2021-05-21 09:13:02 -0300 2021-05-21 09:13:02 -0300

Windows 9X: Popularizando de vez o sistema da Microsoft

Single 3866427 featured image

 A Microsoft queria lançar um novo sistema operacional que iria unir de vez o MS-DOS e seu OS de interface gráfica, Windows 3, além de adicionar alguns recursos do Windows NT Profissional, como o plug-and-play. O projeto Chicago começou em 1993 e trazia uma nova arquitetura 32-bits, usando modo protegido, mas ainda oferecia suporte aos drivers e programas de 16-bits. O Windows 95 foi lançado em Agosto de 1995 e trouxe vários recursos inovadores. A área de trabalho agora tinha uma barra de tarefas para organizar os programas em execução e um botão iniciar, que servia como atalho para várias configurações do sistema, incluindo o painel de controle organizado e suporte a nomes longos para arquivos.

 Um dos grandes recursos do novo Windows era o suporte ao Internet Explorer, uma forma fácil de acessar páginas e sites através de um navegador eficiente. No geral, o sistema tinha ótimo desempenho e vários facilitadores para os consumidores domésticos. A campanha de marketing da Microsoft foi agressiva e isso ajudou a impulsionar as vendas do seu novo sistema, com milhões de cópias em poucas semanas. O sistema foi rapidamente adotado pelas massas, fazendo com que o Windows 95 tivesse mais de 50% do mercado em pouco tempo. O suporte ao novo DirectX permitia jogos mais elaborados e com uma programação mais eficiente a modelos 3D que o rival OpenGL. No entanto, a Microsoft queria mais e logo começou a desenvolver o próximo sistema.

 O projeto Memphis começou em 1997 e vinha com a proposta de trazer uma grande atualização para o Windows 95. Em junho de 1998, a Microsoft lança o Windows 98, com foco em melhorar a interface do usuário com novas ferramentas e um visual moderno. O sistema era altamente integrado a Web, com Internet Explorer 4.0 nativo, Outlook Express, Microsoft Chat, FrontPage, NetMeeting e vários outros recursos de comunicação virtual. Inclui suporte mais robusto a conexão USB, hardware capaz de reproduzir um leitor de DVD e uma série de melhorias para suportar novos periféricos. A adoção do Windows 98 foi um pouco mais lenta que seu antecessor, mas a Microsoft já se garantia com o sistema operacional mais usado no mundo.

@andre_andricopoulos, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @noyluiz, @marlonildo, @volstag, @manoelnsn, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @sergiotecnico, @srdeath, @melkorbelegurth, @avmnetto, @spider, @denis_lisboadosreis, @fredson, @hyuga, @wcleyton, @bobramber, @carlosneto, @thiagobrugnolo, @rensan, @eduardo_wrzecionek, @christciamn, @warconnor, @dobkeratops_king [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]

44
  • Micro picture
    christciamn · 2 months ago · 2 pontos

    <3

    1 reply
  • Micro picture
    lgd · 2 months ago · 2 pontos

    Fiz aula de MS-DOS, depois com o 3.11. No curso técnico passei a utilizar o 98 e XP, pulei o 95. Windows 98 é um marco nos sistema operacionais e também para os jogos.

    1 reply
  • Micro picture
    jcelove · 2 months ago · 2 pontos

    Ah o saudoso Win 98 foi uma revolução e o favorito dos gamers por anos memsmo sendo extremamente fácil de quebrar.hehe

    2 replies
  • Micro picture
    eduardo_wrzecionek · 2 months ago · 2 pontos

    Usei bem pouco ou quase nada esses pcs do anos 90 só tive contato mesmo em 2007 quando tive o meu primeiro pc com o windows xp.

    1 reply
  • Micro picture
    mateusfv · 2 months ago · 2 pontos

    95 n cheguei a usar tanto, mas o 98 usei por um bom tempo, até pegar um xp

    1 reply
  • Micro picture
    tassio · 2 months ago · 2 pontos

    Entrei nessa de PC com o Windows 98. Já tinha visto o 95 antes mas muito pouco.

    1 reply
  • Micro picture
    leandro · 2 months ago · 2 pontos

    Meu primeiro contato com o Windows foi em 1997, um curso do CEOP e era o Windows 3.11

    1 reply
Keep reading &rarr; Collapse &larr;
Loading...