Um pequeno desabafo e um conselho para os mais novos...
Esses dias fiz uma postagem aleatória aqui na rede e um brother me perguntou porque eu estava sumido, e só daí que eu percebi que REALMENTE não tinha postado muita coisa por um longo período. Então veio a ideia de dividir uma experiência com vocês.
Primeiramente vamos ao básico que a maioria de vocês já sabem: Trabalho na ouvidoria de uma empresa que administra uma penca de unidades de saúde aqui no centro do Rio (4 hospitais, 7 UPAs e mais de 70 unidades de saúde). Sempre tive muito pouco tempo pra jogar no dia a dia, mas para navegar na internet e escrever eu sempre consegui.
Ocorre que no último mês as coisas mudaram radicalmente: A empresa iniciou um Processo Seletivo no âmbito estadual e o número de inscritos ultrapassou 9 mil! Para complicar minha vida o filho da pu... cof, cof .... o “rapaz” que escreveu o edital não fixou um período para que os candidatos pudessem apresentar recursos contra as notas que receberam – e sabe o que isso significa?! Que todos os dias eu estou tendo que receber e avaliar uma penca de recursos dos candidatos e estou simplesmente fazendo apenas isso! Até mesmo outros escopos de trabalho meu ficaram prejudicados (como as visitas técnicas que eventualmente faço nas unidades de saúde, para averiguar a realidade de cada uma).
Mas eu não vim aqui chorar e reclamar que estou com muito trabalho – na verdade, na atual crise que vive o sistema de saúde do Rio, eu quero é mais trabalho! Vim aqui só alertar a galera que a situação política e econômica que nosso país está passando é muito mais séria do que a mídia deixa transparecer. Não é o fim do mundo claro, mas está longe de ser algo que podemos ignorar.
Vou dividir um pouco do que tenho visto aqui no Rio com vocês, mas sem entrar em detalhes das demandas pois isso, obviamente, seria muito errado:
Diariamente eu tenho recebido pedidos de socorro (literalmente!) de pessoas desempregadas, e que não estão conseguindo retornar ao mercado de trabalho de jeito nenhum! E não pensem vocês que são apenas pessoas com pouca bagagem intelectual não (entendam como pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental). Tenho recebido o mesmo tipo de pedido de pessoas com ensino superior completo e além!
Mensagens do tipo “Por favor eu preciso de uma oportunidade. Sou formado em enfermagem mas também sei lavar e varrer. Aceito trabalhar como Serviços Gerais...” ou do tipo “Senhor eu preciso da sua ajuda. Tenho dois filhos pra sustentar, minhas contas não param de acumular e a um ano não consigo arrumar nada. Envio currículos para todos os lados mas não tenho uma resposta!”. Esse tipo de mensagem aparece o tempo todo.
Enquanto ouvidor preciso ser imparcial com todos os candidatos e a única coisa que todos eles recebem de mim é uma mensagem padrão, pedindo para que encaminhem currículo ao nosso banco de vagas (mesmo sabendo que nossa empresa não está contratando no momento); mas enquanto “pessoa comum”, não deixo de ficar chocado com estes relatos.
O conselho que eu quero dar pra vocês é: Estudem e se profissionalizem!
Hoje no Brasil, para a situação estar “difícil”, é preciso ter Ensino Superior completo! Imagina quem tem apenas Ensino Médio, ou está chegando agora no mercado de trabalho sem cursos técnicos ou experiência profissional?! Imaginem!!!
É basicamente isso Brothers: Estou sem postar sim, mas porque não tenho tido tempo de nada com meu fluxo de trabalho atual. Essa semana as coisas devem melhorar um pouco, daí já dá pra voltar e postar alguns check-ins novamente. Só pra constar: Levei 3 dias pra conseguir escrever esse texto todo (um pouquinho por dia, kkkk).
Um abraço!
No Time To Explain
Platform:
PC
83
Players
9
Check-ins
Foda mesmo, eu estava sem trampo a um ano e meio, me enfiei em dívidas e tales, agora arranjei algo e aos poucos vou sair do buraco, mas realmente a situação tá assim, até quem é formado e tem experiência tá sofrendo pra conseguir algo.
eu literalmente dei muita sorte, mas espero não contar com ela tanto tempo . Eu fiz 3 cursos tecnicos de informatica 1 pelo SENAI e 2 pela ETEC por meio da ETEC consegui um vaga de aprendiz na area de ti na qual fiquei 1 ano e meio como jovem aprendiz e hoje sou um colaborador efetivo da empresa na area de TI . Eu realmente me esforcei nos cursos tecnicos e me destaquei para que eu pudesse ganhar a vaga de aprendiz porem eu acho que foi mais sorte do que qualquer outra coisa ... pois justo na epoca que eu entrei abriu vaga no TI e por conta disso eu consegui a vaga. Atualmente com 23 anos estou tirando carta e pretendo fazer uma faculdade no maximo até ano que vem ... pois não quero contar com essa sorte por muito tempo .Afinal como voce disse não está facil pra ninguem nem pra quem é formado ... vejo meus amigos e qualquer outra pessoa na minha cidade desesperada por emprego que nos faz refletir ! @marcusmatheus agradeço o seu post e a mensagem que voce quis passar, isso me fez pensar sobre muitas coisas ... obrigado mesmo! desculpe pelos erros ortograficos, estou no celular
Concordo demais com o "Estudem e se profissionalizem". É o caminho! independente do que você fizer na vida, vai precisar de conhecimento ou habilidade pra ter o que comer. Quanto mais vc tem, mais vc come.
Ta tenso mesmo mano! E parece que a coisa só vai complicar, eu tmb to mó acumulado e só dou uma olhada de vez enquanto aqui, não to tempo tempo de jogar e muito menos desenvolver posts como antiga mente.... mas sei que podia estar pior pro meu lado então to bem feliz haha
Força ai!!!
ta complicado, eu trabalhando, mas desde abril do ano passado não tenho mais carteira assinada :P mas ainda trabalho!!!
Eu tô nesse buraco :/
Belíssimo post cara. Acho que desde aquela crise do Collor o país não ficava assim tão quebrado e sinceramente ainda acho que muita merda vai acontecer antes da situação melhorar. Esses últimos anos tem sido incrivelmente difíceis pra mim, minha vida tem sido um mar de problemas sem fim, mas ironicamente parece que as coisas estão finalmente começando a melhorar pro meu lado.
Ótimo texto, cara! Perfeito pra dar aquela animada e acordada pra realidade.
É realmente uma realidade muito triste...
Tenho nível superior + inglês fluente (graças á DEUS empregado mesmo com toda a crise...). Mas fato é que percebo que essa bagagem que eu tenho antes importante, é simplesmente um "fundamental". Não é mais um "exclusivo".
---
Tá muito difícil mesmo...
---
kkkkkkkkk... "preciso de férias de 6 meses...2x ao ano...kkkkkkk"