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  • marlonzp Marlon Zanini
    2022-09-11 17:39:41 -0300 Thumb picture
    marlonzp checked-in to:
    Post by marlonzp: <p>Ando sumido mas ando jogando, nos próximos dias
    Disco Elysium - The Final Cut

    Platform: PC
    4 Players
    1 Check-in

    Ando sumido mas ando jogando, nos próximos dias devo fazer check in dos jogos que finalizei em quase um ano sem  postagens aqui na Alva.

    Esse aqui eu zerei praticamente nos 45 minutos do segundo tempo ano passado, foi no dia 31 de Dezembro quase na virada hehe.

    Disco Elysium é um dos jogos indie mais populares e elogiados dos últimos anos, eu diria até que entre rpgs ele é O mais popular e bem falado.

    Basicamente quando saímos do hotel/cafeteria pela primeira vez e começados a investigar o crime e explorar Revachol já sentimos a vibe do jogo, uma atmosfera de desolação/melancolia e  mistério meio niilsita e noir, uma cidade com uma história pesada e carregada com muitos mistérios e personagens complexos, o próprio Harry que é o protagonista é um desses personagens e como a personalidade dele vai se desenvolver vai depender muito de suas escolhas.

    Falando em escolhas o jogo praticamente é feito de diálogos e skills check dos começo ao fim, há várias skills separadas em categorias que são úteis em determinada situações e cada uma trás uma visão ou uma escolha de diálogo diferente para a situação, sim TODAS as skills são úteis em algum momento, não existe skill inútil no jogo embora algumas de fato são mais úteis que outras. Esse é um ponto relevante que favorece o fator replay  do jogo, algumas skills também podem ser aumentadas dependendo dos equipamentos usados, então nós somos meio que incentivados a achar/comprar algumas roupas para dar um boost em algumas skills em algumas situações. Não existe combate propriamente dito já que ele também é feito de skills check em diálogos.

    O parceiro de Harry durante a investigação, detetive Kim também é um dos melhores companions já feitos para um jogo, embora ele seja mais "clichê" e comum se comparado  a party members de outros jogos de rpg  a forma como ela encaixa na trama e suas interações com Harry são muito interessantes. vc sente que de fato tem um parceiro durante o jogo.

    No final o jogo acaba sendo muito mais que uma investigação de assassinato, é um mergulho na vida de Harry,  de Revachol e seus complexos personagens, a investigação é apenas a ponta do iceberg.  O jogo foi muito comparado com Planescape Torment, e não é atoa, apesar da ambientação de ambos ser bem diferente.

    A trilha sonora é excelente e contribui muito para a atmosfera do jogo. algumas músicas ficam na sua cabeça por um tempo hehe.

    A empresa responsável pelo jogo (Zaum) também merece elogios e reconhecimento, quando a versão base do jogo foi um sucesso de vendas eles investiram e lançaram essa versão Final Cut que adicionou mais idiomas nas legendas (inclusive PT-BR) e todos os diálogos passaram a ter voz já que até então apenas alguns diálogos principais tinham.

    Se tivesse que citar um ponto negativo eu diria que alguns diálogos de fato são extensos demais, principalmente sobre as questões políticas.

    Apesar de ter gostado bastante é um jogo que não vai agradar qualquer um, da primeira vez que tentei jogar acabei desistindo já que não estava na vibe de um jogo tão focado em interações assim, da segunda vez já mais nessa pegada eu acabei curtindo muito.

    4
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-09-25 19:47:37 -0300 Thumb picture
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    Post by marlonzp: <p>Finalizei já tem umas 3 semanas com 56 horas, fi
    Ys IX: Monstrum Nox

    Platform: PC
    13 Players
    20 Check-ins

    Finalizei já tem umas 3 semanas com 56 horas, fiquei de fazer check in.

    Mais uma ótima aventura de Adol Christin, pensei que não superaria o VIII, mas olha, acho que superou sim.

    Começando pela trama, confesso que não estava esperando muita coisa, ela começa enigmática e meio que segue em um ritmo lento até lá para o meio do capítulo 7 onde temos o grande plot twist, dali a trama da uma engrenada boa até o final, eu tinha um palpite sobre o que estava acontecendo mas felizmente estava errado, tudo o que aconteceu foi melhor do que imaginei, claro que tem algumas viajadas e exageros típícos de jrpg mas no geral a trama me agradou. Um ponto interessante é que esse é o jogo com mais referências aos anteriores, inclusive com o fato do Adol estar presente em todos os acontecimentos importantes do mundo e sempre perder seus equipamentos haha. Inclusive, Adol tem voz em algumas cenas, incluindo um certo diálogo que eu não estava esperando e achei bem legal.

    O gameplay/combate é parecido com o do VIII mas um pouco mais fluído,  cada Monstrum em combate é uma versão melhorada dos personagens do VIII (com exceção do Renegade, achei o Hummel melhor, a Dana também é levemente melhor que a Doll) e os gifts de cada um deixa a exploração mais divertida e dinâmica, vou sentir faltas desses gifts nos próximo jogos, espero que tenhamos algo semelhante.

    Os personagens são bem legais, cada um com seu background e tal, é bem satisfatório descobrir mais sobre eles e completar suas quests. Os membros da party estão todos conectados com a trama, então todos tem motivos para estar ali e continuar até o fim.

    Em termos de dificuldade achei um dos mais fáceis da saga, e olha que joguei no teclado já que meu controle estragou e de modo geral o jogo é melhor com controle apesar de ter me adaptado bem no teclado também.

    A trilha sonora é foda como sempre, vi gente reclamando no youtube de um dos compositores mas não tenho nada a reclamar, todas as músicas foram boas, destaque para "The Cave of Groan" "Cloaca Maxima" e "Norse Wind"

    De ponto negativo, eu diria que há um certo excesso de Grimwald Nox/Eos, e o fato de que somos obrigados a fazer side quests para prosseguir na trama, isso não chegou a me incomodar já que algumas side quests contribuem para o desenvolvimento de alguns personagens e mostra mais de balduq de modo geral mas como eu comentei no começo a história é bem enigmática e lenta  e isso pode ser um problema para alguns. Também não curti muito o design do chefe final, principalmente a segunda parte. As partes com o Adol na prisão embora necessáriaspara a trama foram meio maçantes, pelo fato dele não ter os gifts e o pulo duplo a exploração é mais lenta. O boss secreto também foi meio sem graça, nesse ponto o VIII foi bem melhor.

    Enfim, de modo geral mais um ótimo jogo para a saga, espero que no próximo continuem a trama ao invés de ficar fazendo histórias que se passam antes do anterior, gosto de ver desenvolvimento e se possível a volta de certos personagens.

    Fiquem com essa música fodona

    7
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-08-16 17:02:53 -0300 Thumb picture
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    Post by marlonzp: <p>Outro que finalizei nos últimos meses. Cerca de
    Mars: War Logs

    Platform: PC
    104 Players
    7 Check-ins

    Outro que finalizei nos últimos meses. Cerca de 17 horas.

    Mars WarLogs é um jogo AA com orçamento limitado, isso fica evidente na limitação de cenários, variedade de inimigos, armas e armaduras e de certo desenvolvimento em certas partes da trama, é evidente que faltou algo. Apesar disso, é um jogo com potencial, a atmosfera é interessante a trama tem alguns pontos envolventes e o sistema de upgrade de armas e armaduras é bem legal. O combate embora um pouco repetitivo também não é ruim, só faltou mais variedade de combos com a arma já que o personagem só ataca de um jeito e todas as skills são passivas, mas é legal usar todos os meios ao nosso dispor como a arma de pregos, bombas, armadilhas e os poderes de technomancer, basicamente todas as skills tree são  úteis de alguma forma. Também gostei que as side quests envolvem diálogos e um pouco de investigação, nada de apenas fetch quests sem profundidade.

    Fiz o final da resistência e o epílogo é legal e levanta algumas questões, veremos se o The Technomancer continua a trama do jogo de forma satisfatória.

    7
    • Micro picture
      santz · over 1 year ago · 1 ponto

      A língua embola toda para falar o nome desse jogo.

  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-08-16 16:47:33 -0300 Thumb picture
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    Post by marlonzp: <p>Finalizei já tem 2 meses eu acho, com cerca de 2
    Venetica

    Platform: PC
    35 Players
    3 Check-ins

    Finalizei já tem 2 meses eu acho, com cerca de 28 horas.

    Venetica é um jogo que tem algumas mecânicas interessantes, no geral eu diria que é uma mistura de Fable com Beyond Good and Evil,  é um  action rpg bem light com aspectos de adventure e um sistema de moralidade bem black and white tipo Fable, a trama é simples mas tem algumas sacadas um pouco mais elaboradas em relação aos vilões lá para o meio, mas de certo modo faltou um background melhor sobre os acontecimentos, em algumas partes parece meio apressado sem muito desenvolvimento

    O combate embora simples tem uma certa peculiaridade  para evitar esmaga botão,  basicamente ao apertar o botão de ataque no tempo certo logo no final da animação de um ataque o próximo causa mais dano embora seja mais lento, o problema é que a AI dos inimigos no geral é meio bosta e pouco agressiva com exceção dos lanceiros, então o combate fica bem fácil depois de um tempo. No mais, o jogo tem 4 armas e cada uma tem suas skills, isso é  até legal, mas no caso dos bosses por exemplo somos obrigados a usar a Moonblade então as armas só  importa ao enfrentar os inimigos comuns. Como não usei spells não sei como é ,jogar de mago.

    O jogo se passa em uma Veneza medieval e fantasiosa, a cidade até que ficou legal, claro que não se compara com a Veneza de Assassin's Creed 2 por exemplo mas para um jogo low budget até que ficou legal.

    Podemos ( e temos) que nos juntar a uma das 3 guildas do jogo, cada umatem suas quests e recompensa o que da um pequeno fator replay mas elas são curtas e poucas, então não acho que é o bastante para querer rejogar, e a guilda do Holy Seal está associada ao final "ruim" então quem estiver buscando o final bom vai ter que se juntar as outras, mas esse final é basicamente uma cena curta no final.

    No geral, Venetica é um jogo legalzinho e com algumas ideias únicas mas  faltou um pouco mais de profundidade em alguns aspectos mas é um jogo de orçamento baixo e o segundo dessa empresa creio eu, provavelmente não tinham recursos para mais.

    7
    • Micro picture
      santz · over 1 year ago · 1 ponto

      Não conhecia esse. Vou dar uma caçada.

      1 reply
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-08-16 14:43:53 -0300 Thumb picture
    marlonzp checked-in to:
    Post by marlonzp: <p>Check in dos jogos que andei jogando nos últimos
    Risen 2: Dark Waters

    Platform: PC
    210 Players
    5 Check-ins

    Check in dos jogos que andei jogando nos últimos meses.

    Risen 2 de modo geral mantém o que torna os jogos da Piranha Bytes interessante, só que em menor escala, de fato, Risen 2 é provavelmente o jogo mais fraco da empresa (se bem que não joguei Gothic 3) embora ainda seja divertido o bastante para manter entretido até o fim. O humor, os personagens, as belas ilhas e o design de algumas quests são o ponto forte do jogo, de resto é meio limitado, o combate é estranho no começo mas depois que aprendemos algumas  skills acaba acostumando e da uma melhorada, mas é inferior ao do primeiro jogo, o problema é que como o jogo é focado em uma época de pirataria o loot e variedade de equipamentos ficaram  meio limitados, só podemos usar espada como melee, mão tem mais machados e martelos, o dano das espadas é separado em piercing e slashing mas isso é meio inútil visto que não faz diferença em combate e os monstros não tem resistências específicas. A batalha final é bem tosca e fácil assim como da do Risen 1.

    No geral é um jogo legal mas limitado se comparado aos anteriores da PB.

    5
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-06-09 20:32:25 -0300 Thumb picture
    marlonzp checked-in to:
    Post by marlonzp: <p>Finalizado, um pouco mais de 58 horas</p><p>Bem,
    Risen

    Platform: PC
    216 Players
    13 Check-ins

    Finalizado, um pouco mais de 58 horas

    Bem,  os jogos da Piranha Bytes são ame ou odeie, para quem já jogou algum jogo da empresa principalmente Gothic vai ter uma boa ideia de como Risen funciona.

    O ponto forte do jogo é o  worldbuilding e a maneira como os personagens reagem a suas ações, muitas vezes conversar com um personagem e terminar uma quest pode abrir novas opções de diálogos e reconhecimento de outros NPCs, o mundo não é estático e personagens podem mudar suas rotinas dependendo de alguma quest ou diálogo e aqui eu não estou falando de escolhas que mudam drasticamente a trama mas de pequenas coisas, de modo geral o jogo não tem escolhas totalmente impactantes mas essas coisas menores que são o diferencial dos jogos da PB. Comparado com outros rpgs o uniuverso de Risen também é bem mais low fantasy e modesto, típico da maioria dos rpgs europeus, vc não vai achar 500 criaturas armas e armaduras diferentes, nesse ponto o jogo é mais modesto, apesar de ter variedade o suficiente para não chegar a ser chato.

    Outro ponto forte é a exploração da ilha que apesar de não ser tão grande é cheia de segredos. A trilha sonora também é muito boa e da uma imersão bacana enquanto explora.

    A trama em sí não é nada demais, quebra o galho, mas como o worldbuilding do jogo é bom acaba compensando.

    O combate fica mais interessante depois que desbloqueamos skills com as armas, no começo pode ser bem frustrante e os inimigos podem nos matar facilmente, algumas partes da ilha tem que ser exploradas com cuidado

    O ponto fraco do jogo é que ele fica bem linear depois do capítulo 1, é possível fazer todas as side quests e explorar a maior parte da ilha nesse primeiro capítulo, então o que resta nos próximos é seguir a trama principal que tem alguma fetch quests e explorar algumas dungeons meio extensas cheio de salarians, o que fica meio maçante depois de um tempo.

    Enfim, gostei do jogo mas como tudo da Piranha Bytes é meio difícil recomendar, há quem ame e quem odeie.

    18
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-05-15 01:47:02 -0300 Thumb picture
    marlonzp checked-in to:
    Post by marlonzp: <p>Lembrei desse jogo outro dia, praticamente o "pr
    Loki: Heroes of Mythology

    Platform: PC
    15 Players
    1 Check-in

    Lembrei desse jogo outro dia, praticamente o "primo pobre" to Titan Quest,  a única vantagem é o gameplay mais gore e cada inimigo tem uma animação ao morrer, de resto é meio linear e as classes não são lá muito memoráveis.  Uma coisa que é legal é que podemos escolher se os monstros vão dar respawn ou não

    4
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-05-09 22:56:03 -0300 Thumb picture
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    Post by marlonzp: <p>Finalizei já tem um tempo mas fiquei devendo um
    Borderlands 3

    Platform: PC
    77 Players
    48 Check-ins

    Finalizei já tem um tempo mas fiquei devendo um check in

    Bem, para quem acompanhou desde o lançamento sabe que Borderlands 3 foi meio polêmico e dividiu o fandom, tirando os problemas de performance que de fato foram um saco e demoraram para corrigir o jogo foi elogiado pela jogabilidade e criticado pela história, personagens e humor. De modo geral é por aí mesmo, melhoraram muito a jogabilidade que é de fato o maior ponto positivo do jogo, o "gunplay" é viciante e empolgante, adicionaram a escalada para algumas áreas e agora podemos dar fast travel de qualquer lugar para qualquer ponto de fast travel ou mesmo o automóvel, tem algumas outras melhorias menores com o carrergar todas as armas nas máquinas apertando apenas um botão e outras de UI (embora eu prefira o inventário do BL2)

    Outra melhora é nas skill trees dos vault hunters, agora temos 3 skills ativas para usar com vários perks para adicionar (acho que são 4 na verdade já que foi adicionada uma skill tree nova para cada personagem, nos últimos patches, mas não cheguei a jogar depois disso). Os mapas estão maiores (isso nem sempre é positivo já que alguns são exagerados) e tem vários cantos para explorar e desafios para achar.

    Por último, os vault hunters agora falam durante as missões, isso já acontecia no Pre Sequel mas foi melhorado aqui, mas isso meio que tem um ponto negativo já que todos os npcs reagem da mesma forma com todos os VH e com as mesmas respostas o que não combina muito em algumas cenas, eles não reconhecem com qual personagem vc está jogando o que é meio bizarro quando todo mundo está falando sobre sirens e a Amara está lá tipo "WTF" (Isso foi um problema grave no BL2)

    Já a trama do jogo realmente não é grande coisa, basicamente temos que parar os vilões de abrir um vault e só, tem alguma revelações sobre o lore do jogo mas nada de muito relevante, os vilões foram outro problema , o background deles é até interessante e tinha potencial mas são caricatos e aquela coisa de livestreaming foi meio toscão. Na verdade, as partes mais interessante da trama são as que são focadas nos conflitos secundários (tipo Rhys vs Katagawa). O humor e as side quests variam de medíocre para ótimo, mas de fato comparado ao BL2 nãol é lá muito engraçado. Dos personagens novos gostei do Clay e da dupla de robôs Grouse e Sparrow que são de longe os melhores personagens, de resto os personagens são ok com exceção da Ava que já se tornou pelo fandom a personagem mais odiada da saga. haha

    Sobre o Mayhem mode, a ideia em sí é bem interessante já que não precisamos mais zerar o modo história várias vezes para upar o personagem, o problema é que nos modos acima do nível 5 os inimigos meio que se tornam esponja de dano e só alguma poucas armas são úteis, esse foi um outro problema, o jogo tem muitas armas, muitas lendárias mas elas não são tão únicas e memoráveis como os jogos anteriores.

    Por sorte, as DLCS tornam o jogo mais interessante como sempre,  uma breve análise abaixo de cada uma delas.

    Moxxi's Heist of the Handsome Jackpot: A dlc que mais tem a vibe do BL2, temos os robôs da Hyperion de volta, o Timothy e vários áudios do Jack espalhados, a trilha sonora também é muito boa, personagens como Freddy ne Amber são bem legais, a trama e o vilão são meio meh, mas é uma dlc bem divertida.

    Guns, Love, and Tentacles:  DLC com uma pegada meio dark, a vila lembra a da dlc da Tiny Tina, alguns npcs bizarros e bem carismáticos como  Mancubus Bloodtooth e Burton Briggs, as side quests desses dois personagens são bem legais, os vilões e a trama são meio meh, mas vale pelas side quests e ambientação/bizarrice.

    Bounty of Blood. Minha dlc favorita, vibe western muito boa com um narrador descrevendo  cada cena importante, Rose foi a melhor vilã do jogo, lembra um pouco a Nisha, no geral essa dlc teve o melhor balanço entre todos os elementos que tornam Borderlands interessante.

    Psycho Krieg and the Fantastic Fustercluck: Essa dlc tinha potencial para ser a melhor, toldo fandom estava esperando algo do nível da dlc da Tiny Tina e a do Claptrap em Pre Sequel, mas infelizmente ela acabou sendo bem curta e com mapas mais lineares e side quests também curtas e no geral pouco desenvolvidas (com exceção a que vc ajuda a arma falante que foi bem hilária), apesar disso em termos de história foi a melhor dlc, explorar a mente do Krieg e descobrir mais sobre seu passado foi bem interessante.

    Enfim, BL3 é um jogo bem divertido, o gameplay é viciante e bem envolvente e as skill trees estão mais elaboradas, tem os problemas que citei acima que de fato precisam ser melhorados em um próximo jogo mas não diria que o jogo é um total fracasso em outros aspectos também, principalmente considerando as ótimas dlcs.

    6
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-03-28 14:31:07 -0300 Thumb picture

    Ghost of Tsushima:Jogo ganhará filme dirigido por diretor de John Wick

    Ghost of Tsushima, jogo da Sucker Punch Productions (estúdio responsável pela série "inFamous") para PlayStation 4, vai virar filme dirigido por Chad Stahelski, cineasta por trás da franquia John Wick.

    Resto da matéria

    Ghost of Tsushima

    Platform: Playstation 4
    431 Players
    277 Check-ins

    17
  • marlonzp Marlon Zanini
    2021-02-02 01:20:55 -0200 Thumb picture
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