Os Primeiros Emuladores
No meio dos anos 90, alguns entusiastas de jogos começaram a usar seu conhecimento de programação para tentar simular o hardware e software de consoles domésticos usando um programa de computador. O emulador de Atari 2600, Stella, foi um dos primeiros programas criados e distribuídos gratuitamente em 1996. Era capaz de rodar a grande maioria dos jogos que foram extraídos diretamente do cartucho através de um dispositivo específico. Entre 1997 e 1998, surgiram outros projetos de emuladores com foco em outras plataformas. O NEStitle era o emulador mais popular de NES, com distribuição freeware, baixos requisitos e vários recursos, mas havia outras alternativas, como o Nestopia e iNES. Já havia também emuladores de Super Nintendo, como o ZSNES, muito leve, e o SNES9X, atualizado até hoje.
A situação dos emuladores começou a ficar mais delicada quando alguns projetos passaram a rodar sistemas que ainda estavam no mercado. Um dos casos mais famosos foi o UltraHLE, um poderoso emulador de Nintendo 64. Sua popularidade levou a Nintendo a entrar com uma ação judicial contra o programa. Algo semelhante aconteceu no caso do Virtual Game Station, o primeiro emulador de PS1 comercial para MacOS. A Sony perdeu o processo contra a Connectix, mas decidiu comprar a empresa e descontinuar o programa. Outro emulador comercial bem popular de PS1 foi o Bleem!. Foi notável por implementar várias melhorias e ter uma versão capaz de rodar no Dreamcast, o Bleemcast!. A Sony sufocou a companhia com uma série de processos judiciais, que acabaram tendo que abandonar o projeto.
Apesar dos emuladores terem como objetivo simular um hardware comercial para rodar jogos comerciais de forma gratuita, o programa em si não constitui uma quebra de direitos autorais, desde que não utilize linhas de código proprietários. O programa inteiro precisa ser construído através de engenharia reversa. Vários novos projetos surgiram após essas decisões judiciais em favor da emulação, com vários recursos e melhorias em todos os sentidos. No começo dos anos 2000, os principais destaques foram o PCSX, Emurayden e o ePSXe, que são emuladores de PS1, Project64 e Mupen64 rodam jogos do Nintendo 64, KGen e Genecyst são emuladores de Mega Drive e o No$GB capaz de emular GameBoy. O MAME e o MESS são emuladores multisistemas capazes de interpretar ROMs de Arcade e várias outras plataformas.
@andre_andricopoulos, @ziul92, @mardones, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @avmnetto, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @thiagobrugnolo, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_ [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
Vida longa a emulação!
Emulação não passa de pirataria... disse a Nintendo.
Viva a emulação o/
Depois vou pesquisar mais sobre esse processo que a Sony perdeu e aí decidiu comprar a empresa kkkkk
Praise the emulators 🙏🏽
Viva os emuladores, o que seria da gente sem eles...
Foi graças aos emuladores que eu conheci um monte de jogo antigo
OWO!! QUE NOSTALGIA!! Ah, corrige aí meu nome, pois eu mudei ele!! ME MARCA AÍ DE NOVO!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ZSNES 💚
E hoje em dia tem emulador até na Steam, dahora srrsrsrs Sem emuladores eu não tinha terminado nem metade dos games que terminei e nunca teria jogado Game Cube
Muito bom conteúdo, parabéns!
Graças a emulação eu pude conhecer e jogar títulos na qual eu jamais teria acesso. Foi a salvação de muita gente, e muitos amigos compartilham do mesmo sentimento. Viva a emulação!
O começo da salvação histórica dos games!
Já poderíamos ter perdido tanta coisa! Sorte que não!
Vida longa aos emuladores !!!! Graças a eles que hoje em dia posso jogar games que na época nem sonhava.
Nossa, que post bacana cara. Até um dia desses tinha o executável do ZNES, com aquela interface DOS lendária.
Hoje tenho o Lauchbox, que creio ser a melhor suite de emulação disponível e estou sempre mexendo nele.
Parabéns.
E via a emulação (e olha que ainda tenho 5 consoles!)
Viva a emulação! Muito importante na preservação de acervo da indústria dos games.
Já usei esse Stella e não fazia ideia de que era um dos primeiros.
O primeiro que usei foi o Gens, nem sabia na época o que era um emulador, meu primo que colocou pra mim no PC. kkkk
Sem o avanço da emulação seria muito difícil ter estímulo à preservação dos arquivos de jogos, assim como traduções não-oficiais de jogos antigos.
Os verdadeiros salvadores da industria de games e da arte deles!