Os filmes dos anos 90 baseado em videogames
No início dos anos 90, os videogames já estavam completamente consolidados como mídia de entretenimento e já era hora de apostar em adaptações cinematográficas baseadas nas franquias consagradas. O primeiro filme com atores reais baseado em videogame foi lançado em 1993, o icônico Super Mario Bros. O filme trazia os irmãos Mario e Luigi em uma aventura estranha numa cidade cyberpunk bizarra. A estreia foi muito mal recebida pelo público e pelos críticos, principalmente por trazer uma história fora de tom e um universo nada a ver com os jogos. No ano seguinte, a Technōs Japan lançou Double Dragon nos cinemas e teve uma recepção ainda pior, com cenas de ação toscas e narrativa sem graça.
Ainda em 1994, a Capcom lançou a adaptação cinematográfica de seu maior sucesso dos Arcades, Street Fighter. O filme trazia Van Damme como Guile que luta contra as forças da Shadaloo. Apesar de ter sido criticado pelos especialistas, ele foi um enorme sucesso de bilheteria. A Midway não poderia ficar para trás e adaptou Mortal Kombat em 1995, trazendo os lutadores e universo do primeiro jogo no torneio de artes marciais brutal de Shang Tsung. O filme foi um enorme sucesso, sendo considerado a melhor adaptação até então. Em 1997, foi lançado a sequência, Mortal Kombat: A Aniquilação, tendo Shao Kahn como vilão. No entanto, o filme foi um enorme fracasso e é considerado um dos piores filmes já feitos na história.
Em 1999, Chris Roberts dirige o filme de franquia consagrada, Wing Commander, mas acaba por ser mais um que entra na lista de adaptações fracassadas. Um ano antes, no Japão, foi lançado Pokémon: O Filme, adaptando uma das franquias de maior sucesso da Nintendo em formato de animação e foi o mais bem sucedido até então, com mais de 172 milhões de dólares em bilheteria. Ele recebeu uma sequência no ano seguinte, Pokémon: O Filme 2000, outro grande sucesso. Houve outros filmes de animação lançados no Japão nesse período. Fatal Fury: The Motion Picture e Street Fighter II: The Animated Movie, ambos de 1994, com relativo sucesso de bilheteria e crítica.
Nem todos os filmes de videogames saíram para os cinemas, alguns saíram direto para VHS, todos eles em formato de animação. A SNK foi a que mais investiu nesse tipo de produção, com Fatal Fury: Legend of the Hungry Wolf de 1992, Samurai Shodown: The Motion Picture, Fatal Fury 2: The New Battle e Art of Fighting, todos de 1993. De animações que foram lançados direto para as televisões no Japão, os chamados OVA, tivemos Tengai Makyō Jiraia Oboro Hen (1990), Ninja Gaiden (1991), Battle Arena Toshinden (1996), Sonic the Hedgehog (1996) e Tekken: The Motion Pictures (1998). Teve também alguns filmes curtos para publicidade, como Front Mission em 1995 e GTA 2: The Movie, em 1999.
@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5, @dantlast [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
O primeiro MK ainda considero a melhor adaptação da franquia pro cinema. Talvez o melhor live action baseado em jogos
Eu acho que o contrário, os filmes que viraram games são mais bem sucedidos
MK, SF, Double Dragon são bons pq são ruins pra porra, essa é a magia da tosqueira nostálgica de quem viveu a época kkkkkkkkkk
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Dos live actions dessa década só o primeiro MK era aceitável, o Aniquilação era bem ruinzim, o SF toscão, DD ruim demais e o Mario...... bem esse aí deixa pra lá. Já as animações tem coisas bem legais tipo o SF, Fatal Fury, o Samurai Shodown eu até acho bacana.
O MK: Aniquilação foi o primeiro filme que eu vi no cinema (pra mim é do tipo filme merda que eu gosto até hoje), já o filme do Mew Two foi o segundo e é pra mim até hoje a melhor dublagem feita pelo Guilherme Briggs.
Pokémon e MK 1 XD
Esse wing Commander nunca ouvi falar, nem do jogo e nem do filme, mas reconheci o Freddie prinze Jr ali, muso dos anos 90.
As animações desconheço a maioria, mas os filmes, por mais ruim que fossem, sempre assistia.
Anos 90 teve algumas coisas top ao contrário, mas não supera os anos 2000 com House of the dead, Dead or Alive, King of Fighters, Alone in the dark, Tekken, Doom e outras atrocidades.
Ainda sim teve umas coisas legais apesar de ruins, tipo os dois tomb raiders da Angelina Jolie que são horríveis, mas divertidos pra caralho, principalmente o primeiro que é muito filme dos anos 2000, adoro ele e me mato de rir toda vez que vejo, tem muita pérola naquele filme kk
Mas tbm teve coisa boa, o primeiro Silent Hill é massa apesar das liberdades, o Prince of Persia acho legal apesar de uma galera não curtir, e o Need For Speed eu não acho ruim, só chato.
Ainda tem alguns que não vi mas pretendo aí algum dia.
Ah não dá pra esquecer do primeiro filme do RE não é tão ruim, mas o resto é de fuder kk
MK foi muito bem feito e fidedigno ao game. A trilha sonora foi um sucesso só...eu até dancei em boates essa trilha...😁😁😁
https://youtu.be/ZOytoGkzLps
Poucos filmes baseados em jogos podem ser realmente considerados bons. O que dizer dos filmes do Uwe Boll? O primeiro Bloodrayne até foi mais ou menos. Mas só.
Silent Hill, de longe, é uma das melhores adaptações. Mas o negócio é sempre esse, adaptação. Nunca vai ter um gamer satisfeito, já que não vai ser o que esperava, de preferência, igual ao jogo, o que seria MUITO chato. Um dia, quem sabe, uma adaptação de encher os olhos.
Só coisa boa!
Os filmes de Fatal Fury e o de SF (o animado, claro) são show.
Quanto aos live action, só curti mesmo o Double Dragon e o primeiro MK