2022-03-25 07:57:43 -0300 2022-03-25 07:57:43 -0300

GameCube: O console da Nintendo em formato de cubo

Single 3906741 featured image

 O desenvolvimento do sucessor do Nintendo 64 começou quando a ArtX iniciou um novo projeto de processador gráfico, o Flipper. Essa companhia foi fundada por um grupo de engenheiros que haviam trabalhado na SGI e no design gráfico do Nintendo 64, então a parceria foi mantida. Em 2000, a ATI comprou a ArtX, mas a Nintendo já havia anunciado o seu console da sexta geração, o projeto Dolphin. A Nintendo queria que seu próximo videogame fosse capaz de gerar os melhores gráficos e efeitos visuais para a época, contratos de licenciamento mais amigáveis para as third parties e um kit de desenvolvimento mais completo. O foco da Nintendo era criar uma plataforma poderosa e focada principalmente nos desenvolvedores.

 O GameCube foi lançado em 2001 com o preço mais competitivo do mercado, 200 dólares. Uma coisa que se destacava no console era seu tamanho compacto e o formato de cubo. Era leve, vinha com uma alça e mantinha as 4 entradas para controles. Por dentro, ele estava equipado com uma CPU desenvolvida em parceria com a IBM, o Gekko, operando a 485 MHz. A GPU Flipper da ATI operava em 162 MHz com resolução de vídeo de 480p. Já havia dezenas de recursos prontos para trabalhar com modelos 3D, efeitos de partículas, iluminação, texturas e a capacidade de calcular mais de 90 milhões de polígonos por segundo. Vinha com 24 MB de RAM principal, 16 MB de DRAM e 3MB de VRAM. Era um hardware superior ao PlayStation 2 em quase tudo.

 O Gamecube foi lançado com um controle bastante inovador. O analógico foi redesenhado para ficar mais confortável e resistente, mas os botões de ação foram dispostos de uma maneira fora do convencional. O botão A é o maior e fica no centro e os demais ficam em torno dele. Os botões C foram substituídos por um segundo analógico e os gatilhos L e R são botões maiores, analógicos e sensíveis à pressão. O gatilho Z só aparece do lado direito. A mídia escolhida para os jogos foi um formato proprietário de mini DVD, com um armazenamento máximo de 1,5 GB, abandonando de vez os cartuchos. Para conseguir salvar o progresso dos jogos, o jogador agora precisava de um memory card tradicional.

A biblioteca inicial do Gamecube era algo incrível, embora tenha sido a primeira vez que a Nintendo estava estreando uma nova plataforma sem um jogo do Mario. Desenvolvedoras terceiras apoiaram bem essa nova empreitada da Nintendo, lançando vários jogos de esporte, como Madden NFL 2002, Dave Mirra Freestyle BMX 2 e FIFA Soccer 2002. O console também teve versões aprimoradas de outros jogos já lançados, como foi o caso de Sonic Adventure 2: BattleAnimal Crossing. Os jogos exclusivos de destaques vão receber um post próprio aqui na persona. No geral, a biblioteca inicial mostrava que o console de sexta geração da Nintendo tinha potencial para bater de frente com a forte concorrência que se formava.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5, @dantlast, @marcelokiss487, @diego_lacuna [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

66
  • Micro picture
    artigos · 3 months ago · 4 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    andre_andricopoulos · 3 months ago · 4 pontos

    Eu juntei dinheiro assim que soube da migração RESIDENT EVIL para o GAMECUBE e não somente isso...o maravilhoso REMAKE vindo para esse console.
    ---
    Não pensei 2x...comprei!
    ---
    No dia da minha formatura (era um sábado)... o videogame chegou na locadora com o RESIDENT EVIL REMAKE
    ---
    Não pensei 2x...fui lá BUSCAR.
    O PIOR: NÃO FUI NA FORMATURA... kkkkkkkkk
    ---
    Não me arrependo...

    2 replies
  • Micro picture
    leandro · 3 months ago · 2 pontos

    Em termos de poder de hardware, so perderia para o Xbox. Alguns jogos são impressionantes, ate hoje, como o remake do primeiro RE, o RE 4 e aquele Star Wars, o Rogue Squadron. Esse ultimo, provavelmente, usou e abuso da capacidade do console

    1 reply
  • Micro picture
    lgd · 3 months ago · 2 pontos

    Este eu queria jogar, acho que só vi pessoalmente no Museu do Videogame itinerante. Tenho curiosidade com o controle

    1 reply
  • Micro picture
    diego_lacuna · 3 months ago · 2 pontos

    Esse console é foda, mas tinha potencial para ser ainda melhor.

    1 reply
  • Micro picture
    jesspras · 3 months ago · 2 pontos

    Fico na dúvida entre o gamecube ou o n64 como console favorito. Mas o GC só pude ter depois de ter grana própria kkkl

    1 reply
  • Micro picture
    eduardo_wrzecionek · 3 months ago · 2 pontos

    Uma e outra acabo sonhando com esse video game. Muito a frente do seu tempo tinha tudo para ser o melhor console da sua época mas o ps2 engoliu a concorrência como dvd tradicional de 4 gb.

    1 reply
  • Micro picture
    thiagobrugnolo · 3 months ago · 2 pontos

    O GameCube é um ótimo console, com uma boa biblioteca, nessa geração a Nintendo teve novamente o apoio de desenvolvedoras gigantes como a Capcom, então o que poderia dar errado? Comercialmente falando acho que o GC não vingou por conta primeiramente da mídia, talvez se fosse DVD ele obtivesse melhores resultados e também porque a Nintendo vinha com um pouco de descrédito por conta da N64, o fato é que esse console marcou a ultima geração em que a Nintendo lançou um hardware parrudo.

    1 reply
  • Micro picture
    denis_lisboadosreis · 3 months ago · 2 pontos

    Está aí um console que nunca joguei e sempre tive curiosidade.

    1 reply
  • Micro picture
    kess · 3 months ago · 2 pontos

    Tenho meu "fogãozinho da Barbie" até hoje, mas não acho que esteja em funcionamento. O mais bizarro é que sempre que lembro dele, é sendo roxo. Acontece que o meu é a versão prateada!
    Joguei poucas coisas diferentes nele, acho que não chegaram a 15 games...
    Mas gastei o coitado de tanto Twilight Princess que joguei!

    2 replies
  • Blank user
    _doug_95 · 3 months ago · 2 pontos

    O Cube foi um ótimo console. Assim como o 64, é uma pena ele não ter tido uma variedade muito grande de jogos de RPGs, que é meu gênero favorito. Pelo menos o portátil da época, o GBA, compensava nisso.

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...