2022-05-22 20:27:51 -0300 2022-05-22 20:27:51 -0300

Jogos legais de ZX Spectrum

Single 3914830 featured image

  O ZX Spectrum no Brasil foi conhecido como TK90X e TK95, e foi lançado pela Microdigital em 1985 como um clone não licenciado. A mesma empresa lançou clone de outros computadores, tais como o TK85 que  era na realidade um Sinclair  e o TK2000 que era na realidade um Apple II - esse ultimo muito comprado por advogados por seu teclado ter acesso a acentuação. O processo da clonagem se dava por meio de engenharia reversa, com a companhia importando os computadores de fora, ou mandando um de seus membro para o exterior adquiri-lo em suas viagem. Foi algo lucrativo, devido a lei de reserva de mercado da época, algo que decaiu com a abertura de mercado em 1992; as marcas originais muitas vezes tentavam processar por plágio, porém o governo dava a causa ganha priorizando as marcas brasileiras.

 Embora o ZX Spectrum não tenha sido sucesso nos EUA, em contrapartida fez grande sucesso em território Europeu, pela sua grande quantidade de softwares e facilidade de programar - destaque em seu teclado, que as pessoas gostam de brincar que parecia uma calculadora, facilitava assinalando comandos a teclas especificas. Exemplo: Não precisava clicar em 3 teclas para escrever o comando Run, bastava apertar R, isso permitia que os códigos fossem menores, consequentemente ocupando menos espaço na maquina. A maquina também era considerada econômica, tendo em consideração que qualquer tv poderia servir de monitor, e qualquer gravador de fita k7 um dispositivo de mídia, fazendo o consumidor não se preocupar de comprar mais um plug prioritário.  A versão brasileira te permitia usar qualquer controle de atari, que eram muito mais acessíveis.  

 Como os computadores naquela época eram mais direcionados a pessoas mais abastadas em nosso país, poucas pessoas no Brasil tem nostalgia ou conhecimento dos jogos daquela época; muito diferente dos Europeus, que amam tanto o ZX Spectrum que continua vivo; Nunca aceitaram ou cogitaram enterrar a maquina, isso pode ser constatado com a noticia da comunidade criando dezenas de jogos todos os meses, inclusive criando ferramentas e tools para simplificar o desenvolvimento dos mesmos, e fomentando concursos anuais. Inclusive farei um texto futuramente indicando alguns homebrews\unlicensed games. 

 Sobre gráficos e soms, muitas vezes ele aparentava ser mais avançado que o atari, mas nem sempre. As cores do ZX spectrum era uma paleta psicodélica que o torna bem característico e reconhecido. Em jogabilidade era mais avançado, permitindo por vezes o mouse ou controles de mais botões. Os jogos aqui podem ou não ser considerado os melhores; escolhi aleatoriamente, mas confesso que teve um pouco do meu gosto pessoal. 

1 - Knight Lore

Esse é um jogo de puzzle também lançado para Amstrad CPC, eu conheci ele no MSX, tem um remake de fã para quem quiser procurar para MSX2. É um jogo 3D isométrico, cuja as telas mudam de cor de acordo com a sala.  Nele controlamos um explorador que foi amaldiçoado, e seu objetivo é coletar objetos para um mago a fim de livra-lo da maldição. O jogo tem sistema de dia e noite, e de noite nosso explorador vira um lobisomen. O jogo assim como alguns outros citados no artigo foi feito pela Ultimate Play the Game, o que mais tarde se tornaria a Rare.

2 - Fantasy World Dizzy

Dizzy é outro jogo de puzzle, mas aqui temos que interagir com objetos e personagens. Esse é o terceiro da série, e seu plot gira em torno de encontrar 30 moedas e salvar sua namorada Daisy que foi sequestrada pelo rei troll. O jogo teve ports para seu sucessor, o Amiga, e remake de fãs em outras plataformas. 

3 - Head Over Heels

Head e Heels são dois espiões do planeta Freedom, eles foram mandados para Blacktooth para libertar 4 outros planetas e derrotar o imperador para prevenir que outros planetas caiam nas mãos de sua tirania. O jogo 3D e isométrico similar a Knight Lore, mas o seu diferencial além da vibe meio cartoon, é que podemos controlar dois personagens ao invés de um, e cada um deles tem uma jogabilidade diferente. O jogo teve port para MSX, C64, Amiga entre outros, teve remake melhorado para essas plataformas e para o PC também. Eu acho os personagens fofos, e como eu testei várias versões percebi que o som de quando o personagem morre aparenta ser diferente em todas, e é um barulho igualmente fofo.

4 - Pssst

 No jogo controlamos um robôzinho chamado Robbie que tem que proteger sua planta de ser atacada por vários insetos, cada um dos quais precisa de um repelente diferente para ser neutralizado. Não sei se o jogo tem final, mas caso seja só um arcade de pontuação, é bem viciante. Tem versão para Amiga, mas não senti nele o mesmo charme. 

5 - Auf Wiedersehen Monty

 No quarto jogo da série Monty Mole, na qual controlamos a toupeira Monty, precisamos viajar pela Europa a fim de coletar dinheiro para comprar uma ilha grega para em seguida se aposentar sem preocupações - que plot engraçado. É um jogo de plataforma com várias páginas onde você precisa desviar dos inimigos. 

6 - Alien 8

 Outro jogo de puzzle isométrico 3DM, fizeram bastante sucesso na época. Apesar do nome, tem nada a ver com a série de filmes Alien. No jogo, controlamos o robô de nome Alien 8, que deve explorar a nave para garantir a preservação da criogenia que mantem a tripulação biologica. Seu objetivo é coletar circuitos e devolvê-los a seus respectivos locais. Fãs fizeram um remake colorido para MSX2.

7 - Abul Simbel Profanation.

 Nosso protagonista foi amaldiçoado e transformado em uma estranha criatura, no intuito de acabar com tal maldição ele viaja pelo Egito para as pirâmides, onde é a tumba de Abul Simbel. A pirâmide é cheia de armadilhas e inimigos estranhos, e nossa única arma é pular pra desviar de todos eles. O jogo foi portado para MSX e Amiga, e teve um remake para PC e até para nintendo Wii.

8 - Skool Daze

Engana-se quem acha que Bully foi o primeiro simulador de escolinha. No jogo controlamos Eric, um estudante que quer roubar seu boletim da diretoria concluindo várias tarefas dentro da escola. O computador controla todos os professores e seus colegas, e você pode renomear alguns membros. O jogo assim como vários citados também recebeu remake de fã.

9 - Atic Atac

https://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/2...(img)

Atic Atac é um jogo de ação e aventura para ZX Spectrm, o jogo se passa em um labirinto em um castelo, onde o jogador deve encontrar a chave de ouro de ACG. Pode-se escolher jogar com 3 personagens diferentes: O Mago, Cavaleiro e um Servo; cada um tem ataques diferentes e acessos a passagens secretas exclusivas. O jogo parece ter tido um homebrew para C64.

10 - Lords of Midnight.

https://media.alvanista.com/uploads/timeline_image/2...(img)

 Lords of Midnight combina RPG com adventure, podendo ser jogado das duas formas separadamente. O jogador controla quatro personagens e tem a opção de contratar até 28 personagens adicionais, com a missão de destruir Doomdark o malvado rei bruxo que trancou a terra da Meia-Noite num inverno perpétuo - vou que G.R.R Martin se baseou um pouco nesse trecho aqui. O jogo atualmente já é relançado na GOG.

 Agora falando francamente, eu não vou longe em nenhum desses jogos porque sou noob, mas acho todos adoráveis, e quem não é noob vai ir longe. Alguns podem ter envelhecido mal, mas sugiro cogitar seus respectivos remakes.

27
  • Micro picture
    artigos · 2 months ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    herics · 3 months ago · 2 pontos

    Fantástico, ótimos reviews não conhecia nenhum agora quero jogar até alguns ^.^

    1 reply
  • Micro picture
    artigos · 3 months ago · 2 pontos

    Parabéns pelo texto! O que acha de transformar esse post em artigo?

    3 replies
  • Micro picture
    santz · 3 months ago · 2 pontos

    Lords of Midnight é um jogo sinistro de complicado. Eu tentei entender as mecânicas dele, mas não consegui. No máximo, aprendi os comandos e e fiquei explorando as áreas sem rumo.

    1 reply
  • Micro picture
    eikesaur · 9 days ago · 2 pontos

    Nunca tinha ouvido falar dessa plataforma, mas gostei de conhecer, parece ser bem legal.

Keep reading → Collapse ←
Loading...