"Final Fantasy não está morrendo. Já está morto."
O site Wired.com publicou uma matéria dizendo o porque acredita na afirmação acima. Veja a tradução abaixo:

- "Bom, demorou, mas acho que podemos dizer: Final Fantasy está morto.
É difícil marcar o tempo exato da morte, mas em algum ponto durante a última década, o JRPG mais famoso do mundo chutou o balde, e agora a Square Enix está apenas desovando o corpo. Abaixo, um trecho de uma sessão de perguntas e respostas como Nobuhiro Goto e Motomu Toriyama, desenvolvedores do próximo jogo da série, Lightning Returns: Final Fantasy XIII.
P: -"Os seios de Lightning foram aumentados?"
Goto: -"Bom, Toriyama-san disse que os queria maiores, então..."
Toriyama: -"Hey, não tente escapar da responsabilidade!"
Goto: -"Sim, nós os fizemos maiores."
P: -"Eles vão balançar agora?"
Goto: -"Sim!"
Toriyama: -"Depende da roupa, como se ela estiver usando roupas íntimas corretivas."
A matéria da Dengeki Online sobre o evento nos contou que, como o jogador pode escolher a roupa e armadura de Lightning, eles podem escolher também a quantidade e duração do balancear dos seios da mesma, por meio de uma cuidadosa seleção de equipamentos. Caso queira uma melhor visão de tais ondulações mamárias, um dos desenvolvedores ressaltou, basta equipá-la com um escudo menor!
Hey, eu sou a última pessoa que vai dizer que tipo de jogos eles devem ou não fazer. Eu gosto de Leisure Suit Larry¹, e aquele jogo é 95% piada sobre e/o imagens de seios. Há espaço para criar e jogar uma vasta variedade de coisas. Mas se em 2013, isso é o que uma Q&A (Perguntas e Respostas/Entrevista) sobre Final Fantasy se tornou, então qualquer chance que a série já teve de ter respeito por jogadores mainstream pegou o trem e saiu da cidade.
Em seus tempos dourados, Final Fantasy era o supra-sumo dos videogames, baseado em personagens fortes, identificáveis e storylines épicas. Claro, os jogos tinham seus momentos despojados, mas a maioria se mantinha séria o bastante para tentar mostrar temas complexos em plataformas onde enredos simples e personagens cartunescos eram maioria. Eles empurraram os limites, mesmo que imperfeitamente, os enredos não eram Shakesperianos, mas a ideia de orquestras tocando as incríveis trilhas do game, ou galerias de arte exibindo os designs de Yoshitaka Amano estavam sempre presente. E com certeza atualmente, as pessoas que criaram jogos como Bioshock Infinite ou The Last of Us, foram inspiradas em parte pelos antigos Final Fantasy.
Que inspiração, se alguma, irá o simulador-de-balanço-de-seios Lightning Returns oferecer para uma nova geração de criadores de games? Em algum lugar da linha, Final Fantasy perdeu o foco. O criador Hironobu Sakaguchi se foi, e se ele esperava passar a tocha para uma nova geração, eles a deixaram cair, a esqueceram na sujeira e correram sem parar. Final Fantasy X, lançado em 2001, não foi tão ruim, mas a sua sequência, Final Fantasy X-2, decidiu que o que a série precisava era pegar todas as personagens femininas, dar-lhes roupas curtas e as transformar em estrelas de J-Pop.
A partir dali foi apenas decadência. A Hydra Final Fantasy tem várias cabeças, e não são apenas os titulos principais que suportam o legado da série. Mas onde quer que você olhe, há notícias ruins. A versão original de Final Fantasy XIV foi tão mal recebida pelos fãs que a Square Enix teve de desligá-la, refazê-la do nada, e isso custou muito dinheiro. E mesmo que a nova versão seja ótima, ainda será um MMO com uma mensalidade, em uma era dominada por Free-To-Plays. Em plataformas móveis nós temos jogos como Final Fantasy: All The Bravest, escoriado pelas críticas como um caça-níqueis descarado.
Vacas gordas não duram pra sempre. O declínio de vendas de games Final Fantasy, seguido da bagunça que foi Final Fantasy XIII indicam isso. Nesse ponto, é difícil ver um caminho de volta a relevância de Final Fantasy, se os responsáveis pela série estão usando sua criatividade pensando em físicas para seios. Não é disso que a marca Final Fantasy retém seu prestígio, e os games modernos estão, atualmente, vivendo inteiramente de uma reputação herdada.
Você foi legal, Final Fantasy, e foi bom te conhecer."
¹ Leisure Suit Larry é uma série de jogos estrelada por Larry Laffer, com temas adultos. O game foi publicado pela Sierra.
Texto original: Chris Kohler (@kobunheat)
http://www.wired.com/gamelife/2013/07/final-fantasy-is-dead/
Tradução: Final Fantasy Aces
Lightning Returns: Final Fantasy XIII
Platform:
Playstation 3
968
Players
94
Check-ins
joguei. o game tem alguns problemas. não ia classificar como 5 estrelas pq seria injusto com os demais. mas em compensação não classifiquei para não dar nota baixa.
o fato do jogo ter problemas não significa q vc não tem potencial. tu é estudante ainda. tem muito chão para percorrer mas já começou muito bem.
agora é so se dedicar. :)
@tecnofenix o curso é bom, da pra desenvolver jogos sem fazer o curso em si, mas o curso é uma otima base, ajuda de verdade e até agiliza o aprendizado. E obrigado!
@sophos eu mandei ja a versão mais atual do game, apenas esperando a avaliação deles e a publicação, mas obrigado pelo feedback, ja estou trabalhando em um proximo projeto e este sera um platformer bem mais bem feito
é isso ai. para o alto e avante!