Eu gosto tbm da geraçāo nova mas hj muito jogo já vem feito vc só interage nāo tem domínio total, antigamente a gente se aprofundava muito mais na história porq o jogo se passava metade na tela e a outra metade na imaginaçāo do gamer.
Eu acho que a 7° geração foi uma das piores. Claro, tivemos jogos bons. Em compensação tivemos grandes putarias da indústria de games.
Exemplos:
DLC: Começou como algo estético e opcional e acabou deixando as desenvolvedoras preguiçosas e estupradoras de carteira(SIM CRAPCOM, ESTOU FALANDO DE VOCÊ!)
Patch: Com os consoles cada vez mais conectados, as desenvolvedoras estão se acostumando a lançar jogos cheios de bugs e ir corrigindo com o tempo.
Gamers: Cada vez mais idiotas, defendem uma marca como se fosse a própria vida. Tudo bem ter uma favorita, mas isso já está passando dos limites.
FPSs Genéricos: Antigamente FPSs eram únicos. Hoje, é 3 CoD por ano, cada um vende mais que o outro. A indústria se acostumou a fazer jogo de tiro(e só jogo de tiro) e um pior e mais genérico que o outro. Poucos escapam.
E o q a M$ tá querendo q seja a nova ger. é péssimo, quér que o video game faça de tudo na sala de estar e ainda de quebra tenha alguns jogós... ainda bem que Sony e Nintendo pensam diferente
@julio777 Acho que o principal problema do One é apresentar poucas funcionalidades novas ou competitivas na parte de games.
Outro ponto a se tocar é o "all in one" que a M$ quer fazer, ela já tem o Windows(pra isso), ela está criando um conflito entre seus próprios produtos.
A propósito, seguindo a lógica da macumba da M$, o próximo Xbox vai ser um lixo =D
Por isso que quando eu aproveito um jogo é sozinho, porque eu me envolvo pra caramba com a história... gráficos é como olhar uma foto tirada com uma câmera digital: por mais que a resolução dela seja linda, se a pessoa não sabe usar a câmera lasca tudo, tem gente que com aquelas câmeras antigonas, faz arte, e isso vale PACAS pra videogame. Aí depois, pra me divertir, chamo a galera pra jogar. :)
e pq essa geração nova de "gamer" não veio do mega drive , snes e etc ... quero ver essa criançada que joga crysis , farcry ,tomb rider e assasins creed não entende o que é vir de contra , road rash , battletoads (Nunca Zerei), goofy troop , top gear , mario rpg ,final fight ,blackthorne(Esse e irado),doom,donkey kong, castlevania dracula x entre outros grandes jogos ;D
Cara você esta mega certo, concordo com tudo que você falou, eu peguei esse tempo de games antigos tambem, mas temos que pensar uma coisa. essas pessoas que não jogaram esses games é por que não são da época dessa época, man só pra avisar é minha opinião :)
Já joguei muito videogame na minha vida, era viciado , quem nunca ficou estressado ou ate mesmo chorou pra passar de uma faze no Crash Bandicoot ? Vencer uma corrida no NFS Underground bem dificil ? ou quase se cagava de medo em abrir uma porta em RE pra ver oque tinha do outro lado ? essas entre outras coisas me dava gosto de jogar, quando ganhei meu Xbox360 achei que ia ser mais viciado doque era antes, esperava sentir todas as emoções que sentia ao jogar os clássicos mas me arrependi , nao querendo dizer que os jogos sao ruins , mas agora as pessoas compram o jogo ja sabendo que vai zerar sem muita dificuldade ou pra almentar seu score na psn ou live.
Esse papo renderia horas e mais horas de debate, coisa que eu gosto pra caramba, mas, uma opinião de quem é old-school gamer e new-school gamer: Os dois lados tão certos e errados véi, tem que ver que tem erros e acertos ontem e hoje... /:
É o que eu digo... Os jogos de hoje só tem gráfico, mas jogabilidade e dificuldade (melhor nem comentar)... Só finalizo em 3 dias. E os antigos eram 3 dias para passar 1 fase *-----* ~~~Indo Jogar Meu SNes~~~
@juniorneto Exatamente, quem nunca se emocionou com um game? Uma das vezes que me vem à mente agora foi o final de CoD4, na época, eu pensava que Price tinha mesmo morrido e tentei segurar o choro, mas acabou saindo aquele choramingado fino engraçado pra caramba
hahahahahahahahahahah E nem vale contar das vezes que não conseguia passar das fazes de uns games aí!
kkk, quando eu tinha por volta dos 7 a 8 anos , jogava muito megaman 8 , e eu me lembro que chorava muito pra passar de uma faze que ele desliza em uma prancha no gelo , chorava muito quase quebrei o CD , ai alguns meses atras meu irmão mais novo tava jogando o mesmo megaman que eu tinha guardado em uma bolsinha de CD's , onde tinha muitos jogos antigo de PSone e Sega Saturn , e eu fiquei meio assustado ao ver meu irmão jogando o Megaman 8 pq ele nasceu ja no tempo do GameCube, DreamQuest e PS2 , e ele tava quase chorando tentando passar da mesma faze do gelo , ai me emocionei pra caramba com isso , ajudei ele a passar e comecei a rir de tudo pq na hora eu me vi jogando megaman 8 de novo kkk
Dificuldade baixa e saves contínuos realmente são broxantes. Se o game não tiver uma história envolvente, hoje em dia são raros os games que valem pelo desafio em sí. Sad, but true...
@lyvhan mas você tem que considerar duas coisas importantíssimas:
1- antigamente os jogos tinham uma péssima resposta aos controles
2- antigamente você jogava bem pior
É fácil falar que os jogos atuais são bem mais fáceis e finalizaveis em 3 dias quando eles tem um controle muito mais suave e você já joga bem melhor também. Experimenta pegar jogos antigos (Goof Troop, Bomberman, Mario, Sonic, etc) pra ver se você não vai terminar em poucas horas (com algumas exceções).
E não pode esquecer das barras de life que enchem sozinhas, principalmente em jogos de tiro. Você é fuzilado por 50 soldados, se esconde atrás de uma parede, espera alguns segundos e tá tudo bem.
Com exceção das partes da dificuldade e do checkpoint, eu sou o contrário, antes eu ligava bem mais pra gráficos e controles do que hoje, eu zerava os jogos sem prestar atenção na história, por isso que até hoje eu nem sequer sei a história de Kingdom Hearts :/
E quanto aos savegames, os jogos que não tinham checkpoint ou tinham checkpoints muito demorados na infância hoje tem save nos emuladores, então, no problem.
Hahahahaha assim mesmo! antigamente com Mortal Kombat, eu ficava atônito com os gráficos, dizendo que parecia real (eu sei que eram pessoas de verdade), Street of Rage no multiplayer, e quando não tinha o outro controle era perdeu uma vida passa a vez, Sonic 2 com o 3D nas fase bônus! bons tempos!
Os jogos atuais alguns são muito tranquilos pra jogar tem dicas a todo momento, mostra onde esta o objetivo fica até muito facil , escolher a maior dificuldade, retirar informações do HUD e escolher modo hardcore nos multiplayers pode ser interessante ..
@zefie *w* Zero pq agora sei o que tem que fazer, e sei os caminhos.
Os jogos novos são lineares, ou você faz o que mandam, ou você faz o que mandam, você não tem que descobrir, e analisar todo o jogo para passar, é só seguir em frente.
E @zefie eu ainda jogo ruim =X não sou boazuda nem nos velhos e nem nos novos. XD Então seu segundo argumento, tem efeito até nos dias de hoje e nos jogos velho e novos =X (Ontem fui jogar Killer Instinct e morri no 3 hominho D= ~Me senti noobona, e morri umas 4 vezes só pro 3º hominho, dai desisti e fui dormir =/)
@lyvhan ahh depende muito de que tipo de jogos você curte ahahaha. Se quer jogos mais "descubra o que fazer" começa a experimentar os puzzles em vez de adventure/action, até porque esses dois também nunca foram muito de se usar a cabeça (com algumas exceções).
E eu ainda acho que, por mais que você possa jogar ruim hoje, você ainda joga muito melhor do que a você de anos atrás xD.
Eu concordo com o @chrnotodd, pessoal confunde muito dificuldade com frustração. Muitos jogos antigos frustrantes seriam muito mais fáceis hoje em dia graças a uma programação melhor, controles mais sensíveis, repostas mais rápidas, etc.
Antigamente também existiam jogos fáceis, ridículos, lineares onde você não precisava pensar pra fazer nada. Assim como existem hoje. O problema é que ninguém lembra desses jogos, só lembram dos jogos que eram bons, difíceis e faziam você pensar.
A mesma coisa vai acontecer daqui uns anos. As pessoas vão falar "ah, mas na minha época de PS3 tudo era melhor". É sempre a mesma coisa.
Quem joga World of Warcraft sabe do que eu to falando. Durante o Wrath of the Lich King, diziam que a melhor expansão era a Burning Crusade, que o WotLK só estragou o WoW. Aí saiu o Cataclysm e começaram a falar que na época do WotLK era tudo melhor, que o WoW morreu com o Arthas. Agora estamos no Mist of Pandaria e nego diz que o Cataclysm é que era bom, que tinha um vilão de verdade, uma história boa e não tinha pandas.
E podem apostar que, quando sair a próxima expansão do WoW, vão dizer que ela é que vai matar o WoW, que o Mist of Pandaria é que era boa de verdade.
Nostalgia: adulterando a memória dos gamers desde 1980.
@bytolino, realmente a nostalgia pode ser ruim... se você usar demais! Existem sim jogos atuais que fazem muito do que os de minha época (sou do tempo do velho e bom Atari) fizeram pra se tornar épicos, como o God of War que você citou ou também Shadow of Colossus e Ninja Gaiden. acontece que existem jogos que fazem alguns conceitos de antigamente perderem o sentido.
Exemplo: anteontem eu joguei Team Fortress 2. É um jogaço, divertidíssimo e bem disputado. Porém, antigamente (leia-se na época de Counter-Strike e afins) morrer num jogo multiplayer era prejuízo na certa, pois seu time ficava com um a menos por um bom tempo e o renascido perdia as armas que havia comprado. Em TF2 ninguém liga pra isso, pois o respawn é infinito e você nunca perde as armas. Valia mais a pena me matar do que recarregar a arma! Isso deixou o jogo mais fácil, porém menos tático do que deveria, visto que vale mais a pena dar uma de Rambo do que jogar pelo time.
Isso torna o jogo ruim? Não, nem um pouco. Porém, que tal um modo de jogo onde você é penalizado por tentar dar uma de Stallone e deixar seu time pra trás atirando que nem um doido? Pelo pouco que joguei não vi nada disso, mas acho que seria bem interessante.
É aí que tá, @bytolino! Morrer em CS era tão ruim que ninguém queria morrer, a pessoa se esforçava pra se proteger e ninguém corria pro perigo de peito aberto. É claro que de vez em quando alguém pegava a Rambo e dava uma dessas, mas era raro. Hoje o que tem de gente em TF2 jogando de Heavy (cuja arma é igualzinha à Rambo do CS) não tá escrito, é o personagem preferido da galera, quase um mascote do jogo. Eu lembro que jogava de sniper em CS, fui fazer o mesmo em TF2 e não dá graça, as pessoas corriam pelo campo como se fossem os patos do Duck Hunt de NES! Tá certo que isso deixou o jogo mais fácil, mas num FPS de tiro um pouco de estratégia viria bem a calhar, não acha?
@bytolino você chegou no ponto que eu queria, pois a mentalidade de um gamer next-gen é essa: diversão gráficos diversão diversão, nada mais importa. Porém, ele vê um game de 16 bits e reclama dos gráficos, mas muitos deles tem muito a ver com os games atuais que ele adora! Veja por exemplo Super Smash TV de SNES:
Sim, nesse e num monte de games atuais! O problema é que um gamer next-gen mais "xiita" nunca iria nem querer chegar perto de Super Smash TV porque é um "jogo velho" com "gráficos podres", enquanto joga sem reclamar um jogo atual cuja premissa é exatamente a mesma! Creio que esse tipo de jogador é tão ruim quanto aquele que diz não jogar nenhum jogo após 1998 só porque é retrogamer de raiz.
Welcome to Alvanista!
Register to follow accounts, games, create your own gaming collection and to compete against your friends in rankings.
Jogos cada vez mais fáceis e jogadores cada vez mais retardados e alienados.
Dura realidade T.T
Eu gosto tbm da geraçāo nova mas hj muito jogo já vem feito vc só interage nāo tem domínio total, antigamente a gente se aprofundava muito mais na história porq o jogo se passava metade na tela e a outra metade na imaginaçāo do gamer.
huashusahuhuhas!!! faço parte das duas eras heheheheheeh!
Eu acho que a 7° geração foi uma das piores. Claro, tivemos jogos bons. Em compensação tivemos grandes putarias da indústria de games.
Exemplos:
DLC: Começou como algo estético e opcional e acabou deixando as desenvolvedoras preguiçosas e estupradoras de carteira(SIM CRAPCOM, ESTOU FALANDO DE VOCÊ!)
Patch: Com os consoles cada vez mais conectados, as desenvolvedoras estão se acostumando a lançar jogos cheios de bugs e ir corrigindo com o tempo.
Gamers: Cada vez mais idiotas, defendem uma marca como se fosse a própria vida. Tudo bem ter uma favorita, mas isso já está passando dos limites.
FPSs Genéricos: Antigamente FPSs eram únicos. Hoje, é 3 CoD por ano, cada um vende mais que o outro. A indústria se acostumou a fazer jogo de tiro(e só jogo de tiro) e um pior e mais genérico que o outro. Poucos escapam.
Isso é só o que eu me lembro agora u u
eu tbm grande privilégio que nós temos peguei tudo desde o odissey xD
E o q a M$ tá querendo q seja a nova ger. é péssimo, quér que o video game faça de tudo na sala de estar e ainda de quebra tenha alguns jogós... ainda bem que Sony e Nintendo pensam diferente
@julio777
Acho que o principal problema do One é apresentar poucas funcionalidades novas ou competitivas na parte de games.
Outro ponto a se tocar é o "all in one" que a M$ quer fazer, ela já tem o Windows(pra isso), ela está criando um conflito entre seus próprios produtos.
A propósito, seguindo a lógica da macumba da M$, o próximo Xbox vai ser um lixo =D
é assim mesmo
Minha reação foi a mesma do gurizinho quando segurei o dualshock na mão pela primeira vez. haha
tbm achei o Dual Shock irado :p
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! Realmente...
Hoje em dia tem muita pessoa que só presta atenção no gráfico, e na jogabilidade e historia e ect nem quer saber, gente assim da nojo :/
Por isso que quando eu aproveito um jogo é sozinho, porque eu me envolvo pra caramba com a história... gráficos é como olhar uma foto tirada com uma câmera digital: por mais que a resolução dela seja linda, se a pessoa não sabe usar a câmera lasca tudo, tem gente que com aquelas câmeras antigonas, faz arte, e isso vale PACAS pra videogame. Aí depois, pra me divertir, chamo a galera pra jogar. :)
CARA VOCÊ TIROU AS PALAVRAS DA MINHA BOCA!! O_O , Gamer como você é dificil em :)
hahahahahahahah Valeu cara! Palavra de quem videogame tem papel FUNDAMENTAL na vida, se não fosse por ele, sabe-se lá onde eu estaria, hahahahah!
eu tabem kkkkkkkkkk , cara me add no facebook pra agente bater um papo http://www.facebook.com/leonardo.ilha.16
Beleza ^^
e pq essa geração nova de "gamer" não veio do mega drive , snes e etc ... quero ver essa criançada que joga crysis , farcry ,tomb rider e assasins creed não entende o que é vir de contra , road rash , battletoads (Nunca Zerei), goofy troop , top gear , mario rpg ,final fight ,blackthorne(Esse e irado),doom,donkey kong, castlevania dracula x entre outros grandes jogos ;D
Cara você esta mega certo, concordo com tudo que você falou, eu peguei esse tempo de games antigos tambem, mas temos que pensar uma coisa. essas pessoas que não jogaram esses games é por que não são da época dessa época, man só pra avisar é minha opinião :)
Já joguei muito videogame na minha vida, era viciado , quem nunca ficou estressado ou ate mesmo chorou pra passar de uma faze no Crash Bandicoot ? Vencer uma corrida no NFS Underground bem dificil ? ou quase se cagava de medo em abrir uma porta em RE pra ver oque tinha do outro lado ? essas entre outras coisas me dava gosto de jogar, quando ganhei meu Xbox360 achei que ia ser mais viciado doque era antes, esperava sentir todas as emoções que sentia ao jogar os clássicos mas me arrependi , nao querendo dizer que os jogos sao ruins , mas agora as pessoas compram o jogo ja sabendo que vai zerar sem muita dificuldade ou pra almentar seu score na psn ou live.
Esse papo renderia horas e mais horas de debate, coisa que eu gosto pra caramba, mas, uma opinião de quem é old-school gamer e new-school gamer: Os dois lados tão certos e errados véi, tem que ver que tem erros e acertos ontem e hoje... /:
Verdade , o importante e se divertir e aproveita que isso um dia acaba . :(
Video game pra mim só vai acabar no dia q eu morrer hehe http://www.emula.com.br/wp-content/uploads/2011/07/oldgeek.jpg
http://www.youtube.com/watch?v=opADNvgeZYY lição de vida sobre dificuldade em jogos
É o que eu digo... Os jogos de hoje só tem gráfico, mas jogabilidade e dificuldade (melhor nem comentar)... Só finalizo em 3 dias. E os antigos eram 3 dias para passar 1 fase *-----* ~~~Indo Jogar Meu SNes~~~
@juniorneto Exatamente, quem nunca se emocionou com um game? Uma das vezes que me vem à mente agora foi o final de CoD4, na época, eu pensava que Price tinha mesmo morrido e tentei segurar o choro, mas acabou saindo aquele choramingado fino engraçado pra caramba
hahahahahahahahahahah E nem vale contar das vezes que não conseguia passar das fazes de uns games aí!
kkk, quando eu tinha por volta dos 7 a 8 anos , jogava muito megaman 8 , e eu me lembro que chorava muito pra passar de uma faze que ele desliza em uma prancha no gelo , chorava muito quase quebrei o CD , ai alguns meses atras meu irmão mais novo tava jogando o mesmo megaman que eu tinha guardado em uma bolsinha de CD's , onde tinha muitos jogos antigo de PSone e Sega Saturn , e eu fiquei meio assustado ao ver meu irmão jogando o Megaman 8 pq ele nasceu ja no tempo do GameCube, DreamQuest e PS2 , e ele tava quase chorando tentando passar da mesma faze do gelo , ai me emocionei pra caramba com isso , ajudei ele a passar e comecei a rir de tudo pq na hora eu me vi jogando megaman 8 de novo kkk
Dificuldade baixa e saves contínuos realmente são broxantes. Se o game não tiver uma história envolvente, hoje em dia são raros os games que valem pelo desafio em sí. Sad, but true...
@lyvhan mas você tem que considerar duas coisas importantíssimas:
1- antigamente os jogos tinham uma péssima resposta aos controles
2- antigamente você jogava bem pior
É fácil falar que os jogos atuais são bem mais fáceis e finalizaveis em 3 dias quando eles tem um controle muito mais suave e você já joga bem melhor também. Experimenta pegar jogos antigos (Goof Troop, Bomberman, Mario, Sonic, etc) pra ver se você não vai terminar em poucas horas (com algumas exceções).
sei lá, Pensei que era Cooking Mama
Desde quando Silent Hill 1 tem checkpoint ?
Achei essa imagem meio HERP DERP
E não pode esquecer das barras de life que enchem sozinhas, principalmente em jogos de tiro. Você é fuzilado por 50 soldados, se esconde atrás de uma parede, espera alguns segundos e tá tudo bem.
Com exceção das partes da dificuldade e do checkpoint, eu sou o contrário, antes eu ligava bem mais pra gráficos e controles do que hoje, eu zerava os jogos sem prestar atenção na história, por isso que até hoje eu nem sequer sei a história de Kingdom Hearts :/
E quanto aos savegames, os jogos que não tinham checkpoint ou tinham checkpoints muito demorados na infância hoje tem save nos emuladores, então, no problem.
Hahahahaha assim mesmo! antigamente com Mortal Kombat, eu ficava atônito com os gráficos, dizendo que parecia real (eu sei que eram pessoas de verdade), Street of Rage no multiplayer, e quando não tinha o outro controle era perdeu uma vida passa a vez, Sonic 2 com o 3D nas fase bônus! bons tempos!
kkk tenho um camarada assim. Os Jogos de hoje são muito cocô na fralda.
tira o Braid da lista pq aquilo e obra de arte, morrer ali não faz parte da "mensagem", coloca prince of persia, ai sim
Os jogos atuais alguns são muito tranquilos pra jogar tem dicas a todo momento, mostra onde esta o objetivo fica até muito facil , escolher a maior dificuldade, retirar informações do HUD e escolher modo hardcore nos multiplayers pode ser interessante ..
@zefie *w* Zero pq agora sei o que tem que fazer, e sei os caminhos.
Os jogos novos são lineares, ou você faz o que mandam, ou você faz o que mandam, você não tem que descobrir, e analisar todo o jogo para passar, é só seguir em frente.
E @zefie eu ainda jogo ruim =X não sou boazuda nem nos velhos e nem nos novos. XD Então seu segundo argumento, tem efeito até nos dias de hoje e nos jogos velho e novos =X (Ontem fui jogar Killer Instinct e morri no 3 hominho D= ~Me senti noobona, e morri umas 4 vezes só pro 3º hominho, dai desisti e fui dormir =/)
@lyvhan ahh depende muito de que tipo de jogos você curte ahahaha. Se quer jogos mais "descubra o que fazer" começa a experimentar os puzzles em vez de adventure/action, até porque esses dois também nunca foram muito de se usar a cabeça (com algumas exceções).
E eu ainda acho que, por mais que você possa jogar ruim hoje, você ainda joga muito melhor do que a você de anos atrás xD.
Eu concordo com o @chrnotodd, pessoal confunde muito dificuldade com frustração. Muitos jogos antigos frustrantes seriam muito mais fáceis hoje em dia graças a uma programação melhor, controles mais sensíveis, repostas mais rápidas, etc.
Antigamente também existiam jogos fáceis, ridículos, lineares onde você não precisava pensar pra fazer nada. Assim como existem hoje. O problema é que ninguém lembra desses jogos, só lembram dos jogos que eram bons, difíceis e faziam você pensar.
A mesma coisa vai acontecer daqui uns anos. As pessoas vão falar "ah, mas na minha época de PS3 tudo era melhor". É sempre a mesma coisa.
Quem joga World of Warcraft sabe do que eu to falando. Durante o Wrath of the Lich King, diziam que a melhor expansão era a Burning Crusade, que o WotLK só estragou o WoW. Aí saiu o Cataclysm e começaram a falar que na época do WotLK era tudo melhor, que o WoW morreu com o Arthas. Agora estamos no Mist of Pandaria e nego diz que o Cataclysm é que era bom, que tinha um vilão de verdade, uma história boa e não tinha pandas.
E podem apostar que, quando sair a próxima expansão do WoW, vão dizer que ela é que vai matar o WoW, que o Mist of Pandaria é que era boa de verdade.
Nostalgia: adulterando a memória dos gamers desde 1980.
Mais true story que isso, impossível!
Hoje em dia grande parte dos jogos são feitos para essa geração justim bieber.
parece veridico :P
Geração leite com pêra.
@bytolino, realmente a nostalgia pode ser ruim... se você usar demais! Existem sim jogos atuais que fazem muito do que os de minha época (sou do tempo do velho e bom Atari) fizeram pra se tornar épicos, como o God of War que você citou ou também Shadow of Colossus e Ninja Gaiden. acontece que existem jogos que fazem alguns conceitos de antigamente perderem o sentido.
Exemplo: anteontem eu joguei Team Fortress 2. É um jogaço, divertidíssimo e bem disputado. Porém, antigamente (leia-se na época de Counter-Strike e afins) morrer num jogo multiplayer era prejuízo na certa, pois seu time ficava com um a menos por um bom tempo e o renascido perdia as armas que havia comprado. Em TF2 ninguém liga pra isso, pois o respawn é infinito e você nunca perde as armas. Valia mais a pena me matar do que recarregar a arma! Isso deixou o jogo mais fácil, porém menos tático do que deveria, visto que vale mais a pena dar uma de Rambo do que jogar pelo time.
Isso torna o jogo ruim? Não, nem um pouco. Porém, que tal um modo de jogo onde você é penalizado por tentar dar uma de Stallone e deixar seu time pra trás atirando que nem um doido? Pelo pouco que joguei não vi nada disso, mas acho que seria bem interessante.
É aí que tá, @bytolino! Morrer em CS era tão ruim que ninguém queria morrer, a pessoa se esforçava pra se proteger e ninguém corria pro perigo de peito aberto. É claro que de vez em quando alguém pegava a Rambo e dava uma dessas, mas era raro. Hoje o que tem de gente em TF2 jogando de Heavy (cuja arma é igualzinha à Rambo do CS) não tá escrito, é o personagem preferido da galera, quase um mascote do jogo. Eu lembro que jogava de sniper em CS, fui fazer o mesmo em TF2 e não dá graça, as pessoas corriam pelo campo como se fossem os patos do Duck Hunt de NES! Tá certo que isso deixou o jogo mais fácil, mas num FPS de tiro um pouco de estratégia viria bem a calhar, não acha?
@bytolino você chegou no ponto que eu queria, pois a mentalidade de um gamer next-gen é essa: diversão gráficos diversão diversão, nada mais importa. Porém, ele vê um game de 16 bits e reclama dos gráficos, mas muitos deles tem muito a ver com os games atuais que ele adora! Veja por exemplo Super Smash TV de SNES:
http://youtu.be/4AapB7dW3HA
Ele pode ser resumido numa frase: "Hordas de inimigos querem te matar, mate-os primeiro". Onde foi que já vimos isso?
http://youtu.be/Hp_SYVFJGa8
Sim, nesse e num monte de games atuais! O problema é que um gamer next-gen mais "xiita" nunca iria nem querer chegar perto de Super Smash TV porque é um "jogo velho" com "gráficos podres", enquanto joga sem reclamar um jogo atual cuja premissa é exatamente a mesma! Creio que esse tipo de jogador é tão ruim quanto aquele que diz não jogar nenhum jogo após 1998 só porque é retrogamer de raiz.