2022-08-26 13:27:08 -0300 2022-08-26 13:27:08 -0300

A evolução dos dispositivos móveis

Single 3931102 featured image

 No final dos anos 70 e durante a década de 80, a tecnologia de telefones móveis ainda eram caras e para usos bem específicos. Por outro lado, as calculadoras mais modernas da época já permitia programação para permitir cálculos e funções complexas. Embora a tela LCD dessas calculadoras exibia basicamente números em uma faixa horizontal, alguns jogos já surgiram ali. A TI-58 de 1977 tinha um leitor de cartão magnético, o que permitia o compartilhamento de programas salvos em ROM. Os primeiros jogos programados nessas calculadoras foram versões reduzidas de Space InvadersHunt the WumpusLunar Lander e Darth Vader’s Force Battle. A Texas Instruments e a HP lançaram outros modelos de calculadoras com linguagens de programação proprietárias durante os anos 80.

 Em 1985, A Casio lançou a primeira calculadora gráfica da história, permitindo criar cálculos geométricos e programar funções. Outras fabricantes também lançaram outros modelos desses aparelhos, com destaques para a Sharp Wizard (1989), HP 48 (1990) e TI 82 (1993). Essas calculadoras eram capazes de rodar jogos populares da época, como LemmingsDoom. Outra tecnologia que estava ganhando espaço eram os assistentes pessoais digitais (PDA), capazes de criar anotações em texto, lembretes e desenhos. Começou com o Organizer da Psion em 1984, mas foram se popularizar quando esses dispositivos ganharam tela de toque e caneta, como o Apple Newton (1993), IBM Simon (1994) e o Pilot 1000 (1996).

 Apesar da tecnologia impressionante do PDA, com boa definição de tela, múltiplas funções e uma grande variedade de jogos, eram aparelhos caros demais. Por outro lado, os telefones móveis continuavam avançando e se tornando cada vez mais capazes, populares e baratos. O Hagenuk MT-2000 de 1994 foi um dos primeiros celulares a vir com um jogo instalado de fábrica, mas quem realmente popularizou com força total o conceito de videogame para celular foi o Nokia 6610 em 1998, com o jogo Snake. Uma variante do clássico Blockade extremamente simples, mas viciante. Era possível jogar multiplayer usando a conexão infravermelho do Nokia 6610, que também tinha outros dois jogos padrão, Memory e Logic.

 A cada ano, a Nokia lançava dezenas de modelos diferentes de telefones móveis de grande sucesso. Não demorou muito e a Nokia se tornou a fabricante de celular mais popular do mundo. Sony Ericsson, Samsung e Motorola também disputavam esse mercado com seus diversos modelos de celulares. Com relação aos jogos mais populares desse período, Snake II era a sequência do jogo clássico, Space Impact, um jogo de nave relativamente elaborado, Rapid Roll, Stack Attack, Moto GP, Sokoban e muitos outros. No começo dos anos 2000, alguns celulares já tinham telas coloridas, conexão com a internet, câmera digital, reprodutor de música e vídeo. A tecnologia de telefones móveis evoluia a passos largos.

@andre_andricopoulos, @ziul92, @mardones, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @avmnetto, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @thiagobrugnolo, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_ [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

39
  • Micro picture
    thecriticgames · about 1 month ago · 2 pontos

    Cheguei a jogar alguns joguinhos nesse tijolar.

    1 reply
  • Micro picture
    eikesaur · about 1 month ago · 2 pontos

    Eu ainda uso um desses hahaha.

    4 replies
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 1 month ago · 2 pontos

    Já tive celulares 2,3 e 4 da primeira imagem (só não lembro as marcase)
    ...
    Essa evolução definitivamente é incrível e mais incrível ainda é como tornou-se difícil viver sem um dispositivo móvel 😬😬😬
    ...

    5 replies
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · about 1 month ago · 2 pontos

    Tive um Siemens com um jogo similar ao Snake.

    2 replies
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · about 1 month ago · 2 pontos

    E é sempre bom lembrar, que quem joga no celular também é "gamer".

    2 replies
Keep reading → Collapse ←
Loading...