2022-05-06 07:23:45 -0300 2022-05-06 07:23:45 -0300

Hall da Fama: John Carmack

Single 3912506 featured image

 Desde muito jovem, John Carmack se interessava por videogames, como Space InvadersPac-Man e outros clássicos. Ele chegou a ser preso durante uma tentativa de furto de computadores Apple II. No final da década de 80, Carmack começou a trabalhar na área de publicação de revistas da Softdisk. Junto com seu amigo John Romero, eles secretamente criaram um porte de Super Mario Bros. 3 para MS-DOS, mas não tiveram o aval da Nintendo. Eles adaptaram sua criação para um jogo original, Commander Keen, que se tornou o jogo de plataforma 2D mais popular de seu tempo, apresentando rolagem de tela suave e um novo modelo de distribuição shareware, que oferecia a primeira parte do jogo de forma gratuita.

 John Carmack foi co-fundador da id Software e começou a trabalhar em técnicas que revolucionou para sempre o gênero de FPS. O ray casting usado em Catacomb 3DWolfenstein 3D trouxe uma nova forma de renderizar e mostrar labirintos em 3D texturizados usando sprites de uma maneira fluida e rápida. Carmack também foi o primeiro a aplicar o particionamento de espaço binário no jogo Doom para criar salas com ângulos variados. Em Quake, ele criou uma técnica de cache em superfícies para renderizar texturas de forma diferente levando em conta a distância do objeto e popularizou o algoritmo da raiz quadrada invertida rápida em Quake III, que calculava os ângulos de incidência e reflexão para projetar os efeitos de luz e sombra no ambiente.

 John Carmack é um gênio da computação e criou técnicas e engines utilizadas por diversos desenvolvedores pelo mundo. Sua filosofia de design para videogames colocava a parte técnica e inovadora acima de todos os demais aspectos do jogo. A cada novo projeto, ele apresentava o próximo passo para evolução técnicas de jogos em ambientes 3D, principalmente para computadores. Ele também é totalmente adepto a software livre e o modelo shareware de comercialização. A maioria de seus jogos tinham arquivos e programas fáceis de editar para que qualquer pessoa pudesse criar e modificar livremente todos os aspectos da engine criada por ele. Ele sempre divulga o código fonte de suas conquistas para a comunidade sob a licença GPL.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna, @thiago_ [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

34
  • Micro picture
    thiones · 7 months ago · 2 pontos

    Esse maluco é perturbado, bicho. Inteligência demais deixa os caras meio louco das ideias.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...