2021-05-06 14:19:33 -0300 2021-05-06 14:19:33 -0300
mandaloriano_95 Henrique checked-in to:
Post by mandaloriano_95: <p>Com quase 37 horas de leitura (exatamente a mesm
Air

Platform: PC
4 Players
6 Check-ins

Com quase 37 horas de leitura (exatamente a mesma duração de Kanon), concluí Air! Agora posso dizer que já li toda a trindade clássica da Key.

O último arco da história é certamente cheio de altos e baixos. A primeira metade dele é extremamente arrastada graças ao fato de ela ser composta, em sua maioria, de cenas e diálogos já vistos durante o arco inicial. Mesmo sob a perspectiva diferente, observada através dos olhos do corvo Sora, e com as cenas novas, não é o bastante para livrar a leitura da sensação de repetição excessiva.

Felizmente, a segunda metade do arco tem alguns momentos realmente bonitos. A relação entre mãe e filho sempre foi uma constante durante toda a história de Air, e aqui ela atinge seus patamares mais altos durante a passagem na praia e ao final, quando a Mizusu levanta da cadeira para andar em direção a sua mãe, em um desfecho certamente inesperado. Uma cena que não me desceu muito bem, contudo, foi a do festival de verão. Embora a cena tenha um bom impacto emocional, a tempestade me pareceu forçada demais, levando em conta que ela não ocorre na rota da Kano quando chega o mesmo dia.

As motivações da Haruko também são reveladas e ela acaba se tornando alguém que se sobressai de forma surpreendente. Ao mesmo tempo, a conclusão dos personagens da Misuzu e do Yukito certamente não foi o que eu imaginava que seria, ainda mais tendo como base os finais de Kanon e CLANNAD.  É de um sentimento realmente agridoce, mais próximo de algo como Tomoyo After (embora não tão impactante, eu diria).

No fim, os momentos mais chatos da leitura e alguns pontos um tanto arbitrários do enredo acabam arrastando a obra um pouco para baixo, ainda que os bons momentos consigam se destacar de forma suficiente. Fica abaixo de todas as outras obras da Key que li até então, mas é uma experiência satisfatória.

Após o término de Air, meu plano inicial era continuar submerso nos trabalhos da Key e já emendar com Little Busters. Mas, agora estou inclinado a ler ou Higurashi, muito por conta das altas recomendações do @ralphdro e do anime que foi exibido há poucos meses, ou Muv-Luv, que comprei poucos dias atrás durante a Golden Week.

10
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...