2021-04-23 16:59:05 -0300 2021-04-23 16:59:05 -0300
mateusmaster Mateus Antonio da Silva

Jogo finalizado #283 – Resident Evil Survivor (PS1)

#10º em 2021

Primeiro spin off de Resident Evil lançado e que joguei. Trata-se de um jogo com perspectiva em 1ª pessoa que tenta seguir os moldes da trilogia clássica da franquia, porém é bastante limitado devido o console que foi lançado, não tem puzzles, leva e trás de itens ou backtracking, é bem linear. É uma experiência curtinha, mas interessante. Engraçado que até mesmo nesse jogo a Capcom optou por colocar escolhas que fazem o jogador optar por seguir caminho A ou B durante o trajeto.

Pense o que um Resident Evil precisava ter naquela época, e você encontrará aqui:

- Zumbis e mapas sombrios? Check

- Animações de porta abrindo? Check

- Fases que se passam em esgotos? Check

- Fases no subsolo e que são laboratórios da Umbrella? Check

- Batalha final com algum tipode Tyrant? Check

- Fuga final em um Helicóptero? Cheeeeck! kkk

Tudo que tinha nos RE clássicos aparecem aqui de certa forma. Os inimigos são todos reaproveitados dos dois primeiros jogos: enfrentamos zumbis, lickers, hunters, ivys, cachorros zumbis, corvos, aranhas e mariposas gigantes, entre outros. Temos que lidar também com inúmeros Tyrants T-103 (como o Mr. X) durante a trajetória. 

Legal notar que esse foi o primeiro jogo de Resident Evil com cenários renderizados em 3D em tempo real. Porém é aquilo, padrão PS1 kkk com cenário carregando na sua frente, tudo bastante limitado e quadradão (porém o modelo dos inimigos são bem feitos). A jogabilidade é bem estranha, segue o modelo tanque da trilogia clássica, porém no cenário 3D, o que é bizarro. Não movemos a câmera com o segundo analógico, e sim movendo para a direita e esquerda no mesmo analógico (ou direcional digital) que nos movemos para frente e para trás. E atirar também é estranho: também temos que apertar R1 para mirar e "X" para atirar, como nos outros RE.

Ah, e é um jogo BEM fácil, é um passeio no parque. A munição das pistolas são infinitas, e das demais é bem generoso. Os inimigos morrem fácil demais, 2 tiros de 12 em huntes e lickers são suficientes. Os Mr. X então são facilmente abatidos xD Sem falar que se você der as costas para qualquer inimigo ele para de te atacar, sóa tacam pela frente kkk A dificuldade só engrossa mesmo literalmente na terceira forma do chefe final (santificado seja o save state). Falando nele, é uma adição inédita do game: o Tyrant Hypnos T-Tye. Ele tem três formas, ficando cada vez mais monstruoso o cinzentão. 

O enredo segue a cartilha do protagonista com amnésia. Acompanhamos Ark Thompson, detetive particular, que, a pedido de seu grande amigo Leon, vai investigar a base da Umbrella na ilha Sheena. O jogo começa após ele se acidentar e perder a memória, fato que o fez acreditar ser Vincent Goldman, o comandante da ilha e membro da Umbrella - ambos eram parecidos fisicamente... No decorrer do game, Ark encontra os irmãos Lott e Lily Klein, moradores da ilha, que o ajudam a recuperar a memória. Em resumo, Vincent fazia experimentos com o cérebro de jovens garotos (retirar Beta Hetero Asertonina de seus cérebros sem anestesia) para crair seu próprio modelo de Tyrant (Hypnos). Porém esses adolescentes se revoltam e fogem da prisão em que eram mantidos, o que faz Vincent matar a todos de forma cruel. Por causa disso, o vilão deliberadamente espalhou o T-Vírus na ilha, para encobrir seus atos da Umbrella. E era isso que Ark precisava investigar. Após passar por grande parte da ilha, esgotos e laboratórios, ajudar as crianças orfãs Klein e recuperar a memória, Ark enfrente Hypjnos e sai vitorioso da ilha com um helicóptero. 

Survivor é um jogo datado e bem superficial, porém é interessante para conhecer mais da franquia. O jogo, ao final, disse que levei 2 horas para terminá-lo. Para entender mais a história é necessário ler vários documentos que encontramos no caminho. Está datado, mas por ser um jogo curto, dá para superar. Interessante que  o jogo tem três caminhos diferentes, o que pode expandir o tempo para os mais assíduos.

2,5/5 estrelas

Resident Evil: Survivor

Platform: Playstation
2207 Players
13 Check-ins

9
  • Micro picture
    mastershadow · 3 months ago · 2 pontos

    Sempre gostei desse.só acho ruim nao ter save no meio da partida,mesmo sendo curto,as vezes vc nao ta afim ou tem tempo pra pegar e zerar numa tacada só.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...