2022-06-10 13:12:59 -0300 2022-06-10 13:12:59 -0300

RPG's esquecidos - Parte II

Single 3918432 featured image

Há uma infinidade de RPGs no mundo, e é humanamente impossível conhecer todos eles, quem dirá jogar todos. Tem jogos e franquias que se tornam clássicos e verdadeiras obrigações para qualquer fã de RPG. Por outro lado, existem ainda jogos que mereciam ficar eternamente perdidos no espaço e no tempo. Mas e quando clássicos e verdadeiras obras-primas ficam perdidas no Limbo?

Essa é a parte 2 esse artigo onde trazemos alguns jogos por post, que são verdadeiras relíquias e não devem ser deixadas nas areias do tempo e merecem mais uma chance de ver a luz do dia...Sejam jogos antigos ou até obras mais recentes. Sejam ela obras primas do game design e de gameplay excelente ou ainda jogos de menos qualidade mas que as experiências por si só valem a pena...Aqui, estão jogos que com certeza todo bom fã de RPG (e de vídeo games num geral) deveria conhecer.

PARTE 1

Magical Starsign (2006)

Disponível para: Nintendo DS

Magical Starsign é um dos RPG's completamente esquecidos do Nintendo DS e é difícil que ele retorne de alguma forma. Assumimos o papel de seis estudantes de magia da Academia Will-O-Wisp, onde com eles iremos explorar seis planetas diferentes em busca de sua ex-professora, Miss Madeleine. Ok. Pode parecer bem bobo a princípio e talvez realmente seja, mas ainda sim o jogo é magnífico e usa muito bem essa clima leve para se desenvolver com seus gráficos bem coloridos e caricatos.

O combate em turnos é baseado em signos planetários, com poder mágico aumentado se o planeta correspondente do personagem aparecer durante o turno. Quando os inimigos revidam, os jogadores devem tocar em seu personagem antes de serem atingidos para reduzir o dano, fazendo um uso interessante do que o Nintendo DS oferece com seu touch. À medida que o jogo avança, os jogadores podem usar habilidades que movem planetas para uma posição mais vantajosa, e há um ciclo único de luz e escuridão que também pode afetar a jogabilidade. 

Esse é um jogo bem interessante e é realmente uma pena que ele não tenha caído nas graças do público, pois ele não só faz uso do que o DS podia oferecer, mas também apresentava um sistema de combate muito interessante, uma história divertida e tudo isso em pouco mais de 25 horas que não se arrastam e realmente passam bem rápido.

Lost Odissey (2007)

Disponível para: XBOX 360

O criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, fundou a Mistwalker pouco depois de deixar a Square, fechando um acordo com a Microsoft para desenvolver RPGs para o Xbox 360 em uma tentativa de atrair o público japonês que não se interessou pelo console . O resultado foram dois jogos exclusivos: Blue Dragon, que teve um certo apelo e reconhecimento do público geral, ao ponto de ganhar sequências para o Nintendo DS, uma série em anime e até mesmo derivações e mangás. O outro jogo exclusivo, foi Lost Odyssey, que apesar de ter feito mais sucesso e ter sido mais relevante do que o jogo anterior mencionado aqui, não teve o sucesso esperado.

Embora seja um exagero dizer que o jogo em si foi completamente esquecido, sua exclusividade no X360, infelizmente, limita o público que pode alcançar o jogo (talvez não tanto pela emulação e pelos sistemas de compatibilidade atuais).

Mesmo que o enredo geral do jogo girem em torno no clichê de parar os planos do malvado vilão, são os momentos mais íntimos dos personagens que são o verdadeiro destaque do jogo. Seja a promessa de Kaim de cuidar de seus netos Cooke e Mack após a morte de sua mãe, ou Jansen crescendo de um personagem de alívio cômico desajeitado para alguém que consegue conquistar o coração da imortal Rainha Ming, muito provavelmente haverá pelo menos um momento que comoverá emocionalmente os jogadores.

Apesar do jogo seguir o sistema de combate de turnos, ele faz isso de forma magnífica, com a posição dos membros interferindo no combate, ou ainda a mecânica de anéis que deixam o jogo ainda mais interessante e adicionam muito de estratégia a ele.

---

E aí, algum desses jogos você conhecia ou já jogou? Não esquece de comentar também qual RPG desconhecido você tem para recomendar para a galera!

Magical Starsign

Platform: Nintendo DS
85 Players

10
Keep reading → Collapse ←
Loading...