Quando uma franquia perde identidade
Quando uma franquia perde a sua identidade mas mantém o nome de peso no título, seria algo válido? Recentemente tivemos o State of Play com mais um gameplay de Final Fantasy XVI. Darei aqui minha opinião resumida do que achei com base obviamente apenas nesse vídeo abaixo.
Resumidamente, curto e grosso. Achei um grande show pirotécnico pra disfarçar algumas incompetências. Calma, eu explico minha opinião.
Como jogo de AÇÃO com elementos de rpg, parece que será um jogo ok. Mas não é porque temos summons clássicos de Final Fantasy e o título "Final Fantasy" na capa que tornam esse ou qualquer outro jogo um Final Fantasy no meu ponto de vista. O que ocorre aqui é a tradicional tática de usar o PESO do nome de uma franquia pra justificar o preço no final das contas e até o hype por parte de alguns. E a Square-Enix não é a única a usar essa tática. Ubisoft com seus mais recentes "Assassin's Creed" também usa. Não é porque você tem uma lâmina oculta no jogo e o título "Assassin's Creed" na capa que torna esse jogo um Assassin's Creed. Não na minha opinião.
Vamos fazer alguns exercícios mentais. Se Final Fantasy XVI tivesse um título diferente, por exemplo, "Paçoquinha Atômica", (gostaram do nome?) sendo uma nova IP, será que o mundo daria o mesmo nível de importância pra esse jogo? Não e sim. Não pelo fato de que pra alguns, se não é Final Fantasy, pouco importa. E sim, pois eu acho que seria bem mais produtivo se fosse uma nova IP. Chamaria ainda mais atenção especialmente por parte do público que não curte Final Fantasy. Mas... A Square-Enix SABE que se colocar simplesmente o nome de peso FINAL FANTASY no título, fazer uma apelação visual clássica com gráficos bonitos, pronto. Vendas garantidas e fim de papo. Para uma boa parte do público, pra ser Final Fantasy basta ter os seguintes requisitos: gráficos lindíssimos e o título Final Fantasy na capa. Enfim. Não sei se entenderam o que eu quis dizer.
Com relação a franquia Final Fantasy, comecei a jogar de fato ela com o sexto título. E ainda hoje acho um dos melhores, senão o melhor.
Depois vêm o Final Fantasy VII clássico, Final Fantasy IV e por aí vai. Mas tem um Final Fantasy recente que é muito mais Final Fantasy do que esse XVI quer que a gente acredite que ele seja: Final Fantasy XV. Sim, ele tem alguns problemas, tipo contar uma história simples através de um jogo, mangá, filme, anime. Prompto morrendo 15.000 vezes na batalha e só tirando fotos desenquadradas e inúteis, o sistema de summons que apesar de serem visualmente espetaculares, são invocados pelo jogo nos momentos em que você MENOS precisa deles, e o oposto também é verdadeiro, e enfim. Contudo, depois de ver tantas atrocidades nessa franquia, consigo perdoar muito dessas coisas. Ele ainda é e tem a identidade de um Final Fantasy. E esse é o ponto: Identidade.
Não ligo se a ideia é fazer remakes, sequências. Mas não tolero neles a perda de identidade. E quando há e a empresa tenta me enfiar goela abaixo como tal, aí não dá. Final Fantasy XV ainda tem uma parte que na época achei sensacional. A engenhosa Pitioss Dungeon que até fiz check-in aqui na rede na época.
Também fiz vários vídeos na época, por exemplo, enfrentando esse Behemot. Os vídeos abaixo podem conter spoilers de Final Fantasy XV!!
A invocação Ramuh
Enfrentando Titan
Enfrentando Leviathan
Ifrit, último boss e final do jogo
Esse "Final Fantasy" XVI pelo o que foi mostrado já perdeu a identidade mas a Square-Enix não quer assumir isso. Sim, eu sei que eles desde o começo disseram que seria um jogo de ação. Mas porque então insistir em usar o peso do nome Final Fantasy no título desse jogo? Simples. Porque só pelo peso do nome, o jogo venderá muito. Isso ocorre não só com Final Fantasy e Assassin's Creed. Se existisse um jogo exatamente igual God of War Ragnarok por exemplo, sem o Kratos, com outro título, outro protagonista, mas exatamente com a mesma ESTRUTURA de jogo, seria a mesma coisa? Reflita. O público daria o mesmo grau de importância? Se Zelda Breath of the Wild não tivesse o título The Legend of Zelda na capa e o protagonista não fosse o Link, mas com exatamente a mesma estrutura, seria a mesma coisa? Comente aí. Gostaria de saber a opinião de vocês. Nomes de peso influenciam na hora da compra? Mesmo até sem saber muito sobre o jogo?
Final Fantasy XVI
Platform:
Playstation 5
48
Players
Isso já é coisa antiga. A franquia Mario Kart surgiu assim inclusive, era pra ser um jogo de kart descontraído e dai resolveram colocar Mario no meio e bang sucesso eterno.
Empresas que produzem AAA tem que se ligar muito no dinheiro que um projeto vai dar, quando tem milhões envolvidos em um projeto arriscar em uma nova IP não é uma boa ideia. Olha aquele fiasco que foi o ultimo deles, Forspoken? Forsaken? algo assim srrsrs
Ainda tem o lado da "evolução" das franquias. Eu fiz um artigo sobre isso aqui no alva a algum tempo: https://alvanista.com/noblenexus/posts/3955937-por-que-algumas-sequencias-sao-tao-diferentes
Mas em resumo as franquias mudam por conta de tendências de mercado e vendas. Tipo hoje em dia se um estudio indie vai fazer um jogo e tem que vender se não vai falir ele não vai criar algo novo, eles vão fazer um Roguelike/Soulslike pixelado, pq ta vendendo muito bem.
No caso do AAA eles apostam em "qualidade" gráfica, que é o que vende também. Jogos como forma de arte mesmo não são coisa do dia a dia porque é uma aposta que nem sempre paga. Até mesmo os RPGs e jogos de Plataforma dos anos 90 que hoje em dia são clássicos, na verdade eram tendências de mercado da época.
"Para uma boa parte do público, pra ser Final Fantasy basta ter os seguintes requisitos: gráficos lindíssimos e o título Final Fantasy na capa. Não precisa nem ser um jogo completo: parte de jogo serve também.
pra quem viu o trailer do ff xvi é o seguinte:
Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança...
A falta de novas franquias é um problema, e muita coisa acaba sendo "renomeada" para algo de mais sucesso.
Bem como vários games evoluem e se transformam ao longo dos tempos, pois ficarem parados na jogabilidade da década de 90 certamente seria um tiro no pé em questão de vendas e aceitação do público.
E o exercício inverso também pode ser feito: Pegar um jogo de tiro, inimigos zumbis, visão por cima, quase isométrica. Sai com o nome de Dead Nation. Mas certamente venderia muito mais se tivesse "Resident Evil" no nome.
Falando nessa saga, quando o quarto jogo chegou, foi divisivo, por mudar completamente os padrões de RE, sendo que tem quem considere que sequer se trata de um "real RE". E mais, nos seus títulos principais, podemos os dividir em:
a) jogabilidade tanque do 1 ao 3;
b) ação do 4 ao 6; e,
c) FPS no 7 e 8.
Três modelos bem distintos, tudo na mesma saga.
Agora Zelda:
a) jogos 2D com visão por cima;
b) jogo 2D com visão side-scrolling;
c) jogos 3D.
Mas esses últimos diferem, e muito, entre si. OoT e TP podem se parecer, mas para SS já muda um pouco, e graficamente, WW é um bicho de outra espécie!
E todos bem limitados ante toda a liberdade que BotW proporciona.
Nesta outra saga, poucos templates de jogos se repetem, com os portáteis LA, OoS e OoA; assim como PH e ST. No 3D, temos OoT e MM. Agora TotK seguirá os passos de BotW.
Já FF, esse tem 3 templates:
a) Jogo em 2D por turnos;
b) Jogo em 3D por turnos; e,
c) Jogo em 3D de ação.
Sem contar as mudanças gráficas, ainda são parecidos, mas conhecidos por assim como Zelda, ter uma história independente em cada game, ao contrário de RE, que se segue.
Mas assim como nós não somos os mesmos de 10 anos atrás, os jogos também mudam, evoluem e se moldam à mudança dos tempos, e nem por isso perdemos nossa identidade, mas abarcamos novas nuances, trejeitos e traços de personalidade...!
É um jogo feito pelo responsável por um dos melhores jogos da franquia que é o FF XIV, então deveria ter um voto de confiança por parte do público. Fora que não posso falar que o jogo perdeu a identidade sendo que ele não foi lançado ainda, só jogando pra saber. Todo esse show de luzes que lançaram foi marketing pra pegar um público maior, então acho válido eles terem feito isso. Em relação ao combate, eu senti falta de um pouco de estratégia, ficou muito ação frenética, lógico que estou me baseando em vídeos que foram lançados, que como eu disse antes, marketing pra pegar um público maior, mas só jogando pra saber como realmente vai ser o combate, se vai ser apenas ação frenética ou se vai ter um pouco de estratégia misturado.
Olha, longe de mim defender as escolhas da S-E, que caga pra fanbase e nao raro decepciona, mas esse lance de FF perder a identidade acho exagero. Em franquia longa assim se estagnar é reduzir o publico ao nincho que nao paga mais as contas no contexto de produçao moderno e noncaso de FF a serie, ao contrario de Dragon quest, sempre tentou inovar e seguir tendencias modernas, arriscando muito,e nem sempre acertando desde o FF2.
Adoro batalhas por turnos mas nao me incomodo se virar um hack n slash desde que seja maneiro e mantenha elementoa classicos da serie como o XV fez, mesmo sendo modernoso e diferentao ainda timha o poder da amizade, cristais e elementos recorrentes da serie como summpns, chocbos, um/uma Cid, moogles e uma quest pra salvar o mundo mo final.
Desde o 12 que a serie ensaia algo mais dinamoco nas batalhas, voltando pras tendencias que o publicp curte na epoca e se afastando do turno pra algo mais açao. Depois do sucesso do ff7 remake acho dificil a square voltar pra turno classico em outro rpg AAA que não seja dragon quest ( porque os japas odeiam mudança em DQ). Ff type 0 que virou um dos meus favoritos é full action e muito bom, çena que muita gente ignorou.
No 16 o que me incomodava nos primeiros trailers era o visual mais ocidentalizado mas foi melhorando e me parece bem bacana hoje. Acho que so quando sair pra ver se é uma bomba ou nao, mas eu jogaria de boas no lançamento e fosse RYCA. hehe
Bamos ver se ébomba ou nao mas acho um merito e corajoso a franquia, assim como Resident evil semçre tentar se adaptar as tebdencias e se ma ter relevante. Alias Re divide a fanbase toda vez que muda por sinal, mas vendo horrores tbm.hehe
Para o bem ou para o mal, o nome famoso vende qualquer tipo de produto, então faz todo sentido a empresa vincular sempre esse títulos nas suas principais apostas. Mas vez ou outra surgem novas franquias que podem se tornar clássicas, basta que o trabalho inicial seja de qualidade.
https://kanyewestmerchshop.ltd/t-shirts/
https://kanyewestmerchshop.ltd/hoodies/
https://kanyewestmerchshop.ltd/sweatshirt/
https://kanyewestmerchshop.ltd/ye-must-be-born-again/
https://kanyewestmerchshop.ltd/lucky-me-i-see-ghosts/
https://kanyewestmerchshop.ltd/jesus-is-king/
https://kanyewestmerchshop.ltd/sunday-service/
https://kanyewestmerchshop.ltd/yeezus/
https://kanyewestmerchshop.ltd/pablo/
https://kanyewestmerchshop.ltd/donda/
https://kanyewestmerchshop.ltd/pants/
https://kanyewestmerchshop.ltd/bags/
https://kanyewestmerchshop.ltd/pillow/
https://kanyewestmerchshop.ltd/poster/
https://kanyewestmerchshop.ltd/caps/
https://kanyewestmerchshop.ltd/
https://xxxtentacionmerchshop.net/
https://xxxtentacionmerchshop.net/hoodies/
https://xxxtentacionmerchshop.net/shirts/
https://xxxtentacionmerchshop.net/sweatshirts/
https://xxxtentacionmerchshop.net/hats/
https://xxxtentacionmerchshop.net/jackets/
https://xxxtentacionmerchshop.net/poster/
https://xxxtentacionmerchshop.net/revenge-clothing/
https://playboycartimerch.com/
https://playboycartimerch.com/shirts/
https://playboycartimerch.com/hoodies/
https://playboycartimerch.com/sweatshirt/
https://playboycartimerch.com/caps/
https://playboycartimerch.com/carti-poster/
https://playboycartimerch.com/whole-lotta-red/
https://playboycartimerch.com/vlone-x-playboi-carti/
https://bapehoodieofficial.net/
https://bapehoodieofficial.net/shop/
https://bapehoodieofficial.net/hoodies/
https://bapehoodieofficial.net/bape-shirts/
https://bapehoodieofficial.net/bape-sweater/
https://bapehoodieofficial.net/bape-jacket/
https://bapehoodieofficial.net/bape-pants/
https://bapehoodieofficial.net/bape-pink-hoodie/
https://bapehoodieofficial.net/bape-shark-hoodie/
https://bapehoodieofficial.net/bape-shorts/
https://bapehoodieofficial.net/bape-shoes/
https://bapehoodieofficial.net/cart/
https://bapehoodieofficial.net/bape-shoes/
https://dreammerchshop.com/
https://dreammerchshop.com/hoodies/
https://dreammerchshop.com/shirts/
https://dreammerchshop.com/sweatshirts/
https://dreammerchshop.com/hats/
https://dreammerchshop.com/pants/
https://dreammerchshop.com/jackets/
https://weekndmerchshop.com/
https://weekndmerchshop.com/shop
https://weekndmerchshop.com/hoodies/
https://weekndmerchshop.com/shirts/
https://weekndmerchshop.com/sweatshirts/
https://weekndmerchshop.com/hats/
https://trapstarclothingshop.com/
https://trapstarclothingshop.com/new-arrival/
https://trapstarclothingshop.com/hoodies/
https://trapstarclothingshop.com/t-shirts/
https://trapstarclothingshop.com/sweatshirts/
https://trapstarclothingshop.com/tracksuit/
https://trapstarclothingshop.com/hat-beanies/
https://trapstarclothingshop.com/bags/
https://trapstarclothingshop.com/pants/
https://trapstarclothingshop.com/jackets/
https://trapstarclothingshop.com/shorts/
https://puppiepaws.shop/
https://puppiepaws.shop/dog-hoodies/
https://puppiepaws.shop/pet-human-matching/
https://puppiepaws.shop/jackets/
https://puppiepaws.shop/sweater/
https://puppiepaws.shop/raincoat/
https://puppiepaws.shop/harness/
https://puppiepaws.shop/collar/
https://puppiepaws.shop/bandana/
https://trapstartracksuit.ltd/
https://trapstartracksuit.ltd/tracksuit/
https://trapstartracksuit.ltd/hoodies/
https://trapstartracksuit.ltd/t-shirts/
https://trapstartracksuit.ltd/sweatshirts/
https://trapstartracksuit.ltd/jackets/
https://trapstartracksuit.ltd/pants/
https://trapstartracksuit.ltd/hats-beanies/
https://trapstartracksuit.ltd/shorts/
https://trapstartracksuit.ltd/bags/
https://essentialshoodies.ltd/
https://essentialshoodies.ltd/hoodie/
https://essentialshoodies.ltd/t-shirts/
https://essentialshoodies.ltd/sweatshirts/
https://essentialshoodies.ltd/tracksuit/
https://essentialshoodies.ltd/jackets/
https://essentialshoodies.ltd/fear-of-god/
https://essentialshoodies.ltd/shorts/
https://essentialshoodies.ltd/pants/
Detesto isso nos jogos grandes. Infelizmente eu sinto até com o God of War (2018) que poderia ser facilmente uma IP nova, muito provavelmente não teria a mesma relevância e alcance, mas acho que seria melhor, mas eu acho que com essa franquia eu já sou bastante conservador.
Sobre Final Fantasy o meu primeiro foi o X e depois o Tactics no DS que é um jogo que curto muito, olhando para o 16 eu vejo qualquer coisa menos um Final Fantasy (claro tirando todo o resto que você citou anteriormente acima).
Eu simplesmente queria um FF16 somente com elementos de um bom JRPG, assim como o Dragon Quest 11, mas isso faria o jogo ser menos "comercial" ... Então só restou apelarem para golpes brilhantes com gameplay hack'n'slash.