l_am_thou

Uma Persona que quer contar tudo sobre Megami Tensei e seus derivados, principalmente... Persona!

You aren't following l_am_thou.

Follow him to keep track of his gaming activities.

Follow

  • brunothebigboss Bruno dos Anjos Seixas
    2022-07-01 18:08:44 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Não um "adeus", mas um "até breve!" (espero)

    Oi gente, faz bastante tempo. Espero que vocês estejam bem no limite do possível, porque eu não estou.

    Sei que já passei por hiatos longos até agora. Enquanto salvava todos os meus posts no Internet Archive, notei que o único realmente ativo aqui na rede foi 2017. Ainda no Ensino Médio, relativamente feliz, com tempo e disposição para os jogos. 5 anos depois, volto aqui, depois de 6 meses sem absolutamente ter jogado nenhum jogo. Meu desleixo foi tamanho que no dia 4 de abril, simplesmente deixei a assinatura da Plus expirar sem renová-la.

    (O que, na verdade, considerando a renovação que veio depois, acho que foi uma boa ideia :)

    Poderia falar aqui que falta tempo, ânimo ou alguma outra coisa. É tudo isso, mas são muitos fatores para se analisar.

    A minha vida cresceu para muito além do joystick. Estudo hoje na universidade algo que gosto muito (apesar que cruzando os dedos para que esse desgoverno saia para que a profissão tenha futuro *-*), e junto disso descobri uma série de novas referências culturais e artísticas que, no momento imediato, tem me satisfeito mais. Livros, quadrinhos, cinema e televisão conseguem ser mais diretos a mim do que os videogames nesse momento, porque muitas vezes, a arte não é sobre o que ela é, mas o que nós tiramos dela - pelo menos foi o que disse um personagem de uma das minhas séries favoritas da vida. 

    Mesmo assim, poderia continuar jogando alguns dos vários jogos que comprei fisicamente ou deixei baixado para passar o tempo, mas aí veio outro problema: a duração dos jogos. Não é surpresa para ninguém que o gamer médio adora jogos longos, especialmente aqui no Brasil, que jogos sempre foram caros e "precisam" ser longos para fazer o preço compensar. Entendo esse ponto de vista, mas isso para mim tem se tornado impraticável tanto material quanto psicologicamente. Não tenho mais tempo para me embrenhar em um RPG de dezenas, às vezes CENTENAS de horas, storyline complexa, dezenas de escolhas, sistemas de batalhas, etc. Infelizmente, o aspecto que eu mais gosto nos videogames é o enredo, e por mais que não tenha nada Crash Bandicoot, noto que me sinto mais à vontade com obras como Disco Elysium ou Return of Obra Dinn, mas se esses (e outros) vão exigir de mim dedicação absurda, vai ser difícil conciliar isso com outros aspectos da vida (que eu gostaria que crescesse), e a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

    E por fim, há o intankável Bostil, como os jovens costumam chamar. Por sorte não sou afetado diretamente por problemas como falta de dinheiro ou fome (e eu torço MUITO para que vocês não estejam), mas ver de perto pessoas que passam tem me destruído de um jeito que eu não imaginava antes. Desde 2021, a prioridade tem sido consumir (ugh, detesto essa palavra) o que há de melhor e principalmente, o que me atinge mais forte. Saúde mental, sociedade e etc. tem sido meu foco temático nos últimos tempos. Isso não é um problema dos jogos em si, mas o que eu (acho que) preciso nesses tempos.

    Então, é isso. Não tem como eu continuar minha rotina de videogames nem como sombra do que já foi no passado. Pensei em continuar aqui só fazendo reviews de jogos, mas faço coisas mais urgentes e, sendo sincero, pesou também o fato que o Alva AINDA não salva as reviews como rascunho rs. Quero retornar a essa mídia que tanto amo e que me ajuda assim que eu puder, mas por ora, entrarei em um hiato.

    Isso não quer dizer, contudo, que eu estou totalmente sumido da internet. Meses atrás, criei uma conta no Skoob para fazer resenhas dos livros que eu gosto, e tem sido muito bom. Sei que o @thecriticgames tem uma conta lá, então adoraria adicionar quem mais for daqui. Também passei a participar de um grupo do zap com algumas pessoas daqui, e se alguém manifestar interesse, posso mandar um link de convite, e eu posso garantir, é hilário! Mas aviso que é vedada a entrada no grupo para os bolsominions (óbvio) e, bem, qualquer um que falte com o bom senso ou seja muito a fim de dar spoiler de coisas com menos de 6 meses de idade

    De resto, sigo em frente. Fico feliz de ter interagido por aqui (apesar dos baixos), mas não resta outra escolha a não ser continuar. Torço para que o caminho em frente me leve de volta à alguma coisa que se assemelhe aos videogames.

    Amo vocês <3

    31
    • Micro picture
      thecriticgames · 5 days ago · 2 pontos

      Opa, mandei o convite pra você lá no Skoob. Há qualquer um que desejar tambem contato comigo por lá e estiver vendo este post fica o meu Skoob aqui. https://www.skoob.com.br/usuario/3598072
      E entendo como as demais opções podem dividir nosso consumo, eu irei dar em breve uma pausa com os jogos para poder trabalhar em um novo livro e melhor com o povo do 3Continues, mas estarei aqui sempre trabalhando com a persona do @l_am_thou

      2 replies
    • Micro picture
      zefie · 5 days ago · 2 pontos

      Games são legais, mas não são a única forma de arte e entretenimento. Se tem coisa te divertindo mais, aproveite o máximo. :)
      Espero que volte assim que possível (e espero que o Bostil seja atropelado por uma máquina agrícola).

      1 reply
    • Micro picture
      fagnerale · 5 days ago · 2 pontos

      Acho que todo mundo já passou por uma fase que não sentia vontade de jogar por falta de tempo ou outros fatores, mas mesmo estando ocupado com outras coisas que possam parecer mais importantes, é bom ocupar a mente nem que seja alguns minutos com algum jogo para relaxar, se focar só em trabalho ou alguma coisa sem dar um tempo pra cabeça vc vai ver que não vai fazer bem.

      1 reply
  • 2022-07-01 17:53:54 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #200 Vishnu

    (forma do mesmo em Megami Ibunroku Persona)

    (forma tradicional do mesmo na série)

    (forma de Vishnu-Flynn em Shin Megami Tensei IV)

    NOME: Vishnu/Vishnu-Flynn

    ORIGEM: Mitologia Hindu

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei IIMegami Ibunroku Persona (Todos os personagens), Shin Megami Tensei IV (como Vishnu-Flynn)

    LORE: Uma das principais divindades do Hinduísmo e deus supremo na tradição/vertente vixenuísmo. Figura de alta importância da religião, o mesmo é parte da Trimúrti (três formas) que é a representação da tripla divindade suprema junto de Brama e Shiva, sendo Brama o representante da criação, Vishnu da preservação e Shiva da destruição.

    É marido de Lakshimi e tem como aliados principais Garuda que [e sua montaria e Vishvaksena que é um sosia de Vishnu que lidera seus exércitos.

    Sempre que o mundo ou o cosmos é ameaçado pelo mal, caos ou forças destrutivas Vishnu vem ao mundo na forma de um avatar (avatar significa encarnação) para restaurar o dharma (algo que pode ser compreendido como a "moral" do plano terreno). Seus 10 primeiros e mais famosos avatares são chamados de os Dashavatara do qual Rama e Khrishina, duas figuras conhecidas da mitologia hindu fazem parte.

    Curiosidade: Vishnu é uma figura de importância curiosa no primeiro jogo da saga Persona, estampando varias das artes do jogo e possuindo uma arte detalhada tal qual personas próprios de personagens do jogo, o mesmo tambem só é obtido após uma side-quest obtendo cards de todos os 142 inimigos. O motivo não seria outro se não a simbologia de Vishnu com seus inúmeros avatares serem  relacionáveis com o conceito dos Personas no primeiro game, segundo o diretor o mesmo é uma espécie de Rei dos Personas o que essencialmente faz ele funcionar como um Ultimate Persona ou Persona Supremo de todos os personagens.

    Em Shin Megami Tensei IV o mesmo marca presença como Vishnu-Flynn sendo a fusão de Krishna um de seus avatares e personagem de importancia dentro do game com Flynn o protagonista.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Vishnu marca presença no anime Shurato sendo a lider do mundo espiritual o Tenkūkai que é petrificada no inicio da obra dando inicio a jornada do protagonista Shurato e os demais em uma forma de salva-la. Vishnu é uma mulher neste anime.

    Vishnu marca presença tambem como um deus no universo Marvel sendo parte do panteão de deuses hindus.

    by @thecriticgames

    Shin Megami Tensei: Persona

    Platform: PSP
    529 Players
    144 Check-ins

    25
  • 2022-06-15 12:55:48 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #199 Uriel

    ORIGEM: Religiões abraâmicas.

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II (NES)

    LORE: Um dos 4 arcanjos da hierarquia de Deus, os 4 anjos mais importantes na cosmologia cristã, junto de seus irmãos, Gabriel, Miguel e Rafael. Seu nome significa "chama de Deus" sendo um mestre do conhecimento e anjo da sabedoria.

    Vários são os relatos de seus trabalhos e envolvimentos em passagens pelos livros sagrados. No Livro de Enoch Uriel é descrito como o anjo acima do mundo e acima do tártaro, no Livro dos Vigilantes (parte do Livro de Enoch) que ele junto de Gabriel e Rafael testemunharam a favor da humanidade quando pediram intervenção divina de Deus para intervir no reino dos grigori (um grupo de anjos que se relacionavam com mortais gerando os nefilim). 

    Ainda no Livro de Enoch Uriel é quem avisa Noé do diluvio, quem mostra a Enoque a visão da condenação dos grigori e dos nefilins e serve como guia de Enoque até o fim do livro.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Uriel marca presença na série Sobrenatural possuindo a forma humana de um homem afrodescendente sendo aparentemente um aliado de Castiel.

    Sob o nome de Uziel ele marca presença na saga de fantasia nacional A Batalha do Apocalipse/Filhos do Éden de Eduardo Spohr. Aqui Uziel possui a forma de um anjo de pele negra e armadura dourada, é leal a Miguel e é um guerreiro nato, amante da ação e patrono dos querubins. Possuí a espada Piedade Fatal capaz de causar morte indolor a todos tocados por ela.

    Marca presença como um personagem de apoio no jogo El Shaddai.

    by @thecriticgames

    El Shaddai: Ascension of the Metatron

    Platform: XBOX 360
    160 Players
    7 Check-ins

    18
  • 2022-06-08 07:22:08 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #198 Bugaboo

    NOME: Bugaboo

    ORIGEM: Folclore Inglês.

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II.

    LORE: Bugaboo é outro nome e identidade cognata a do Bicho-Papão (boogeyman no original). Etimologicamente teria surgido possivelmente derivado de Bugbear, outro ser com a mesma relação com o Bicho-Papão.

    A palavra em parte aparenta vir de Buccaboo, a palavra em língua córnica para diabo.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Da as caras no game Folklore sob a alcunha de Bug-a-boo.

    Uma raça de aliens do game Spore é baseada neles, sendo inclusive chamado de Bugaboo

    by @thecriticgames

    Folklore

    Platform: Playstation 3
    306 Players
    20 Check-ins

    20
    • Micro picture
      eikesaur · 28 days ago · 3 pontos

      Fiquei com medo dessa última kkkkkkkkkkkkk

      1 reply
    • Micro picture
      supernova · 28 days ago · 2 pontos

      Gosto muito desta serie é um deleite aprender rs culturas e lendas

      1 reply
  • 2022-06-01 07:13:18 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #197 Jabberwocky

    NOME: Jaguadarte

    ORIGEM: Cultura Inglesa

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II.

    LORE: Traduzido como Jaguadarte ou Paragravio para a língua portuguesa é um poema propositalmente sentido de Lewis Caroll que aparece no livro Alice no País das Maravilhas.

    O poema cheio de palavras inventadas e sem sentido algum como a própria Jabberwocky, palavra esta atribuída a algum ser cujas descrições no poema inferem uma criatura falante que não morre, que tem garras e presas aparentemente perigosas e olhos de fogo, embora seja derrotado no poema de mesmo nome ao ser decapitado por um guerreiro em posse da Espada Vorpal (vorpal é outra palavra inventada do poema sem prévio sentido).

    Na ilustração mais famosa da criatura por John Tenniel o Jabberwock ganhou a aparência similar a de um dragão com pescoço alongado e comicamente trajando um colete, arte esta que influenciou majoritariamente a visão da criatura.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Marca presença como um antagonista no jogo American McGee Alice, sendo um dragão parte mecânico devido aos danos sofridos no passado pela Lamina Vorpal.

    Aparece como um vilão dublado por Christopher Lee no filme de 2010, possuindo aparência extremamente similar a ilustração de John Tenniel mas sem o colete, possuindo a habilidade de cuspir relâmpagos purpuras.

    É o antagonista do filme de comédia e fantasia Jabberwocky de 1977 de Terry Gillian de Monty Python.

    by @thecriticgames

    American McGee's Alice

    Platform: PC
    628 Players
    6 Check-ins

    18
    • Micro picture
      mateusfv · about 1 month ago · 2 pontos

      Muito boa essa animação do sprite, isso sim que é economizar frames XD

      1 reply
  • 2022-04-13 09:00:20 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #196 Fafnir

    NOME: Fafnir

    ORIGEM: Mitologia Nórdica

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II.

    LORE: Dragão da mitologia nórdica. Originalmente um anão filho do anão feiticeiro Hreidmar e irmão dos anões Regin, Ótr, Lyngheiðr, e Lofnheiðr.

    Após um episódio onde o deus Loki acidentalmente matou o anão Ótr o deus foi obrigado a encontrar uma forma de compensar o pai do anão feiticeiro morto e assim o fez dando a ele o ouro do anão Andvari e o anel do mesmo o Andvaranaut, um anel magico capaz de ajudar o dono a localizar mais ouro e riquezas, mas maldito, trazendo azar e maldição a vida do dono salvo o próprio Andvari (que havia sido roubado por Loki). Os filhos de Hreidmar, Regin e Fafnir resolveram matar o pai e roubar os tesouros para eles, só que após tal ato o poder de cobiça toma Fafnir em posse do anel fazendo este desejar ter o anel e o ouro apenas para si o que fez o mesmo ceder a maldição do anel e se tornar um dragão cuspidor de veneno afugentando seu irmão.

    Posteriormente em vingança Regin cria como um guerreiro seu corajoso filho adotivo Sigurd/Siegfried e o faz tentar assassinar Fafnir e o mesmo consegue ao cavar um buraco no chão e perfurar o coração de Fafnir com sua espada Gram quando este passava. Antes de morrer Fafnir percebendo que era tudo obra de seu irmão Regin avisa a Siegfried da maldição do tesouro. Mais tarde quando Siegfried tentou cozinhar o coração de Fafnir e bebeu de tabela o sangue do mesmo ele ganhou a habilidade de entender a língua dos pássaros e de se comunicar com eles.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Em God of War (2018) o dragão é encontrado aprisionado acorrentado em seu próprio lar após anos colecionando itens.

    É um chefe secreto no jogo Fate Grand Order.

    É mostrado em um flashback do anime Cavaleiros do Zodíaco onde o antepassado do cavaleiro Siegfried de Dubhe o Siegfried mitológico venceu e se banhou no sangue da criatura adquirindo imortalidade.

    by @thecriticgames

    God of War

    Platform: Playstation 4
    1669 Players
    562 Check-ins

    20
    • Micro picture
      onai_onai · 3 months ago · 2 pontos

      Essa primeira imagem me lembrou a fusão de um EVA com um calango!

  • 2022-04-06 07:37:42 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #195 Valkyrie

    NOME: Valquiria

    ORIGEM: Mitologia Nórdica

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II.

    LORE: Casta de guerreiras sagradas da mitologia nórdica cuja função é a de como psicopompos, guiar a alma dos mortos para a pós vida. Metade destes eram levados pelas valquírias ao Fólkvangr, o palácio da deusa Freya e a outra ao Valhalla, o palácio de Odin.

    Geralmente possuem aparência de mulheres de armadura, elmos e lanças que chegam voando em cavalos acompanhadas de corvos ou sozinhas. O trabalho das mesmas incluía também cuidar dos guerreiros mortos nestas localizações servindo-os comida e bebida até o Ragnarok onde lutariam ao lado de Odin como einherjar.

    Marcam presença em múltiplos poemas da Edda Poética e o papel delas variam como aliadas, guias de heróis, informantes e até mesmo como romances de personagens. São valquírias de renomes nos poemas Alruna, Brunhilda (uma das mais famosas devido a ser a causadora da morte do heroi Siegfried), Eir, Geiravör, Göndul, Gunnr, Herfjötur, Herja, Hlaðguðr, Svanhvít, Hildr, Hervör, Alvitr, Hljod, Hlökk, Kára, Mist, Reginleif, Róta, Sigrdrífa, Sigrún, Skögul e Geirskögul (tidas muitas vezes como a mesma valquíria por vezes em dois corpos, por vezes em um), Skuld, Sváfa, Svipul e Thrúd. 

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Nos quadrinhos da Marvel serve de titulo/manto terrestre para uma heroína dos quadrinhos. O manto já passou por diferentes heroínas como Brunnhilde, Jane Foster e Rūna. No MCU a personagem é Brunnhilde interpretada por Tessa Thompson.

    São presentes como chefes secretas no God of War de 2018, sendo a líder delas, Sigrum a chefe mais difícil do game.

    Valquírias são presentes na franquia de jRPG Valkyrie Profile sendo aqui o titulo 3 deusas do destino irmãs Silmeria, Lenneth and Hrist. Alem disso as três podem se fundir originando uma guerreira só que atende pelo simples nome de Valkyria.

    Valkyrimon da franquia Digimon é baseado na figura das valquírias. Créditos a @ersatzgott

    Em Yu-Gi-Oh existe o arquétipo monstro Valkyrie com múltiplas representantes baseadas nas valquírias famosas da mitologia nórdica, como Valkyrie Brunhilde, Dritte, Erda e outras. Créditos a @ersatzgott

    by @thecriticgames

    God of War

    Platform: Playstation 4
    1669 Players
    562 Check-ins

    26
    • Micro picture
      ersatzgott · 3 months ago · 2 pontos

      - Valkyrimon
      - As Valkyries de Yu-Gi-Oh!, arquétipo utilizado pelo Siegfried no último arco filler do Duel Monsters

    • Micro picture
      santz · 3 months ago · 2 pontos

      Lenneth é a melhor representação da Valquíria, na minha opinião.

      1 reply
  • 2022-03-30 08:30:48 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #194 Nidhoggr

    NOME: Nidogue

    ORIGEM: Mitologia Nórdica

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II.

    LORE: Também conhecido por Níðhöggr cujo significado é "O Percutor da Malícia" é um dragão (em algumas interpretações uma cobra) da mitologia nórdica que rói uma das 3 raizes da árvore Yggdrasil.

    Algumas crenças tinham a ideia de que as raízes na realidade prendiam a criatura deixando o mundo a salvo dela. O esquilo Ratatoskr é infame por subir e descer a Yggdrasil trocando insultos entre o verme e o gavião Veðrfölnir que mora no topo da árvore. 

    Mora no Niðafjöll, uma região do submundo perto das raízes, onde além de roer ela ele por vezes rói o corpo dos condenados e é descrito que o verme/dragão por vezes voa levando alguns destes condenados em suas asas.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Marca presença no jogo Jotun.

    Marca presença no jogo indie Nidhoggr, onde alem de dar nome ao jogo o mesmo tem o papel de devorar o vencedor de cada luta.

    Da as caras na franquia Final Fantasy desde o VII esporadicamente como inimigo normalmente na forma de um dragão, mas as vezes como um verme.

    Nidhoggmon da franquia Digimon é baseado no Nidhoggr. Créditos a @ersatzgott

    by @thecriticgames

    God of War: Ragnarok

    Platform: Playstation 4
    11 Players

    21
    • Micro picture
      santz · 3 months ago · 2 pontos

      Não lembro dessa lombriga no Jotun. Na verdade, o jogo é tão mais ou menos, que esqueci quase tudo nele.

      2 replies
    • Micro picture
      ersatzgott · 3 months ago · 2 pontos

      Tem o Nidhoggmon e mais alguma outra mídia que esqueci agora, mas volto se eu lembrar

  • 2022-03-15 12:19:08 -0300 Thumb picture
    Thumb picture

    Persona

    Alguns dias atrás eu tinha postado que estava em produção uma peça de uma série de RPG, que uniria dois protagonistas da mesma série. Porém na produção foi adicionado um mascote para dar um carisma maior. Então Yu Narukami e Joker estão acompanhados de Jack Frost nessa peça da série Persona. 

    Qual dos dois personas vocês gostam  mais o 4 ou 5? O que acharam da ideia de juntar os dois numa peça só junto com o Jack Frost? Deixem seus comentários. 

    Yu, Jack Frost e Joker.

    De costas.

    Yu Narukami.

    Jack Frost.

    Joker.

    Persona 5

    Platform: Playstation 4
    903 Players
    463 Check-ins

    52
    • Micro picture
      igor_park · 4 months ago · 3 pontos

      Se pudessem fazer um trio da série Persona digam quais os 3 personagens escolheriam

      1 reply
    • Micro picture
      jcelove · 4 months ago · 3 pontos

      Po ta evolindo muito. Ficaram otimos.
      Um trio de Persona? Dificil, muito personagem maneiro. Mas eu iria de Kanji,(P4), a DEOSA Mitsuru (p3) e Tatsuya na versao revolts do P2EP.hehe

      2 replies
    • Micro picture
      igor_park · 4 months ago · 2 pontos
  • 2022-03-16 07:56:46 -0300 Thumb picture

    Know Your Demon #193 Garm

    NOME: Garme

    ORIGEM: Mitologia Nórdica

    PRIMEIRA APARIÇÃO: Megami Tensei II.

    LORE: Um enorme cão ou lobo de gelo que guarda os portões de Hel, o mundo dos mortos da mitologia nórdica que habita a caverna de Gnipahellir.

    Na Edda poética é referenciado como o maior dos cães cujo uivo é um dos prenúncios do Ragnarok. Um lobo sem nome citado no poema Baldrs draumar é creditado por estudiosos como possivelmente Gamr, sendo um lobo de 4 olhos e peito manchado de sangue acorrentando próximo ao mundo dos mortos.

    É dito que no Ragnarok, Gamr e Tyr irão se matar em combate, isso leva muitos a crerem que Gamr na verdade é outro nome pelo qual Fenrir era conhecido e ambos são o mesmo lobo.

    APARIÇÕES EM OUTRAS MÍDIAS:

    Marca presença como um lobo gigante em Boktai: The Suns is in your hand.

    Marca presença no cardgame Yu-Gi-Oh! como o monstro Gamr das Bestas Nórdicas.

    Aparece em Elder Scrolls V: Skyrim na primeira DLC Dawnguard como um cão death hound que pode se tornar um seguidor do jogador caso este se torne um vampiro.

    KendoGarurumon, tambem conhecido como Garmmon ou Garummon é baseado em Garm. Créditos a @ersatzgott 

    by @thecriticgames

    God of War: Ragnarok

    Platform: Playstation 4
    11 Players

    25
    • Micro picture
      andre_andricopoulos · 4 months ago · 2 pontos

      Queria ter um lobinho desses pra andar por ae à noite pelas ruas,....

      2 replies
    • Micro picture
      ersatzgott · 4 months ago · 2 pontos

      Garummon, o Beast Spirit da Luz, como visto inicialmente no Digimon Frontier. (A dublagem americana fez o favor de alterar pra KendoGarurumon por algum motivo e assim ficou por aqui também)

      4 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...