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A história dos Jogos de FPS focado em multiplayer competitivo em rede

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 Curiosamente, o gênero FPS já nasceu com o intuito de disputar com outros colegas em rede. Maze War foi criado em 1973 em mainframes e em 1977 já era possível jogar em rede contra outros terminais utilizando a ARPANET. Em 1987, o jogo MIDI Maze foi lançado para o Atari ST e permitia que até 16 computadores conectados em rede disputassem partidas em deathmatch em um labirinto 3D cheio de rostos sorridentes. Mas foi a partir de Doom que os jogos de tiro em primeira pessoa começaram a incluir, quase como obrigatório, um modo multiplayer competitivo com computadores em LAN. Não bastava ser um jogo revolucionário na parte técnica, ele também criou uma nova forma de se jogar videogames.

 Com a crescente cultura das Lan Partys, outros jogos começaram a focar melhorias para os modos multiplayer. Em 1994, Corridor 7 foi o primeiro a incluir classes de personagens e Rise of Triad trouxe o estilo de captura a bandeira, placar, comunicação por voz e várias outras opções de personalização para as partidas. Quake foi outro jogo que revolucionou o multiplayer, com vários mods, armas, movimentos e uma versão focada totalmente no online, o QuakeWorld. O jogo Unreal da Epic e Half-Life da Valve também contribuíram para popularizar ainda mais o estilo, com uma jogabilidade refinada, mais opções de multiplayer e um suporte especial para que os fãs criassem MODs a partir da engine do jogo, resultando em jogos completamente originais.

 Em 1998, a Dynamix criou um jogo de FPS totalmente voltado para o multiplayer online, o Starsiege: Tribes. O jogo trouxe dezenas de mapas para os jogadores competirem, vários modos de jogo e armas personalizadas. Team Fortress nasceu de um MOD de Quake, mas a Valve portou o jogo para o Goldsrc e lançou o Team Fortress Classic em 1999. O jogo foi extremamente popular e tinha várias opções de classes de personagens, modos de jogo e era capaz de suportar até 32 jogadores em rede simultaneamente. Entretanto, existiu outro mod de Half-Life que conquistou o mundo nos anos 2000. Counter-Strike trazia a disputa entre times de terroristas e contra-terroristas e se tornou o jogo em LAN mais popular da história. Jogabilidade rápida, mapas variados e contribui para criação de uma série de campeonatos oficiais pelo mundo.

 Em 1999, foram lançados dois jogos concorrentes que foram considerados um dos melhores jogos de FPS competitivo já feitos. Em novembro, a Epic lançou Unreal Tournament e trouxe vários modos competitivos, mapas bem elaborados, ação intensa e ótimos efeitos visuais. Em dezembro, a Activision lança Quake III Arena, que também trazia várias opções de personalização para as partidas multiplayer, ação rápida e um novo motor gráfico que trazia um visual ainda mais realista e com efeitos de luz caprichados. Os dois jogos receberam várias premiações e foram usados para promover campeonatos por várias partes do mundo, promovendo o que seria conhecido alguns anos mais tarde como e-sports.

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    warconnor · 8 months ago · 2 pontos

    Adorei a postagem *-*
    joguei muito Unreal

    2 replies
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    leandro · 8 months ago · 2 pontos

    Unreal causou um impacto em mim, jogando pelo Dreamcast que foi marcante. Não apenas pelo jogo em si, mas pelo questão do multionline, jogar com varios jogadores espalhados pelo mundo era uma experiencia absurda pra época

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    lgd · 7 months ago · 2 pontos

    Joguei muito pouco de Counter-Strike, curiosaente em rede joguei mais Age of Mythologies e Dota :P

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    artigos · 7 months ago · 2 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

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    murileza · 7 months ago · 2 pontos

    Como é que o pessoal fazia pra ir no banheiro nessa primeira foto?

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    boat · 5 months ago · 2 pontos

    Definitivamente desses FPS citados o que eu mais joguei foi o Counter Strike, na época era o 1.6 e eu ia na Lan House todos os dias jogar com a galera, eu tinha 10 anos e era melhor que todos lá kkkkkkkk

    1 reply
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