2021-03-25 12:06:49 -0300 2021-03-25 12:06:49 -0300
ryou Manoel Nogueira checked-in to:
Post by ryou: <p>Comecei!</p><p>Conheço a série só de nome há mui
Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout

Platform: Playstation 4
8 Players
4 Check-ins

Comecei!

Conheço a série só de nome há muito tempo, mas só agora resolvi jogar.

Não estava esperando uma trama incrível, mas também não esperava que os personagens fossem uns bocós.

Começando com a protagonista... ela é insuportável, a típica adolescente "rebelde" que odeia as tarefas de casa e só quer fazer o que lhe interessa.

Veja bem, não estou falando que ela tem quer ser a filhinha exemplar e perfeitamente obediente. Se todos personagens fossem "perfeitos", nem sequer existiriam conflitos nos jogos, não é mesmo?

O que me refiro aqui é que além de ser uma típica aborrecente, ela também é hipócrita! Fica puxando os amigos pra uma aventura em que a princípio só ela quer entrar, e quando eles falam sobre os interesses deles, a resposta hipócrita é essa:

Forget it, I'm not interested in those dumb diagrams of yours right now.

E acha que a hipocrisia acaba aqui? Que nada! Ignorando completamente sua própria atitude de repulsa aos interesses dos amigos, ela solta a próxima pérola ao mostrar seu ateliê:

Jeez, why are you two acting so blase? I thought you'd be way more... I dunno, impressed or something!

É mesmo, mocinha? Então por que VOCÊ não agiu assim com os diagramas do pobre Tao?

Mas é claro que nossa querida protagonista não é a única escrota, seus amigos também são em certo nível. Em resposta à perola anterior, Lent diz:

We're kinda busy doing our own thing, ya know. We don't have room in our brains to get excited for you.

Tudo bem estar ocupado com os próprios assuntos, nada errado aqui... mas isso significa que você não pode ficar minimamente animado pelas conquistas da sua amiga? Que turma, hein!

Deixando de lado a turma mais empática do mundo e indo agora pra um adulto. Não conheço muito esse sujeito, mas já não confio muito só pela cara de vilão que ele tem.

Independente dele realmente ser evil ou não, de uma coisa eu tenho certeza: ele é biruta! Olha a chuva naquele momento e o que ele diz:

You shouldn't stand around in the sun like this.

Ainda não sei se o clima é scriptado ou não, o que poderia justificar a fala caso não seja, mas isso foi realmente estranho.

Agora, indo comprar algumas coisas na vendinha da esquina, o sujeito diz:

Say, Ryza--are you a big milk drinker?

MAS QUE RAIO DE PERGUNTA É ESSA?

Gente, só tem maluco nessa ilha! Qual a lógica de usar armadura no tórax e nos braços, mas usar um shortinho?

Voltando ao grupo, sempre que rola uma cena nesse barquinho eles tem uma leve discussão. Me pergunto onde isso vai levar, se é que vai a algum lugar.

Bem, o jogo é um Atelier, então bora construir um!

A parte de coleta de recursos, combinação deles na alquimia e criação de novos itens a partir de receitas até então inexistentes tem sido o ponto forte do jogo, o que é ótimo, já que é sua principal característica.

As batalhas também são bem legais, rápidas, com habilidades sendo acionadas a partir da interação dos personagens, e o aprendizado de novas skills vindo pela conclusão de quests e não simplesmente por level up ou por itens.

E é claro que ao finalizar seu secret hideout com a ajuda dos três amigos, a Ryza é egoísta o bastante pra nomear o lugar como "Atelier Ryza". Sensacional! Tragam um prêmio pra amiga do ano!

Ainda bem que já esperava que o jogo não teria um foco na narrativa, e com isso posso aproveitar melhor sua real proposta: a alquimia.

Passo um tempão combinando itens, criando novos, coletando recursos e completando quests da party pra ganhar novas skills e nesse aspecto o jogo tem sido bem divertido.

B-B-B-Barrel!

12
  • Micro picture
    manoelnsn · 3 months ago · 0 pontos

    Pelo pouco que joguei desse jogo antes de dropá-lo para nunca mais voltar ( e manter minha experiência com Atelier apenas nos Iris e nos Mana Khemia mesmo) também achei a Ryza insuportável, até me lembrou outra praga dos infernos, a Haruhi Suzumiya.

    4 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...