2021-03-17 18:02:06 -0300 2021-03-17 18:02:06 -0300

Know Your Demon #130 Maso

NOME: Mazu

ORIGEM: Mitologia Chinesa.

PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Ibunroku Persona (Maki Sonomura)

LORE: Uma deusa chinesa do mar que protege pescadores e marinheiros, tida historicamente como a forma deificada de Lin Moniang, uma xamã que viveu entre 960 e 987 e que após a sua morte passou a ser adorada pelas regiões costeiras como uma deusa protetora e guia daqueles que vivem no mar, intervindo de forma milagrosa para salva-los, o que gerou inclusive em Taiwan o forte movimento do Mazuismo.

Em vida, do pouco que se sabe sobre Lin Moniang é que a mesma era uma xamã da Ilha de Meizhou, especificamente de um pequeno vilarejo de pesca, e que era capaz de ler a boa e a má sorte das pessoas. Lendas contam que a mesma não chorou ao nascer o que gerou o sobrenome Moniang (Garota Silenciosa) ou Mo (A Quieta) em algumas variações.  Aprendeu a nadar bem tarde aos 15 anos, mas dominou incrivelmente bem a habilidade a ponto de guiar marinheiros em águas distantes ao nadar com um vestido vermelho que se destacava nas águas.

A lenda principal envolvendo ela envolve o salvamento de um ou mais membros de sua família aos 16 anos, quando os mesmos se encontravam em meio a uma tempestade. Entre as varias versões é dito que ela entrou em um transe durante a tempestade enquanto costurava em casa, seu poder espiritual salvou parte de sua família, mas sua mãe a distraiu fazendo a perder a concentração e deixar seu irmão morrer afogado, há versões em que seu pai é quem morre afogado e outras onde todos se salvam, ou onde a forma em que ela salva eles é diferente. A maior parte das histórias apontam que ela morreu por volta dos 27 ou 28 anos, meditando, nadando (após esgotar suas forças a procura do corpo de seu pai durante três dias de nado) , escalando uma montanha, dependendo da versão. Seu nome de deidade Mazu ou Matsu pode ser traduzido como mãe, grande mãe, ancestral materna, entre outros similares.

APARIÇÕES EM OUTRAS MIDIAS:

É protagonista do drama homônimo Ma Zu (妈祖) que envolve as lendas dela em vida.

Mazu é uma deidade joavel no game de luta Fight of Gods.

A deidade se faz presente na visual novel simulador de encontros furry Nekojishi

by @thecriticgames

Shin Megami Tensei: Persona

Platform: PSP
516 Players
143 Check-ins

18
Keep reading → Collapse ←
Loading...