2016-12-04 18:46:38 -0200 2016-12-04 18:46:38 -0200
jailtonsv Jailton checked-in to:
Post by jailtonsv: <p style="margin-left: 120px;"><strong>ROGUE LEGACY
Rogue Legacy

Platform: Playstation 3
322 Players
83 Check-ins

ROGUE LEGACY E UMA REFLEXÃO ALEATÓRIA SOBRE HARDWARE

"É dos carecas que elas gostam mais."

Após de mais de 17 horas de jogo e 59 herdeiros depois... Lady
Henriqueta II, careca, bárbara, pois um fim na maldição que assombrou a
família por mais de uma milênio.   

Rogue Legacy é um game plataforma 2D, cujo o diferencial que me cativou a priori foi o sistema de evolução "peculiar".  Você adentra um castelo misterioso, com 4 áreas cada área possui inimigos específicos e um chefe. Ao derrotar esses inimigos você ganha ouro e esse ouro é utilizado para melhorar seu poder de ataque, defesa, gastar menos MP, liberar classes, etc. A questão é, quando você morre, seu personagem vira historia (sim, se morrer já era) . E o descendente dele será o próximo a tentar "conquistar" o castelo. O game começa por volta do ano 500 e eu zerei somente no século 22 hehe.

O jogo é complicado e morrer é natural, aliás mais que natural, é necessário, pois a pŕoxima geração virá mais evoluída e  só assim o jogador estará apto a enfrentar os perigos do castelo. Mas não posso reclamar de uma única morte, a jogabilidade é tão boa e tudo responde tão bem que cada dano que sofri śo posso atribuir a minha falta de habilidade.

Naturalmente essa ideia de jogar com gerações é apenas um detalhe no game, gráficos bonitos, jogabilidade EXCELENTE e desafio constante foram o que me fizeram jogar Rogue Legacy por tanto tempo. Simplesmente não consigui enjoar desse game, mesmo não possuindo uma área ampla (muitos cenários e cenários amplos), o fato de que cada jogatina os cenários se modificam (aleatoriedade), tornava cada vez que eu jogava uma experiência única.

(Ponce de leon, um dos chefes do jogo e o que menos deu trabalho)

Gostaria de fazer um texto mais amplo elogiando o game, mas receio que não conseguiria expressar o quanto curti esse jogo (talvez me anime a ponto de fazer uma crítica). Mas esse jogo me fez refletir sobre um tema: HARDWARE.

Ainda não possuo console ou PC pra jogar a atual geração, mas confesso que acho estranho quando vejo um produtor ou componente de alguma empresa dizer: "O hardware está defasado",  "já exploramos 98% das possibilidades do hardware de determinado console". Ao jogar Rogue Legacy, sinto que essa experiência fantástica poderia estar em um PSP ou PS2. Super Mario Galaxy e donkey kong returns são incríveis e pertencem a um hardware modesto. 

Entendo que são propostas distintas e que super produções necessitam sim de maquinário (God of War, Alan Wake, Mortal Kombat X). Mas até que ponto, o hardware possui relevância na experiência? Com a evolução de hardware cada vez mais dinâmica, os games estão também em processo de evolução? (não apenas gráfica, mas jogabilidade, enredo, ideias)? Ou há uma espécie de estagnação em relação a novas ideias e experiências? O hardware "defasado" de fato atrasa a industria ou é uma boa desculpa pra quem não consegue  produzir com qualidade?

Bom, não posso falar muita coisa, pois não participo desse novo "patamar" de games, mas gostaria  MUITO  de ouvir quem participa e ler as opiniões.

.

8
  • Micro picture
    santz · almost 5 years ago · 2 pontos

    Hahaha, boa analogia. Eu acho que esse lance de hardware velho é desculpa, a Nintendo esta ai para nos mostrar que hardware não é tudo, o que realmente conta é a diversão e a experiência.

    2 replies
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...