2016-04-05 21:59:59 -0300 2016-04-05 21:59:59 -0300
marcusmatheus Marcus Vinicius de Paula Matheus Featured

Chrono Trigger - Porque este RPG ganhou tanto destaque ?

Single 3296593 featured image

Tudo começou quando a Square resolveu abrir mão de todos os conceitos que ela mesma havia explorado dentro do universo dos RPGs.

Para muitas pessoas da minha época a palavra "mudança" é algo que assusta e muitos entendem que alguns gêneros são definidos por características comuns que precisam estar presentes em todos os jogos. O que a maioria dos meus amigos de época se esquecem, é que alguns dos jogos que eles mais idolatram seguiram caminhos completamente opostos a estes pensamentos e se tornaram memoráveis justamente por causa das mudanças implementadas (e não porque seguiram conceitos pré-definidos).

Chrono Trigger chegava para uma geração apaixonada por RPGs tirando do palco elementos mais do que tradicionais para os jogos do gênero: Combates aleatórios, obrigatoriedade de lutar para evoluir os personagens, e longas animações antes de cada combate. Para completar o pacote, apesar de podermos resumir a história do jogo numa frase típica ("Salve o mundo e resgate a garota"!) toda a trama do jogo era não linear, numa épica jornada em busca pela redenção e com seus incríveis e inéditos mais de 10 finais diferentes!

Tudo isso era contra as regras tradicionais, quebrava paradigmas e conceitos e exatamente por isso, o jogo é lembrado como um marco nos RPGs eletrônicos e figura nas listas dos melhores jogos de todos os tempos.

Por trás do jogo tínhamos uma equipe de profissionais que a Square chamou na época de "time dos sonhos". Apesar do nome ser um pouco pretensioso, o resultado final "in-game" mostrou a capacidade criativa destes mestres que, antes de Chrono Trigger, viviam fadados a competir entre si a cada novo lançamento. Na época da produção do game, a Square e a Enix eram empresas separadas e rivais; então imagina o grande feito que foi juntar, numa mesma equipe, Hironobu Sakaguchi (ninguém menos do que o cara que criou Final Fantasy!), Yuji Hori (autor das histórias de Dragon Quest), Akira Toriyama (desenhista e criador de Dragon Ball) e o compositor Nobuo Uematsu (que criou músicas marcantes e eternas para os Final Fantasys)!?

O objetivo por trás das mudanças no game era dar vida nova à um gênero que estava caindo num ciclo de repetição pouco empolgante, com excessivos lançamentos com a ambientação medieval e pouco (ou nenhum) acréscimo no universo dos RPGs. 

Mudar tudo e fazer algo novo, com elementos completamente incomuns, é perigoso claro, e sempre representa uma aposta de risco para qualquer empresa que busque se destacar entre o comum e o normal.

Mas com um foco incomum na história e uma trama que explorava, de forma nunca antes vista, os preceitos e os princípios da causa e do efeito, Chrono Trigger não demorou para conquistar os jogadores da época e se tornar uma referência para os jogos depois dele.

Apesar do jogo manter uma base medieval, você viajava pelo futuro e pelo período pré-histórico, criando e tomando decisões que iriam influenciar toda uma época ou civilização. Você era mais do que apenas um expectador da história do jogo. Você podia participar e ver os resultados de suas ações ao longo dos anos. E ai mora uma questão moral muito importante: Quando suas decisões podem afetar a vida das pessoas que ama (ou até mesmo mata-las), responder à um simples "sim" ou "não" era algo muito mais complexo e tinha um peso incomum, que os jogadores da época não estavam acostumados!

Grande parte da assim chamada "facilidade" do jogo se dava ao seu sistema de batalha simples, direto e fácil de aprender. Os inimigos ficavam espalhados pelos cenários e podíamos evitar muitos combates se assim quiséssemos.

Entretanto, ao buscar ou entrar num combate, nossos companheiros apareciam logo ali, no próprio cenário, e a batalha acontecia no mesmo lugar por onde estávamos andando. Não existia em Chrono Trigger um "cenário de batalha", ou animações e musicas que antecediam o confronto com os inimigos. Tudo era bem direto, rápido e ajudava na imersão do jogador.

Toda essa visão e vontade de ir além dos paradigmas de toda uma geração de jogadores, e justamente num estilo de jogo que tende muito a estagnação, fizeram de Chrono Trigger um título memorável e que até hoje é lembrado por isso! 

Lembrarmos destes motivos é sempre importante, pois da próxima vez que um RPG aparecer com conceitos completamente diferentes daqueles que são "comuns" ao gênero, lembre-se que são estas decisões que diferenciam um jogo de sucesso de "apenas mais um jogo". É claro que estas apostas são perigosas, e muitas vezes podem gerar efeitos completamente opostos aos pretendidos (gerando prejuízo), entretanto, buscar inovação é sempre a chave para se criar jogos que irão além de uma simples experiência de vídeo game. Buscar inovação é a chave para se criar lendas...

Chrono Trigger

Platform: SNES
14078 Players
484 Check-ins

165
  • Micro picture
    burningorpheus · almost 7 years ago · 7 pontos

    Um jogo que envelheceu bem, qualquer pessoa vai conseguir apreciar totalmente esse game

    3 replies
  • Micro picture
    diegodoiyd · almost 7 years ago · 7 pontos

    CT é mais um exemplo de um game que sobreviveu a regra dos quinze e até hj é atemporal...

    3 replies
  • Micro picture
    ectjunior · over 6 years ago · 4 pontos

    Atemporal ! Pena que é modinha ser hater. Sempre tem algum PHD ( ou pelo menos que se acha PHD ) que zera jogo com detonado, que acha o jogo ruim. Desafio alguém que não sabia o que aconteceria, dizer que não ficou impactado ( SPOILER)

    com aquele acontecimento em Zeal, a começar pela vidência de Magus ( criança ) que prevê o acontecimento, mas vc nem dá bola, deve ter chamado o moleque de maluco ainda, e tudo culmina na morte de Crono ou não lutou desesperadamente contra pedaços do Lavos para poder ressuscitar o mesmo ( o que é totalmente opcional ).

    Só esse acontecimento, já valeria o enredo todo. Mas todas as revelações em End of Time e etc, ainda não convenceram um hater, nada vai convencer, acredite. Sorry, o haterismo é livre. E o pior é que quem critica, ainda acha Chrono Cross melhor. Não me entenda errado, eu joguei Chrono Cross, me diverti, acho no máximo um spin off mal feito, mas daí dizer que é melhor que CT, tudo bem, é questão de gosto, mas fundamente amigo. Só pq o gráfico é melhor não quer dizer que seja melhor. Sorry. Tem gente que até hj não entendeu qual era a missão da Kid, enviada por Balthazar, o plot twist causado por FATE, 2 ou 3 vezes durante o jogo, o dos dragões, e por final, a junção das linhas temporais se vc souber tocar a "GAITA" kkkkkk. Tem gente que acha que foi a Schala que apagou as memórias deles. Putz, no coments. Vou parar por aqui, tem gente que escreve textão nesse site, mas deveria jogar o jogo umas 2 vezes, de preferência sem detonado pra poder falar algo sobre. Essa geração que joga os games com detonados é simplesmente irritante. (Reduzir ←)

  • Micro picture
    diegomatias · almost 7 years ago · 3 pontos

    Tentei. Mas detesto jogo por turno.

    4 replies
  • Micro picture
    mikhail_tomas · almost 7 years ago · 3 pontos

    Esse merece um Remake!

    1 reply
  • Micro picture
    armando0 · almost 7 years ago · 3 pontos

    Excelente matéria! Deviam fazer um remake para o 3DS!

    1 reply
  • Micro picture
    kess · almost 7 years ago · 3 pontos

    Joguei, e muito, fiz todos os finais, mas ainda assim, bate uma vontade de voltar a explorar todo esse mundo mais uma vez...

    2 replies
  • Micro picture
    gamesimperdiveis · almost 7 years ago · 3 pontos

    Conhecendo o game agora kkkk Nunca ouvi falar sobre esse RPG, mas a história deve ser bem show! Sou novo aqui por favor me sigam!

    2 replies
  • Micro picture
    wiegraf_folles_ · almost 7 years ago · 3 pontos

    A ausência ou redução de Random Encounters numerosos, grind, Pallet Swap dungeons entre outros artifícios pra estender o tempo de jogo bota ele realmente a frente da competição, sem contar que ele ainda é um jogo bonito mesmo depois de anos.

    2 replies
  • Micro picture
    kitsunegamereviews · almost 7 years ago · 3 pontos

    Excelente matéria , parabens

    1 reply
  • Micro picture
    rafaschiabel · almost 7 years ago · 2 pontos
  • Micro picture
    favelaxgamer · almost 7 years ago · 2 pontos

    Sinto vergonha de fala que quanto terminei ele no seu lançamento tive que usa uma péssima revista chamada na época GamePawer na verdade so deixou eu mais burro com sua ajuda"então acho que terminei ele 80% sozinho e apenas20% usando a revista"nossa que vergonha que estou agora falando isso"igual nossa amigo sitou"por eu não saber nada de inglês e ainda contínuo sem saber kkkk"foi a forma que tive de não fazer merda nas perguntas que tinha que responder durante a jornadas que ia e vinha nessa máquina do tempo

    2 replies
  • Micro picture
    wiegraf_folles_ · almost 7 years ago · 2 pontos

    Penso até em rejogar o CT, FF6 e suas batalhas a cada 3 passos tão me deixando com um gosto ruim na boca... Não me lembro do 4 e 5 terem tantas batalhas ._.

    6 replies
  • Micro picture
    iagopires · almost 7 years ago · 2 pontos

    Legal. Parabéns pelo post!

    1 reply
  • Micro picture
    kahkilljoy · over 6 years ago · 2 pontos

    Estou jogando de novo o/ É um dos melhores jogos q eu tive o prazer de jogar <3

    1 reply
  • Micro picture
    lug4 · over 6 years ago · 2 pontos

    Comecei a jogar esses dias e me surpreendi eu to amando esse jogo!

  • Micro picture
    toxicmeat504 · about 6 years ago · 2 pontos

    Jogo muito lindo, jogo até hj pelo emulador de celular :D

  • Micro picture
    gamerdesconstrutor · over 6 years ago · 1 ponto

    Excelente texto! Gostei mesmo. Engraçado que mesmo atualmente ainda aparecem pessoas a produzir alguma manifestação de amor por esse jogo. Ainda hoje saiu uma fanarte sensacional dele, até postei no meu Blog pois gostei muito.

  • Micro picture
    juninhonash · almost 7 years ago · 0 pontos

    Porque foi desenhado pelo Akira Toriyama.

    13 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...