2020-02-17 22:06:53 -0300 2020-02-17 22:06:53 -0300
matheus_nargwya checked-in to:
Post by matheus_nargwya: <p>Estou numa saga Final Fantasy cujo objetivo é te
Final Fantasy XI

Platform: PC
171 Players
9 Check-ins

Estou numa saga Final Fantasy cujo objetivo é terminar todos os jogos da franquia principal. No momento tô jogando o III (emulador de NES) e o XIV (Steam, mas vou migrar pra versão de PS4 quando possível).

Mas o assunto da minha postagem de hoje é o [b]Final Fantasy XI[/b], pois acabei de terminar a história da nação do meu personagem no jogo neste momento (que era o meu critério mínimo pra considerar o jogo "finalizado", já que é difícil definir isso num MMORPG).

Quando soube que o Final Fantasy XI ainda é jogável hoje em dia, eu dei uma pausa no XIV e foquei apenas nele nas últimas semanas (pra riscar logo o jogo da lista, já que é um MMORPG muito antigo e não sei quando a Square vai fechar o servidor definitivamente).

Eu joguei bastante tempo mesmo (177 h até o momento, segundo o próprio jogo). Já joguei mais do que isso em outros jogos, mas acho que nunca atingi isso num período tão curto de tempo. O motivo é que a Square ainda cobra mensalidade até hoje e eu não vou assinar. Comprei o jogo, mas não vou pagar assinatura pra não ficar pesado demais (só o jogo foi 30 dólares, pois tive que comprar na loja da Square), então só tenho 30 dias pra explorar o jogo.

É um jogo bastante datado e isso fica perceptível desde a instalação, que é meio complicada. Na criação de personagens vemos poucas opções de personalização (apesar de ter uma boa quantidade de raças diferentes), gráficos da geração PS2, mapas difíceis de navegar (além de tudo ser muito longe nesse jogo, perdi muito tempo só andando pra lá e pra cá, problema que foi amenizado quando peguei uma montaria, o que demorou), a navegação pelos menus também não achei muito amigável. Enfim, várias coisas nesse jogo entregam sua idade... e isso pode ser um problema grave para algumas pessoas que não estão acostumadas com jogos mais antigos.

Eu me considero um retrogamer e mesmo assim estranhei bastante o jogo no começo, mas com o tempo eu fui pegando gosto (conforme meu personagem foi avançando na história e ganhando níveis). Consigo enxergar beleza no jogo, alguns mapas são muito bem feitos (considerando que é um jogo de 2002, é claro), curti muito a trilha sonora também. A história também foi divertida de acompanhar, apesar de ser apenas uma parte pequena da lore, pois o jogo é antigo e já teve muitas expansões.

É um pouco difícil de explicar como funciona a "main questline" do jogo, até pq ela meio que não existe. O jogo usa um sistema de missões, no início existiam as missões das três nações básicas (que você pode escolher na criação de personagem) e com as expansões foram adicionando mais. Porém, cada nação tem sua história própria e seus distinto conjunto de missões.

Acredito que o jogo fica mais "finalizado" quando você completa as missões das três nações iniciais, meu critério era fechar pelo menos uma delas e eu consegui. Agora vou ver se vai dar tempo de fazer as missões das outras duas nações, tenho pouco tempo de jogo sobrando até meus 30 dias de jogo grátis que ganhei quando comprei o jogo expirarem, mas como já estou com um char bem upado, as outras duas nações tendem a ser mais simples de completar. Então, eu vou tentar... mas pelo menos o meu objetivo básico já está completo e deu bastante trabalho conseguir isso em tão pouco tempo!

Completei a história de Windurst, as outras duas são Bastok e San d'Oria. Estou jogando com uma White Mage (main job) / Summoner (subjob) da raça Tarutaru (que serviu de inspiração para a raça Lalafell de Final Fantasy XIV).

Só pra finalizar meus comentários sobre o jogo, pra mim o ponto mais forte é que o XIV é bem diferente do XI. Até dá pra perceber uma coisa ou outra que inspirou o XIV, mas no geral a experiência que esses jogos proporcionam é bem distinta, o que faz o Final Fantasy XI valer a pena mesmo já existindo outro MMORPG mais moderno da mesma franquia, mas recomendo o jogo apenas pra quem consegue enxergar a beleza nos jogos antigos! 

Edit: 

Print que tirei com a bandeira de Windurst na minha casa, no jogo:


A bandeira é uma das recompensas que ganhamos ao completar a história da respectiva nação.

1
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...