PC Engine - O primeiro console da quarta geração
A desenvolvedora e publicadora de jogos Hudson Soft via grande potencial no mercado de consoles domésticos, mas não tinha capital suficiente para desenvolver um hardware novo. A NEC, líder de vendas no mercado de computadores japoneses, também tinha interesse em entrar neste mercado de videogames, mas não sabia produzir jogos. Eis então que as duas empresas se unem para criar um console poderoso e simples para desbancar o trono da Nintendo com seu Famicom. Em 30 de Outubro, o PC Engine chega ao mercado japonês com títulos coloridos e um novo patamar de tecnologia, dando início a quarta geração de videogames. No ano de seu lançamento, o console foi tremendo sucesso.
O design do console era muito minimalista. Seu tamanho era apenas de 14 cm², sendo este, o menor videogame caseiro de todos os tempos. Possuía apenas uma entrada para controles, chave para ligar e desligar o aparelho e uma porta para futuras expansões. A entrada para os jogos em formato de cartões ficava na parte superior. Por dentro ele vinha equipado com uma CPU de 8-bits de 1,79 MHz e vinha com uma GPU de 16-bits, capaz de gerar 482 cores simultâneas e 64 sprites na tela. Vinha com 8 KB de memória RAM principal e 64 KB para RAM de vídeo, além 6 canais de áudio programáveis. Seu preço era o mesmo do Famicom, apesar de vir equipado com hardware muito superior.
O controle padrão do PC Engine era muito similar ao controle do Famicom, tanto na quantidade de botões quanto em seu formato, porém, todos os botões eram emborrachados, que dava maior durabilidade e firmeza. O fio do controle era curto e vinha com uma entrada proprietária. Para suprir a falta de entradas para mais controles, o TurboTap foi lançado no mesmo ano, permitindo entrada para até 5 controles, embora não houvesse títulos no lançamento que justificasse a compra do acessório. Os jogos eram distribuídos em cartões similares aos Sega My Card do Mark III. Chamados de HuCards, era na verdade uma evolução dos Bee Cards desenvolvido pela Hudson Soft para alguns jogos de MSX.
Em seu lançamento, apenas 2 títulos foram produzidos. O Mahjong Shanghai e um porte do jogo Wonder Boy in Monster Land (que ainda vai aparecer aqui na persona). Até o final do ano, outros 3 jogos saíram. The Kung Fu, um jogo similar ao Kung-Fu Master, mas com o sprite dos personagens enormes. Kato-chan Ken-chan, um jogo de plataforma tradicional onde controlamos um humorista japonês. E por fim, Victory Road, um jogo de corrida que mostrava a superioridade de seu hardware frente ao seus concorrentes. Todos os jogos eram bem coloridos, detalhados e possuía efeitos sonoros e músicas de alta qualidade. A quarta geração dos videogames começa aqui e vai ser uma guerra ferrenha.
@andre_andricopoulos, @filipessoa, @cleitongonzaga, @jack234, @old_gamer, @ziul92, @mardones, @porlock, @darlanfagundes, @velhoretrogamer, @jokenpo, @darth_gama, @armkng, @lgd, @luizkorynga, @marlonildo, @joanan_van_dort, @zak_yagami, @volstag, @manoelnsn, @shuichi, @gus_sander, @willguigo, @thecriticgames, @fredson, @kb [Quem quiser ser marcados nas próximas postagens, é só botar nos comentários]
A transição dos 8 para os 16bits nos deu jogos muito legais! =D Esse console é MUITO BOM! \o/
PC engine fez um sucessão no Japão, pena que aqui ele não teve muita chance...
Bons jogos, simpaticíssimo console!
eu naum lembro de ter visto a cara do pc engine antes.. moh maneiro.. kkkkk
Mano...o que é isso que estou vendo?
kkkkkk...nunca ouvi falar. Que curioso...
---
É d que ano?
Preciso emular isso :D
Vou colocar na lista de próximo console a emular no PS Vita desbloqueado :D
Cara pior que eu conheci quando era pequeno por meio de emuladores, e mesmo Não conhecendo muitos jogos, e poucos de real destaque esse console me conquistou... Quem tem um final fantasy de PS1, o console original (esse branco) é do tamanho da caixa, e os jogos são do tamanho de um cartão de crédito (com o dobro da espessura).
Parabéns! Seu artigo virou destaque!
Show de bola... Mesmo morando no interior de Minas quando criança tive a sorte de conhecer um PC Engine na locadora que eu alugava jogos de NES.
Raul Gil adventure?!
Console excelente. E não posso deixar de mencionar os excelentes shmup's que possui
Esse é foda, hein! Poderia ter tido mais conversões NeoGeo com aquele cartão de RAM. As que tiveram (e muitos outros jogos em cartão e em CD também) são excepcionais!
Console espetacular!
Mto bom! Sempre ouvi falar, mas não tinha detalhes desse aí! Legal saber de tudo isso! Mto boa a matéria e informativa.
Esse era aquele que só sabia que existia através das revistas!
Alguns bons games ele teve, mas não tinha muito mais fama do que ser uma curiosidade.