2022-05-06 13:18:09 -0300 2022-05-06 13:18:09 -0300

Jogos e diversidade.

Single 3912529 featured image

Diversidade:

1.qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado; variedade.

2.conjunto variado; multiplicidade.

Geralmente no mundo dos jogos, estamos sempre presos há dois grandes polos, o Japão e os Estados Unidos, com a Europa correndo por fora, porém ao verificar os jogos que eu finalizei até o momento em 2022, somente um jogo era estadunidense.

Então decidi fazer um texto com jogos de países mais periféricos, que não estão na mira da mídia, são experiências que eu joguei esse ano e em anos pregressos, então vai aí 5 bons jogos para fugir da dicotomia ocidente/japão.

The Deadly Tower of Monsters

The Deadly Tower of Monster é um jogo da Ace Team, um estúdio Chileno.

A narrativa do jogo é baseada num filme B do início da década de 1970  chamado The Deadly Tower of Monsters lançado recentemente em DVD, com o comentário do diretor de seu diretor no universo Dan Smith servindo como uma combinação de tutorial e meta-comentário sobre o jogo, fornecendo uma explicação sobre por que muitos elementos de jogos estariam nesse filme (o jogador sendo obrigado a quebrar caixas para obter itens, por exemplo). O filme em si é uma ópera espacial na qual o astronauta Dick Starspeed (interpretado no universo pelo ator Jonathan Digby) foi abatido em um planeta alienígena governado por um imperador tirânico. 

O jogo é um top down shooter bem divertido, com uma arte que lembra maquetes e efeitos especiais e estética que bebe muito dos filmes dos anos 70.

Dodgeball Academia.

Vamos ao nosso país o Brasil, temos um ótimo trabalho do estúdio Pocket Trap, que traz um RPG de Queimada.

Dodgeball Academia brilha pois traz toda sua brasilidade seja nos diálogos com piadas e gírias nacionais e seus itens que remetem a nossa cultura com pizza de abacaxi por exemplo, porém suas inspirações nas obras japonesas de mangas/animes esportivos, faz com que o jogo dialogue bem com o público internacional.

A animação e arte desse jogo é ímpar, a fluidez e o carisma que esbanja os personagens é de causar inveja a grandes produções;

1979 Revolution Black Friday.

1979 Revolution Black Friday é um adventure produzido pelo estúdio Iraniano Ink, baseado na revolução que levou a mudança de regime no Irã, controlamos Reza Shiravi um fotógrafo que acaba se envolvendo com o movimento revolucionário da época.

O jogo trabalha muito bem o contexto histórico da época, trazendo personagens credíveis, informações dos variados grupos, os seus lideres e a situação do povo iraniano pré revolução.

Xuan-Yuan Sword 7.

Um RPG Chinês, produzido pela Domo Studio que é um estúdio que fica localizado em Taiwan, para muitos no oriente a série Xuan-Yuan é o equivalente ao Final Fantasy em tradição e popularidade.

O sétimo jogo dessa franquia é um action-rpg , que se destaca pelos ótimos personagens e uma história bem interessante que mistura a história chinesa com sua mitologia.

Controlamos Taishi Zhao, um filho de um antigo oficial do governo, que na noite de aniversário de um ano da sua irmã Xiang, vê o Palácio que eles moravam ser atacado por um exército misterioso, ele se vê obrigado a fugir com sua irmã enquanto vê a morte dos seus pais.

Anos depois Taishi e Xiang se estabelecem numa pequena vila e tentam levar uma vida pacata, porém uma série de eventos faz com que sua irmã seja ferida por um monstro fazendo com que Taishi seja obrigado a conjurar uma magia que separa a alma do corpo, fundindo temporiamente Xiang com um automata.

O objetivo do jogo é restaura a forma humana da sua irmã, Taishi na sua jornada é auxiliado por Chu Hong, sua amiga de infância é que faz parte de uma escola filosófica chinesa conhecida como moísmo.

A jornada é bem linear, porém os personagens são bem carismáticos, com ótimos arcos e diálogos de excelente qualidade, o combate é um pouco problemático e desbalanceado.

Raji an Ancient Epic.

Raji é um jogo indiano desenvolvido pelo estúdio Nodding Head Games, o jogo conta a história da garota Raji e seu irmão Golu que é sequestrado durante um festival por um lorde demônio chamado Mahabalasura.

O objetivo do jogo é resgatar Golu, Raji na sua aventura é ajudada pelos deuses Hindus Vixnu e Durga, no jogo aprendemos muito sobre a cultura hindu e suas representações. Seu gameplay tem inspirações em jogos com Ico,God of War,Bastion e Brother a Tale of Two Sons.

Então essas são 5 dicas para quem quer diversificar suas experiências com jogos, caso tenham experiências com outros jogos de mercados que estão em crescimento,comentem  por favor.

Dodgeball Academia

Platform: Playstation 4
3 Players
2 Check-ins

38
  • Micro picture
    zefie · 5 months ago · 3 pontos

    Deadly Tower of Monsters já foi dado na PSN+ uns anos atrás. Joguei só porque era de graça, mas no fim acabei gostando bastante do jogo.

    1 reply
  • Micro picture
    saulovyny · 5 months ago · 2 pontos

    Por falar em diversidade, já se perguntou sobre a falta de protagonistas negros nos games? Dá pra contar nos dedos os jogos, é mais uma triste realidade

    2 replies
  • Micro picture
    jcelove · about 1 month ago · 2 pontos

    Ate republiquei pra ver se o cara dos destaques da a aprovada.hehe

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...