Você escolheu sua pista, escolheu o seu carro e está pronto para correr. A única coisa que falta é escolher a transmissão do carro. A tela aparece: Manual (MT) ou Automática (AT)? Qual você escolheria? Faz alguma diferença?

Embora a diversão esteja garantida indiferente da transmissão que você escolher, a escolha de transmissão pode ser mais importante do que você pensa. Calma, este post não existe para chamar os motoristas de AT um bando de casuls. Saber usar a transmissão manual não te transforma em um profissional de corridas. O que vai definir isso é entender o valor da transmissão manual nos jogos de corrida.
A transmissão automática é um meio conveniente de aprender o jogo sem se preocupar com a troca de marchas, se divertindo com as corridas e apenas se preocupando com o freio e a aceleração. Porém, existe uma desvantagem na transmissão automática: Você entrega parte do controle do carro para o jogo. Por causa disso, em jogos como Daytona USA, a escolha de transmissão vai definir sua vitória ou sua derrota.

Eu vou explicar. Imagine a seguinte situação: Você está se aproximando de um semáforo. Ele está fechado, mas você ainda está longe dele, não existe nenhum carro em seu caminho e é possível que ele abra a qualquer momento.

(Não sou artista ok)
Considerando que não existem obstáculos na sua frente e que a possibilidade do semáforo abrir ainda existe, ao invés de deixar o carro em ponto morto e se preparar para parar, você pode diminuir a velocidade do veículo aos poucos apertando o freio e mudar para uma marcha menor. Assim, se o farol abrir, você aproveita o movimento do carro, acelera e coloca novamente em uma marcha mais alta, recuperando a velocidade anterior. Isso se chama Recuperação.
Nessa mesma situação, usando a transmissão automática (de videogame), não seria possível fazer essa ação com a mesma precisão, pois a marcha é trocada baseada na velocidade que você alcança. Você seria forçado a frear bruscamente o carro até chegar em uma marcha menor e, caso o semáforo mudasse para verde, teria de acelerar e esperar até que o jogo mudasse a marcha para você novamente, levando a uma recuperação de velocidade muito mais demorada.

É essa recuperação que vai garantir que você vença uma corrida, pois a mesma situação vale para curvas. Quando você entra em uma curva, precisa estar na velocidade certa para garantir controle do veículo na entrada e saída da curva. Uma mudança de marcha precisa e total controle sobre o carro garantem uma entrada e saída rápida nas curvas, perdendo o mínimo de velocidade possível, enquanto na transmissão automática você teria que brecar antes de entrar na área de risco da curva, virar o carro e acelerar na saída até recuperar a marcha e velocidade anteriores, dando a chance para outros corredores de te passarem. Essa é a importância da transmissão manual!

Agora, isso não significa que a transmissão automática seja inútil. Como eu disse antes, ela é uma ferramenta eficiente para conhecer o jogo. Metade da vitória sobre um jogo de corrida envolve conhecer como o jogo funciona e como ele reaje à suas ações.
Sempre que eu jogo um jogo de corrida novo, indiferente se é de uma franquia que eu já conheça, eu sempre jogo com a transmissão automática primeiro. Eu jogo até me acostumar com a física do jogo, entendendo como ele puni ou recompensa o jogador baseado nos movimentos que ele decide fazer a cada curva.
Quando eu já sei todas as vantagens e defeitos daquele jogo, eu passo a usar a transmissão manual e, utilizando o controle total do carro, lido melhor com a maneira que o jogo quer que eu faça as curvas.
Mesmo que você não esteja acostumado com a transmissão manual, lembre-se: Você tem o conforto de usar botões ao invés de lidar com uma transmissão manual real. Então, configure o controle da maneira que for mais conveniente para você e pratique até você pegar o jeito. Uma vez que se acostume, vai perceber a diferença nas corridas.

Espero que este artigo ajude os jogadores que se acham ruins em jogos de corrida, mas na verdade estão apenas sendo limitados pela transmissão automática. Você é mais rápido do que acredita ser ;)
Jogamos em 3 players aqui em casa ontem... que pandemônio que virou!!!