2022-12-08 10:37:29 -0200 2022-12-08 10:37:29 -0200
myers José Carlos

O RETORNO DE UNCHARTED? (SPOILERS DE UNCHARTED 4)

De acordo com rumores, a Sony teria dado sinal verde para um novo jogo da franquia, seja com um Drake mais jovem (como vimos nos cinemas) ou com outros personagens. Eu penso da seguinte forma: acho desnecessário um Uncharted com um Nathan Drake mais jovem, poderiam deixar isso apenas nos filmes e fazer novos jogos com outros personagens, até porque a história do Nate já teve começo, meio e fim, o máximo que eu faria seria colocar participações curtas do Drake nos jogos, sem se envolver na aventura, já que ele já é aposentado daquela vida.

Lost Legacy mostrou que dá para fazer Uncharted sem Nathan Drake, pois a franquia tem personagens carismáticos o bastante para substituir ele, tanto que ao jogar o spin-off de Uncharted 4, eu não senti falta alguma dele, algo que eu não imaginava que fosse acontecer. Vejo muitos fãs pedindo para que a Cassie, filha do Drake e da Elena, se torne a nova protagonista da franquia, mas na minha opinião, isso é algo que não faz sentido algum na questão de narrativa.

No epílogo de Uncharted 4, vemos um Drake já aposentado daquela vida e que ele acabou se tornando uma espécie de arqueólogo/explorador, um trabalho legalizado, ou seja, dentro da lei, chamando atenção da mídia e fazendo ele e a Elena se tornarem famosos. Cassie também está seguindo esses passos, meio que virando uma arqueóloga mirim, e mesmo com o Nate contando seu passado para sua filha, não faz sentido ela seguir o caminho do pai. Os jogos anteriores abordaram a obsessão do Drake pela aventura, pelo tesouro, e que se ele continuasse nisso, ele ou alguém próximo poderiam perder a própria vida, e se a Cassie fosse a nova protagonista, ficaria repetitivo e desnecessário abordar o mesmo tema dos jogos anteriores, sobre a obsessão e os perigos que iria enfrentar, além de que seus pais nunca iriam deixar que isso se repetisse.

É por isso que digo que não faz sentido em termos de narrativa ela ser a protagonista da franquia, pra mim o ciclo da família Drake acabou, com Nathan, Elena e Cassandra trabalhando juntos em família, em um trabalho seguro, sem tiroteios e mortes. Uncharted sempre teve personagens interessantes, que poderiam ser melhor explorados em novos jogos, talvez com Chloe e Charlie, esse último que acabou não sendo muito desenvolvido no Uncharted 3 por conta da agenda do ator, que teria que gravar o Hobbit e por isso não poderia participar tanto das filmagens do game, ou poderiam fazer um jogo com Sam e Nadine como personagens principais, que surgiram em Uncharted 4, mas que poderiam ser mais desenvolvidos em futuros jogos, assim como uma aventura do Sully quando era mais jovem, expandindo ainda mais o universo da franquia e deixando personagens que já eram bons, ainda mais interessantes.

Apesar disso, acredito que teria muita dor de cabeça, pois de acordo com o rumor, a franquia estaria nas mãos de um estúdio desconhecido, com a Naughty Dog dando apenas suporte inicial, e isso seria um problema, pois a pressão seria muito forte, já que estamos falando de uma das principais franquias da Sony e teria comparações com os jogos anteriores, ou seja, esse novo estúdio iria ter que entregar um trabalho tão bom quanto os jogos da Naughty Dog, principalmente na questão de narrativa, além de ter que imaginar coisas novas para colocar dentro da gameplay, para os futuros jogos não serem chamados de "mais do mesmo". 

Temos vários exemplos de franquias nas mãos de outros estúdios que acabaram entregando um trabalho inferior aos jogos anteriores, como é o caso de Little Big Planet, com os dois primeiros jogos sendo desenvolvidos pela Media Molecule, enquanto Little Big Planet 3 foi desenvolvido pelo mesmo estúdio de Crackdown 3, tendo uma qualidade bem inferior aos jogos anteriores. Outro exemplo que posso citar é a franquia Sly Cooper, com uma ótima trilogia feita pela Sucker Punch e o quarto jogo da série feito pelo estúdio que tinha remasterizado a trilogia para o PS3, que apesar de ser um bom jogo, não chegou no nível da trilogia original; até mesmo Uncharted Golden Abyss, o jogo feito pela Bend, que apesar de ser um jogo legal, é o mais fraco da saga.  Essa foi a minha opinião, gostaria de saber o que vocês acham sobre o futuro da franquia Uncharted, se vale a pena arriscar nas mãos de outro estúdio.

Uncharted 4: A Thief's End

Platform: Playstation 4
3058 Players
704 Check-ins

7
  • Micro picture
    jcelove · about 2 months ago · 2 pontos

    Tá rolando boatos de um reboot aí, não sei se é verdade, mas o fiilme foi muito ruim.hehe

    2 replies
  • Micro picture
    msvalle · about 2 months ago · 2 pontos

    Particularmente, acharia melhor deixar como está, a Sony deveria investir em novas franquias. Porém sei que que os $ falam mais alto, então, se for para fazer, que sejam com outros personagens.

Keep reading → Collapse ←
Loading...