2021-07-30 08:45:41 -0300 2021-07-30 08:45:41 -0300

Os MODs mais importantes dos anos 90

Single 3876326 featured image

 MOD é um termo usado pela comunidade que consegue alterar algum elemento de um jogo pré-existente. Tudo começou na década de 80, com o lançamento de EAMON, que era uma espécie de engine para permitir que cada jogador criasse sua própria aventura de RPG por texto. Seguindo essa linha, várias companhias lançaram jogos com ferramentas de criação, como foram os casos do Pinball Construction Set, Thunder Force ConstructionLode Runner, 3D Construction Kit e mais uma dezena de jogos do tipo. Ainda que fossem jogos voltados para criação, havia também alguns fãs que conseguiam modificar os jogos acessando o código fonte original e adicionar alguma coisa para mudar a aparência ou algum elemento na jogabilidade.

 Mas foi a partir dos anos 90 que a cena MOD ganhou força e id Software teve grande influência nisso. A série Commander Keen foi uma das pioneiras a trazer o modelo de distribuição Shareware e por conta disso, vários fãs foram capazes de criar ferramentas de edição de níveis e distribuir em disquetes. Wolfenstein 3D também foi pelo mesmo caminho e logo nasceram modificações que ficaram bem populares, como Ken’s Labirinth, Corridor 7 e o Super 3D Noah’s Ark. A id Software resolveu abraçar essa comunidade e criou uma ferramenta para o seu próximo lançamento, Doom. Os fãs agora tinham acesso aos arquivos bases do jogo através dos WAD e a cena MOD cresceu de tal forma que mudou para sempre a indústria de videogames.

 A partir da engine de Doom e Doom II, dezenas de MODs foram criados. Os que mais se destacaram foram um MOD completo de Star Wars, Aliens TC, Batman Doom, Chex Quest e o infame Harris Level do estudante responsável pelo Massacre de Columbine. A id Software chegou a lançar CDs com compilações dos melhores MODs de Doom em Masters Levels e Ultimate Doom. O próximo grande FPS da companhia foi Quake, que também foi projetado para permitir MODs de maneira ainda mais fácil e intuitiva graças à linguagem QuakeC. Os MODs mais conhecidos que surgiram a partir daí foram os multiplayers Team Fortress, Rocket Arena e Threewave Capture the Flag, além dos single player Arcane Dimensions que trazia várias melhorias, Malice e o curioso X-Men: The Ravages of Apocalypse.

 Quake II também recebeu muitos MODs da comunidade, como o Action Quake 2 com modo deathmatch completo. Duke Nukem 3D foi outro grande sucesso de MODs, como o Duke Nuclear Winter, Duke!Zone e o insano Duke Assault com mais de 1500 fases criadas pela comunidade. Half-Life é outro jogo que foi lançado com diversas ferramentas para modificações. Dezenas de MODs foram criados a partir da GoldSrc, com destaque para Day of Defeat, Team Fortress Classic, Action Half-Life, Firearms e USS Darkster, além de outras opções mais curiosas, como Natural Selection, que trazia elementos de RTS e o Sven Co-op, que permite vários jogadores simultâneos no modo campanha do jogo. Mas o MOD mais famoso, sem sombra de dúvidas, foi o lendário Counter-Strike, que será mais detalhado em outro post.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @romline5 [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

48
  • Micro picture
    andre_andricopoulos · about 2 months ago · 4 pontos

    E aquele Wolverine na imagem? 😁😁😁

    4 replies
  • Micro picture
    bobramber · about 2 months ago · 2 pontos

    Excelente texto!!! Chegou a jogar todos os MODs citados ou ao menos ver como era?

    1 reply
  • Micro picture
    mateusfv · about 2 months ago · 2 pontos

    Mods sempre foram de extrema importância na cena dos PCs, espero que um dia ainda esse tipo de coisa consiga se replicar facilmente nos consoles

    3 replies
  • Micro picture
    artigos · about 2 months ago · 3 pontos

    Parabéns! Seu artigo virou destaque!

  • Micro picture
    kess · about 2 months ago · 2 pontos

    Bom que alguns liberam para as modificações serem feitas, enquanto outros surtam quando acontece...

    1 reply
Keep reading → Collapse ←
Loading...