Mas nossa, tô feliz pelo tanto que estudei e por FINALMENTE postar (demorou meses):


Tô trabalhando nesse homem desde maio (!!!), quando selecionei uns personagens que eu já tinha (eram de uma fanfic) e quis desenvolver como exemplos recentes para o portfolio.
Me apaguei bastante ao mundinho e historinha que fui desenvolvendo pra essas personagens, tá um projeto maneiro.
Mas enfim, tudo com o objetivo de espairar e tb estudar mto, e mirar em trampos para estúdios, cardgames, indies AA, essas coisas sabe?
Comparação de uns traços do rosto "liso" até com uns sinais de vida/estresse, tipo acne, sujeira da oficina, suor, e o óculos:

DICAS RÁPIDAS
Eu aprendi uns esquemas de como desenhar o mesmo personagem pensando em algo sequencial, tipo quadrinhos — onde tu tem que desenhar o mesmo boneco várias vezes respeitando as proporções, personalidade, etc.
Comecei com uma vista ortográfica tipo assim:

E desenhei este cara muitas, muitas vezes.
Você começa com um desenho frontal, traça linhas horizontais de guia em áreas chave (onde acaba e começa o nariz? orelha? centro do olho? cabelo? O boneco tem narigão? Olho grande?) aí desenha perfil de lado, depois um perfil 3/4.
Não precisa ficar super super certinho, mas foi o que me ajudou a enxergar as coisas em 3D sem precisar literalmente modelar o boneco no Blender.
É meio desconfortável tb pq você começa a ver seus boneco nas pessoa na rua tipo na mulher da padaria — selando o seu atestado de insanidade, kkkkkkk recomendo 👍
Exemplo q fiz para uma mulher da história:

A partir daí tu vai estudar fundamentos que nem UM DOIDO DESCABELADO NO MATO MALUCO ABUBLÉ UGA BUGA
Recomendo o método Loomis, claro (simples, direto, tá cheio de material na internet e acho que os livros dele podem ser baixados gratuitamente)
Os vídeos do Proko (Youtube) sobre desenhar cabeça com o método loomis são bons. Memorizar os detalhes de proporções, tipo como que uma orelha se alinha com relação aos olhos.
O Steve Houston tem um vídeo espetacular (em ingles) tb:
⭐ Pedir crítica em fóruns especializados que deem uma aproximação profissional, pra checar os fundamentos mesmo.
Depois que a cabeça estiver desenhada certinha, com as linhas e tal, aí entra a parte de pensar em luz e sombra (recomendo ver o que são e como estudar as "asaro heads"), e depois cores (que tb são luz e sombra hehe, mas como matéria eu vou citar como algo separado) e detalhamento de materiais (pele, metal, boca, olho)
É um processo que pode ficar mto frustrante pq envolve muita muita coisa pra estudar, não é fácil (tanto que esse bonecão aí mesmo demorou ao todo 6 meses pq toda semana ou até dia eu focava em algo diferente. Mesmo já tendo uma certa base de desenho ele foi um desafio.)
E eu pulei a parte de estudar cabelo e fiz algo quase sem estudar, pq simplesmente Cheguei No Limite do tanto que eu aguentava estudar.
Então respira fundo e calma auehauhe.
Se tudo ficar excessivo e parecer impossível: Não tem como errar estudando 1 matéria por vez. Ou proporções (Loomis, desenhar varias cabeças — e até corpos — sem detalhar, mas prestando atenção nas medidas e relações). Desenhando asaro heads para memorizar os planos da face. Copiar objetos pequenos tipo um pedaço de gelatina, um brigadeiro, uma pedra.
Enfim manos(as), muito thank you, e aqui tem a página do artstation com todas as artes deste personagem e mais uns WIPs:
https://www.artstation.com/artwork/d0XVNA
E os meus jabás de sempre:
Todos os meus links (Patreon, commissions, etc)
Amigos que pediram para ser marcados (avisem se quiserem entrar ou sair da lista!)
@jokenpo @drodro @laumiramos @darlanfagundes @inksketch @ermeson @flaviohideki @raccoon @typhonite @akromvaleth @ralfrisi @tiagoandrade @marcusmatheus @manoelnsn @wildwolf @raquelita @kratos1998 @tiagoandrade @onai_onai @manoelnsn @volstag @ticianavalle @roberto_monteiro @denis_lisboadosreis @vinicios_santana @gamer_art
aprendi que quanto mais ignorar e menos der oloforte a esse tipo de coisa ( gente ) melhor
Relaxa, a postagem que eles irão excluir será a minha sobre o Vietnã no Banjo & Kazooie, só aguarda!
Esse tal de lutcha é um merda mesmo