de jogos de terror em 3ª pessoa ( principalemente os de terror psicológico) vão ter tempos cada vez mais "sombrios", pois infelizmente são jogos que não agradam a "grande massa", fazendo os estúdios ter cada vez menos interesse e o jeito é torcer para estúdios indie continuarem fazendo jogos com um orçamento menor como "Remothered" ( que por sinal ganhou sequência), enquanto infelizmente as grandes (e poucas) produções em 3ª pessoa vão pra um lado mais "comercial", seguindo o "arroz com feijão" pra agradar um número grande de pessoas, afetando principalmente os de terror psicológico, um subgênero do terror extremamente nichado tanto nos cinemas quanto nos vídeo-games, pois a maioria das pessoas tem mente fechada pra esse tipo de conteúdo, diminuindo as chances de franquias esquecidas voltarem ou descaracterizar alguma franquia para atrair um número maior de jogadores e assim tendo mais lucro, uma péssima época para fãs desse subgênero, mas principalmente de jogos de terror em 3ª pessoa como um todo.

Silent Hill

Platform: Playstation
6754 Players
184 Check-ins

40
  • Micro picture
    _gustavo · about 2 months ago · 4 pontos

    Recomendo fortemente se não jogou, o Tormented Souls, outro que vai sair esse ano é o Broken Pieces, apesar que ambos utilizam o esquema dos RE clássicos de camera fixa

  • Micro picture
    vanclummer7 · 7 days ago · 3 pontos

    Eu recomendo para quem não conhece,o Countdown Vampires,uma pegada de Resident evil para ps1!

    1 reply
  • Micro picture
    myers · about 2 months ago · 2 pontos

    Desculpe pelo tamanho do texto, acho que me empolguei um pouco..kkkkk Um artigo sobre jogos de terror nessa sexta feira 13, espero que gostem.

    3 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 months ago · 2 pontos

    Então...acho que o "boom" de survival horrors 1st person se deu basicamente devido ao sucesso de um grande título...se não me engano AMNÉSIA, né? E as lives de YOUTUBE impulsionaram isso
    ...
    Mas como seu próprio texto mencionou... há muitos 3rd person ainda: SIREN, DEAD SPACE, EVIL WITHIN...
    ...
    Sinceramente? Sendo bom não me incomoda 1st person. Amo RE VII, e também amei o RE3 REMAKE...
    ...
    Há espaço para ambos...

    2 replies
  • Micro picture
    piloto_de_gundam · about 2 months ago · 2 pontos

    Ótimo texto! E eu sinto sua dor, eu amo jogos de terror em 3°pessoa, mas ele não vai bem no mercado em comparação com os em 1°... Pelo menos não agora. Eu tenho esperança que essas modas fiquem rotacionando e fique popular de novo

  • Micro picture
    artigos · about 2 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    rogerleed · about 1 month ago · 2 pontos

    Fatal Frame não se enquadra na lista ?

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 15 days ago · 2 pontos

    Um dos grandes males dos jogos.
    Tal forma faz sucesso, MUITOS games acabam sendo criados no mesmo estilo, e as categorias mais nichadas se perdem.
    O que acaba salvando é algum estúdio indie, com fãs que não deixam certos tipos de jogos morrerem.

Keep reading → Collapse ←
Loading...