2023-03-27 14:43:32 -0300 2023-03-27 14:43:32 -0300
noblenexus Gabriel Lisboa Featured

Os jogos estão ficando mais fáceis?

Single 3959051 featured image

Com o lançamento nas últimas semanas de Hogwarts Legacy, muitos gamers acharam o jogo "fácil demais”, o mesmo pode se dizer do próximo lançamento que teve sua beta no ultimo final de semana Diablo IV. Esses são  apenasalguns exemplos mais recentes nessa onda de “jogos fáceis”.

Para quem cresceu jogando os clássicos 8 e 16 bits, os jogos modernos muitas vezes parecem ser fáceis demais não é mesmo? Como se todo desafio e dificuldade fossem reduzidos ao máximo, tornando a experiência de quem joga muito direta e pouco recompensadora.

Esse é realmente o caso? Existe uma conspiração da indústria de jogos para diminuir a dificuldade?

Primeiramente vamos definir o que é a dificuldade. Vamos por exemplo usar a primeira fase de Super Mario World (que na verdade é a yoshi island 2, mas todo mundo faz ela primeiro) como exemplo.

Para você que está lendo, o quão difícil é essa fase? não muito eu acredito. 

Agora pense em alguém que nunca jogou nem Candy Crush no smartphone, o quão difícil vai ser para essa pessoa?

Agora imagine uma senhora idosa, tipo a palmirinha, como ela iria se sair nessa fase? 

Por último, imagine alguém que só tem uma mão, como seria o desafio para essa pessoa?

Com esse amontoado de exemplos fica claro que a dificuldade de algo está ligado diretamente às condições de quem está encarando o desafio. Se é um jogador experiente, fácil demais, se for alguém sem base nenhuma, muito desafiador.

Um clássico exemplo de dificuldade da nossa época é a franquia da From Soft, Dark Souls. Seus jogadores costumam ter que enfrentar um desafio acentuado para terminar o jogo, mas isso significa que quem joga Dark Souls é mais habilidoso do quem é mestre de Donkey Kong Coutry? Não necessariamente.

Quem joga essa franquia aprende a ler os movimentos dos inimigos, atacar apenas quando vê brechas e muitas vezes sacrificar defesa por mobilidade, esperar para se curar em horas específicas e desviar no momento exato.

Porém um jogador assim, acostumado com a franquia pode ter muita dificuldade com um jogo que incorpore plataforma na fórmula, como aconteceu em Star Wars Jedi Fallen Order, onde vários jogadores de souls riram da facilidade do combate, mas tiveram dificuldade com a plataforma do jogo(pelo menos foi assim nos grupos que frequentei), enquanto a galera que já tinha jogado Tomb Raider 2013 e Uncharted tiraram de letra essa parte, mas tiveram dificuldades no combate.

Então concluindo, a dificuldade está ligada às habilidades de quem está jogando muito mais do que pré programada no jogo.

Sendo assim, é óbvio que um jogador ativo da era 8/16 bits terá mais facilidades do que alguém que começou a jogar recentemente. A experiência e a prática dão maiores condições de encarar os desafios.

Por isso, as desenvolvedoras atuais optam por usar sliders de dificuldade e outras varias opções de acessibilidade, para que jogadores casuais e experientes possam ter uma experiência agradável.

A indústria de jogos AAA tem que focar nos grupos maiores para atingir bons números de interações e vendas(Apesar de algumas exceções, mas normalmente são de nicho). Por isso para nós que já jogamos bastante os jogos atuais parecem tão mais fáceis, primeiro nossa condição para encarar esses desafios e segundo, a dificuldade normal está bem mais equilibrada para um jogador casual, que são a maioria.

Também devemos considerar a evolução no game design. Jogos antigos são baseados em lançamentos de Arcade e com pouquissimos recursos de hardware, por isso dificuldade acentuada era lei para um jogo não acabar em 30 minutos e deixar os clientes insatisfeitos.

Então sim, os jogos estão ficando mais fáceis em sua dificuldade padrão(normal), mas nós também estamos nos tornando cada vez melhores pela nossa experiência de jogo. No final das contas o maior desafio fica para os desenvolvedores em criar um jogo que funcione bem para todos os grupos não é mesmo?

Agora voltando ao exemplo do início do texto fico muito feliz por Hogwarts Legacy ter tantas opções de dificuldade, graças a isso minha mãe Potter Head de 53 anos que nem sabe pegar em um controle vai ter chance de aproveitar essa jornada sensacional.

Hogwarts Legacy

Platform: PC
35 Players
13 Check-ins

35
  • Micro picture
    jcelove · 2 months ago · 3 pontos

    É bem.isso. Os jogos de hoje tbm.tem.um um vies mais cinematico, de.trazer.uma.experiencia que misrure bem narrativa, visuais e gameplay, ao mesmo tempo em qje os jogadores, em media mais velhos tem menos tempo pra jogar e muito mais distraçoes. Pra uma empresa grande lançar um AAA de milhões de dolares pra um grupo restrito é praticamwnte suicidio comercial, tem de ser acessi mesmo

    Nos 8 e 16 bits os jogos em geral eram extremamente curtos e se seguravam na filosofia do arcade de fazer durar com dificuldade exagerada. O acesso aos games era menor tbm, grande maiproa dos jogadores eram.ceianças que tinham de se contentar com o jogo que ganharam ou o que tinha na locadora, aprendendo a jogar por pior que fosse a experiencia.hehe

    Qdo o ps1 chegou com a pirataria barateando jogos ao nivel de ser mais barato que a merenda da escola, os jogos artificialmente dificeis podiam ser facilmemte abandonados..

    2 replies
  • Micro picture
    aeciodepaula · 2 months ago · 3 pontos

    nos jogos de carro moderno, na última volta os carros baixam o desempenho para o jogador ganhar. Tipo o Gran turismo. Nos antigos de 8 e 16 bits, acho que não tem isso. Pelo menos nos antigos que eu joguei não tinha

    2 replies
  • Micro picture
    vante · 2 months ago · 2 pontos

    Eu posso confirmar isso porque eu joguei recentemente Donkey Kong Country Returns do Wii junto com a minha vizinha (como eu só tenho um controle, a gente ficou revezando) e ela tem 0 de experiência com jogos num geral. Pra mim ele é o DK mais fácil que eu já joguei, mas ela apanhou bastante nas fases até pegar o jeito.

    A gente jogou Smash Bros Brawl, Mario Kart e New Super Mario Bros Wii, mas ela jogou melhor o mamaco que treme o chão mesmo por ser o mais simples de entender.

    4 replies
  • Micro picture
    legendoflisboa · 2 months ago · 2 pontos

    Galera só quer reclamar indepentende do motivo, isso que devia ser dito kkkk. Minha namorada é uma que nunca jogou nada a infância toda, não tem apreço pelos games e raramente tá disposta pra jogar, pra ela é maçante ficar horas procurando algum item especifico ou principalmente, a frustração de morrer pra decorar uma fase (algo que nós já nos acostumamos devido ser cria dos 8/16bits). Ela foi o caso de morrer no tutorial do cofre de Hogwarts Legacy, pois esqueci de botar pra ela a dificuldade fácil, e no automatico fui de médio direto. Puzzles também ela demora muito pra achar, algo que meu olho já bate direto. Uma forma muito simples de resumir, que ao meu ponto foi realmente tirar a prova real dessa velha discussão é o que o Razbuten fez no canal dele. Vou deixar a playlist dele botando a mulher dele pra jogar, começou com um vídeo dela jogando coisas que são "obrigatórias" das antigas até ele fazendo videos de generos especificos. Fica a recomendação: https://www.youtube.com/playlist?list=PLordXx8iNEyStcX_WzqM0JCpiJYgqhinc

    1 reply
  • Micro picture
    tiagotrigger · 2 months ago · 2 pontos

    Além do que você falou, de hoje ter níveis de dificuldade e antigamente vindo dos arcades o jogo era curto então deixavam difícil pra durar mais tempo e fichas, também tem os checkpoints. Hoje o jogo salva automático e frequentemente, antes morria voltava bastante, perdia todas as vidas voltava tudo.
    Então por isso não acho que não tem influência de a gente estar mais acostumado a jogar e estamos melhorando com o tempo, se pegar uma pessoa que nunca jogou vai achar mais fácil por esses motivos e pela quantidade grande de tutoriais, setas e indicativos, partes que "joga" apertando um botão, cinematics etc que os jogos de hoje tem.

    1 reply
  • Micro picture
    salvianosilva · 2 months ago · 2 pontos

    Infelizmente tá ficando tudo facil kkk, por isso só tô jogando retrô

    2 replies
  • Micro picture
    kess · about 2 months ago · 2 pontos

    Vários jogos tem dificuldade dinâmica, se para o jogador está fácil, os recursos começam a rarear, e se começa a morrer demais, esses benefícios voltam a aparecer. Ainda que o jogador seja bom, o jogo tenta compensar para tornar "dificilmente atraente" para quem tem o controle nas mãos!

  • Micro picture
    noblenexus · 2 months ago · 1 ponto

    Tbm tem uma outra versão lá no site GamesEver, quem puder dar uma passada por lá aqui o link https://gamesever.com.br/os-jogos-estao-ficando-mais-faceis/

Keep reading → Collapse ←
Loading...