2020-10-30 23:09:27 -0200 2020-10-30 23:09:27 -0200
rensan José Carlos

Ys I e seu final frustrante

Para fins de esclarecimento, tudo aqui escrito se refere a versão que tem na steam. Não sei se ela difere tanto das outras versões do jogo.

Ah! Como eu amo e odeio o primeiro Ys, o jogo consegue me apresentar tantos elementos que eu adoro como a sua trilha sonora que é simplesmente fenomenal, mas, me apresenta tantos elementos que eu não gosto na mesma intensidade, um bom exemplo é o seu sistema de combate. Eu consigo apreciar todo o charme e beleza contido nele, mas não consigo gostar nem me acostumar, com o fato do Adol derrotar os inimigos dando ombradas. Só que nada me desagradou mais do que o seu último boss, Dark Fact.

Antes de falar sobre o dito cujo, gostaria de explicar que até então para derrotar os outros bosses, o jogo exigia que eu precisa-se memorizar o padrão de movimento e utiliza-se os equipamentos adequados para o combate, tudo isso gerava um certo desafio que exigia bastante paciência e habilidade, duas coisas que permeou durante todo o gameplay, o problema começa quando no último boss além de tudo que foi dito anteriormente, o jogo cobra um fator completamente fora do meu controle. A sorte.

Então acabei me encontrando numa situação onde além de me preocupar com o dano constante que o Aldo tomava dos meteoros que ficavam voando na tela e do fato que eu teria que memorizar o padrão de movimento para me adiantar ao movimento do boss, fazendo o Dark Fact esbarrar no Aldo e causar o máximo de dano possível, antes que o Aldo caia para os meteoros, eu tinha que me preocupar com os buracos que apareciam na arena, me preocupando para, nem cair neles e ter um game over direto, nem ficar preso entre eles, e ver o hp caindo até chegar a zero.

O que mais me deixa chateado nesse boss é que a sorte é quem dita o ganhador. Eu me encontrei várias vezes, causando bastante dano no infeliz e mesmo assim acabava perdendo, porque eu acabava caindo é uma das situações descritas acima. E a sorte também ditou minha vitória, quando faltava apenas um golpe para derrotar o Dark Fact, eu acabei ficando preso entre os buracos, e não podia me mexer, mas nesse mesmo momento o boss passou do lado do Aldo e tomou o dano que precisava para perder. Me deixando apenas com a sensação de alívio por ter terminado o jogo, e uma certa frustração, por ter acabado na sorte, um jogo que até então me cobrava habilidade.

Ys I & II Chronicles

Platform: PC
46 Players
6 Check-ins

5
  • Micro picture
    jcelove · almost 2 years ago · 2 pontos

    Dark fact é uma baita trollagem mesmo. Mas mao se preocupe que nao tem mais boss assim ma serie.

    3 replies
  • Micro picture
    santz · almost 2 years ago · 1 ponto

    O primeiro Ys é bem primitivo. Não joguei a versão Remake da Steam, só a MSX e sei bem o que é sofrer com esse sistema de bump attack.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...