2021-10-22 01:59:32 -0200 2021-10-22 01:59:32 -0200

CONSOLES VS EMULAÇÃO..... E DÚVIDA

Nos últimos meses gastei um bom tempo e dinheiro (creio que de 500,00 a 600,00) na montagem de um "kit" retrogamer com foco no PS1 e PS2.

Comprei CRTs (Uma TV Sony Wega e um monitor LG Flatron), um leitor SD X USB de qualidade, um Pen drive 3.1 de 32gb, um conversor AV / S-Video to VGA e outro AV / S-Vídeo para HDMI (que nem chegou ainda), instalei os programas OPL DB, RETROARCH E POSTARTER no PS2, depois OPL  Manager e OPL Server no PC, aprendi a configurar e jogar em rede jogos de PS2 e via Pen drive os de PS1, consertei meu PS1 Baby, comprei um cabo, aliás muito bom, multi entrada e multi saída, etc. 

Desbloquei o 3DS (New 2DS XL, mas dá no mesmo) e também instalei o Retroarch nele e roda de boa jogos de PS1 (achei surreal). 

Troquei de celular e deixei meu velhinho Xiaomi MI 5 para jogos, principalmente Android mesmo, Nintendo 64 e PSP (parece um Switch Lite com o Joystick Bluetooth).

E por último restaurei meu PC agora usando um M2 (cara, que doido, depois falo disso) para unidade de sistema e programas e fiquei só na GPU on board, uma Iris Pro 6200 que em HD roda coisa demais até hoje e só peca por não ter suporte a Vulkan. 

Aí que esta: No PC depois de baixar as últimas versões de Duckstation (PS1) e Pcsx2 (PS2) fiquei abismado. A emulação está fina demais. Muito, muito  boa mesmo. É olha que, repito, no vídeo on board. Gamecube e WII no Dolphin também estão lisos. Em 2x quase tudo, mas liso. 

O que me levou a meditar sobre manter essa parafernalia toda ou simplesmente jogar no emulador. Ponto principal, resolução. Nos CRTs, blz, resolução nativa e fidelidade visual. Mas a TV está na minha sogra e o monitor (que precisa do conversor para usar o console nele) , mesmo sendo de 17 polegadas, é um trambolho que está no armário e só monto pata jogar. Falta de espaço e preocupação do meu "pequeno bárbaro" (RS) quebrar. 

E o PC ali, só ligar e pronto. 

A solução para os consoles? Comprar um escalaonador (upscaler) tipo OSSC, os da Gamescare, Retrolink, Bitfunx e tal. Entre 500,00 a 800,00 comprando lá fora. Daí jogaria de forma nativa em alta resolução (no mínimo 2x, mas dizem que é o ideal mesmo). 

De boa? Sei não, mas estou tendendo a preservar meus consoles e ficar na emulação usando Windows, Android e 3DS. Quando e SE puder, compro um escalaonador. 

Devo decidir no fim de semana.... 

Dúvida cruel., 😑

26
  • Micro picture
    ederpezawm · about 1 month ago · 3 pontos

    Eu fiquei com emulação, em um computador coloquei um Intel Xeon E3-1230 v2, com 8GB de RAM e um SSD de 720GB, HD 500 e mais dos HD's de 1TB, placa de vídeo Radeon HD 5770, instalei o HyperSpin com Rocketlauncher e usando o RetroArch como emulador para a maioria dos sistemas, com o driver de vídeo CRTEmudriver e um conversor de VGA para vídeo componente liguei em uma Sony Wega Trinitron de 29", assim posso jogar na resolução nativa com a comodidade dos emuladores. Tenho uns 50 sistemas emulado, desdo Atari até PS2 e GameCube, vários computadores e tudo quanto é Arcade. É uma maravilha.

  • Micro picture
    luis_f · about 1 month ago · 2 pontos

    Quanto a emular ps2, a melhor solução que vi até hoje, é comprar e desbloquear um ps3, tem jogos bons que não se comportam bem no emulador, e a iso destes roda perfeitamente no console com saída hdmi, deixando o resultado numa tv moderna muito melhor que o cabo vídeo componente.

    3 replies
  • Micro picture
    noblenexus · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu tenho essa mesma duvida. Eu gosto de ter os consoles e jogar eles as vezes, mas a maioria das vezes eu acabo jogando no emulador pela praticidade. O que me ajudou muito foi comprar um Everdrive pro meu super nintendo, pra não ter que ficar comprando várias fitas. pretendo fazer o mesmo com o Nintendo 64 que eu tenho aqui e tacar um HD no XBOX 360 e no PS2 (que tbm roda PS1).

    Eu acho que compensa manter pelo feeling nostálgico de jogar no próprio console, mas no dia a dia eu sempre vou de emulador

    1 reply
  • Micro picture
    legendoflisboa · about 1 month ago · 2 pontos

    Recentemente me vi pensando a mesma coisa. Tenho um SNES, PS1, PS2, PS3 e PS4, desses, emulo SNES, PS1 e PS2. Pouco tempo atrás levei todos os controles pra dar uma arrumada e me peguei pensando em investir em televisores antigos pra rodar eles nativamente dando aquela nostalgia, porém uma tv desses no ML está um preço bem salgado, sequer tenho lugar para instalar um tranqueira desse tamanho, dezenas de fios e afins, que apesar de não usar sempre os consoles, eles ficam instalados pra dar um toque decorativo e usual quando eu quiser, algo que é raro, justamente pelo fato de poder emular muito mais jogos no pc. Usando um controle atual, mais confortável para as mãos, tendo acesso a dezenas de jogos a mais do que tenho de forma física (não me aventuraria tanto quanto tu em desbloquear os consoles e/ou instalar programas, não é algo que eu teria tempo e vontade de fazer). Me levando a reflexão final de que, a emulação hoje está muito boa, jogos que perdem em desempenho no PS2, por exemplo, normalmente são alguns jogos desconhecidos, muitos já receberam versão atualizada na Steam ou na própria PSN pra rodar em PS3 ou PS4 de forma nativa. Não vejo mais motivo para se empenhar e investir tanto em algo que hoje está muito mais simples e acessível. Não me entenda mal, eu amo os consoles, porém um outro exemplo recente é o do Switch que está com um preço bem salgado, além dos serviços e jogos da Nintendo que está muito distante da realidade nacional, do outro lado tenho meu PC que roda jogos de switch numa qualidade até melhor que a nativa graças aos mods e sem gastar nada a mais por isso. Console retro realmente virou uma boa relíquia pra guardar, manter de forma decorativa no quarto e buscando sempre preservar para que continue funcionando para que em algum momento matar a saudade de jogar ele de forma clássica ou até mesmo mostrar para as novas gerações "como era no nosso tempo", mas investir pesado pra manter ele funcional no dia-a-dia não vejo como algo a demandar tanto tempo, espaço físico e investimento.

    1 reply
  • Micro picture
    lordsearj · about 1 month ago · 1 ponto

    Show

  • Micro picture
    lordsearj · about 1 month ago · 1 ponto

    Depois manda o link do conversor

Keep reading → Collapse ←
Loading...